Quadros abstratos_ Como utilizar na decoração da casa

Já imaginou usar quadros abstratos na decoração? Essas peças de arte são capazes de despertar inúmeras emoções dependendo de cada pessoa e trazem muita personalidade a um ambiente.

Justamente por esse impacto visual, contar com peças abstratas na decoração tem sido uma prática cada vez mais comum.

Apesar de não ser difícil harmonizar esses quadros com o restante do ambiente, existem fatores que precisam de atenção na hora de fazer uma composição.

Por isso, veja algumas dicas e formas de como utilizar quadros abstratos na decoração!

Os quadros abstratos

Quadros abstratos são caracterizados por sua natureza de imagens não uniformes, feitos a partir de texturas, cores e formas distintas.

As imagens reproduzidas em um quadro abstrato costumam não representar um objeto real, mas sim, formas subjetivas cheias de interpretação.

Por essa característica peculiar, um quadro abstrato pode tanto somar à uma decoração, quanto prejudicar a sua harmonia.

Onde colocar o quadro abstrato?

Apesar de precisar de uma atenção maior na hora da decoração, são diversas as possibilidades de uso de quadros abstratos.

Seja na sala de estar, no quarto, no escritório ou até no hall de entrada, você pode combinar quadros com formas abstratas com os elementos ideais.

Reunimos espaços chaves que você pode utilizar para decorar com quadros abstratos. Confira!

Sala de estar

A sala de estar é um dos espaços prediletos na hora de usar um quadro abstrato. Esse ambiente é um local voltado para o descanso dos donos da casa e para a recepção de visitantes.

Por conta disso, a decoração da sala tende a ser muito acolhedora, confortável e charmosa. E ao contrário do que possa parecer, o uso do quadro abstrato pode muito bem conferir todas essas qualidades ao cômodo.

Uma ótima opção é investir no uso dos quadros como forma de criar um ponto de foco no ambiente. Assim, deve-se sempre harmonizar as formas abstratas com elementos neutros, para que o destaque seja no quadro.

Hall de entrada

O hall de entrada possui poucos ou quase nenhum móvel, o que torna esse ambiente extremamente favorável ao uso de formas abstratas e quadros.

Para esse local, é importante pensar em duas possibilidades antes de começar a decorar. Se o hall de entrada estiver conectado com a sala de estar, aposte em quadros em equilíbrio com esse ambiente.

Uma boa dica é harmonizar os quadros abstratos com cores frias presentes no espaço. Esse detalhe confere mais harmonia e beleza ao conjunto de elementos presentes.

Caso o hall de entrada não tenha ligação direta com nenhum outro cômodo, use modelos de quadros com cores vibrantes e alegres. O uso dessas peças deixa o ambiente mais confortável e cativante para quem passar.

Quarto

No quarto, é muito comum utilizar quadros abstratos modernos ou geométricos. Inclusive, é fácil encontrar referências de decoração de quartos que tenham essas peças de arte.

Como esse cômodo já costuma carregar uma boa quantidade de objetos decorativos, o cuidado na hora de harmonizar com as formas abstratas deve ser maior.

Também é importante pensar no tamanho desse cômodo. Se for um quarto grande e amplo, use quadros abstratos geométricos. Isto porque o tamanho e formato da imagem geométrica são uma ótima maneira de trazer destaque para a decoração.

Mas se o quarto for pequeno, o indicado é utilizar quadros abstratos modernos. Uma boa sugestão são os quadros decorativos de cabeceira, que podem ser posicionados logo acima da cama.

Escritório

Tanto para o escritório em um espaço comercial ou para o de sua casa, um quadro abstrato pode fazer grande diferença na decoração.

Assim como os outros cômodos, é ideal pensar em combinar objetos neutros com as formas vivas e abstratas dos quadros.

Nesse espaço, também é possível pendurar os quadros na parede ou colocá-los apoiados em mesas e prateleiras. Para primeira opção, é interessante utilizar uma peça grande que seja compatível com as cores e texturas dos demais elementos.

Já para quadros apoiados em mesas e prateleiras, uma boa opção é dar preferência aos quadros abstratos geométricos.

Decoração com quadros abstratos

Como você viu, os quadros abstratos podem ser grandes aliados da decoração. De fato, existem diversas opções no mercado, com formas e texturas variadas que podem deixar seu cantinho com um visual inovador.

O uso de quadros abstratos é uma ótima forma de trazer personalidade ao ambiente. Com formas variadas e cativantes, esses modelos podem conferir alegria ou mesmo gerar um ponto de destaque em qualquer cômodo.

Agora que você já sabe como utilizar peças abstratas na decoração, que tal começar a decorar seu espaço? As possibilidades são infinitas! Divirta-se!