Decoração preto e branco

Decoração preto e branco é um clássico quando o assunto é design de interiores, principalmente considerando decorações minimalistas.

No entanto, a verdade é que a decoração preto e branco combina com a grande maioria dos estilos. E, pode ser usada em todos os cômodos.

Não é de hoje que muitas pessoas reduziram suas decorações. Seja porque as residências estão menores, seja por opção própria, ou para evitar o consumismo.

Fato é que, desde a década de 30 a decoração preto e branco vem ganhando maior destaque e maiores adeptos. Afinal, é uma combinação clássica e atemporal.

Além disso, usar uma decoração preto e branco demonstra requinte e sofisticação. Para criar ambientes agradáveis, saiba como utilizar a decoração preto e branco na sua residência.

Como compor uma decoração preto e branco?

A decoração preto e branco pode ser usada nos diversos cômodos para garantir um ambiente elegante e sofisticado. No entanto, é preciso que haja equilíbrio entre as duas cores.

Neste sentido, o preto pode refinar a decoração ao ser utilizado em acessórios como luminárias, acabamentos, móveis em destaque, pinturas, entre outros.

Ao juntar preto e branco, garante-se uma decoração harmônica para qualquer estilo de decoração. Por exemplo, na decoração contemporânea, as cores são combinadas com metais refinados.

Já no estilo rústico, a decoração preto e branco garante maior destaque aos elementos de madeira. Além disso, essa composição fica muito bem acompanhada de tons vibrantes como amarelo e vermelho.

A decoração preto e branco permite brincar com outras tonalidades, criando ambientes com cores mais fortes e vibrantes, ou neutras.

Para tornar os ambientes aconchegantes, prefira móveis e plantas que remetam a algo mais natural. Além disso, invista em iluminação natural ou indireta com luzes amarelas. E mesmo que você more em apartamentos, existem plantas que são ideais para espaços reduzidos.

Mantenha a predominância da decoração preto e branco, mas, adicione elementos de cores e espelhos para garantir a amplitude do local. Além de abusar de padrões, texturas e estampas distintas.

Criando espaços em preto e branco                              

Geralmente, a concentração maior do preto e branco está no porcelanato e na pintura. O porcelanato preto pode ser usado sem medo de diminuir o ambiente. Da mesma forma, o porcelanato branco amplia os ambientes, mas podem dar aquele aspecto “sem graça”.

Neste sentido, ao fazer uma decoração preto e branco use cores em quadros, almofadas, tapetes, cortinas e acessórios de decoração.

Na sala de jantar e sala de estar

Na sala de jantar e de estar o preto e branco podem estar presentes de diversas maneiras como no conjunto de mesa e cadeiras. Além disso, na hora de servir, as louças, sousplat e demais acessórios contribuem para a decoração preto e branca.

A sala de estar requer um ambiente mais neutro. Neste sentido, opte por sofás e almofadas monocromáticas. Formas geométricas também são uma tendência e combinam com esse estilo de decoração.

Embora seja importante enfatizar que não há regras, o ambiente se torna mais elegante quando a decoração possui menos cores e se investe em linhas e formas geométricas.

Uma ideia ousada é pintar o teto de preto, deixando as paredes laterais na cor branca. Isto cria um ponto focal diferenciado, além de um ambiente moderno.

Preto e branco na cozinha

O branco na cozinha proporciona amplitude e um espaço mais neutro. Em contrapartida, o preto traz modernidade a este espaço tão clássico.

Para este cômodo, invista em armários bicolor em combinação com eletrodomésticos pretos. Insira pastilhas, porcelanatos e cerâmicas nas paredes para a sua decoração preto e branco. Outro ponto para estas cores, são as ilhas em pedra. 

Não esqueça que itens pequenos como pano de prato e avental também são parte da decoração. Você pode continuar usando a decoração preto e branco, ou, incluir cores variadas.

Para a decoração do quarto

Sabemos que o quarto é um ambiente aconchegante. Ou seja, requer muita atenção para as escolhas. Neste sentido, para não pesar, inclua mais branco do que preto.

O preto deve ser utilizado para dar contraste, como listras em um enxoval branco, ou em mantas e cobertores.  Além disso, use preto em quadros, almofadas e até revestimentos.

Preto no banheiro?

O banheiro normalmente é um ambiente pequeno, e há quem tenha receio de decoração preto e branco neste cômodo. Porém, estas duas cores trazem objetividade e contraste, mesmo em cômodos menores.

Há inúmeras combinações para estas cores no banheiro. Use porcelanato preto e louças brancas ou vice-versa.

Além disso, as cores podem vir para destacar o contorno de puxadores, molduras dos espelhos e suportes para as toalhas. Se gostar, inclua tapetes e outros itens decorativos.

Use um coringa

Para não errar na decoração preto e branco, use uma cor intermediária entre estas duas: o cinza. Possuindo diversos tons e subtons, o cinza é muito usado atualmente e contribui para um ambiente elegante.

A depender do seu estilo, a combinação da decoração preto e branco com o cinza garante um ambiente discreto e com muita personalidade.

Percebe como estas duas cores são clássicas e atemporais? A decoração preto e branco é sempre um sucesso e confere ambientes refinados. Use estas dicas e invista neste clássico.