nichos e prateleiras na decoração- Seu Moa

Usar nichos e prateleiras na decoração é uma maneira prática e simples para organizar itens e aproveitar os espaços disponíveis.

Com o cotidiano corrido, tudo que as pessoas buscam é praticidade. Neste sentido, a decoração não torna apenas os ambientes mais agradáveis e aconchegantes, mas é fundamental para a funcionalidade.

Além de armazenar os itens decorativos, os nichos e prateleiras na decoração permitem usar os espaços sem a necessidade de adquirir grandes armários.

Inclusive, estes itens possibilitam uma decoração mais moderna e leve. E, como existem diversos modelos no mercado, é fácil encontrar itens que vão de acordo com o estilo da sua casa.

Com tantas vantagens, confira como usar nichos e prateleiras na decoração.

Usando nichos

Os nichos são objetos decorativos que se assemelham a uma caixa. Porém, suas dimensões são menores que uma armário, sendo possível encontrar diferentes formatos.

Por isso, além de auxiliar na organização e aproveitar o espaço, os nichos e prateleiras na decoração deixam o ambiente mais divertido.

Assim, há modelos de nichos redondos, quadrados, retangulares, em formato de estrela, de casa, e muitos outros.

Neste sentido, os nichos são excelentes para manter organizado o quarto das crianças. Além disso, podem ser usados em praticamente todos os cômodos como sala, cozinha, lavanderia, banheiro, entre outros.

Pela praticidade, nichos e prateleiras na decoração permitem que os objetos estejam acessíveis conforme a necessidade. Mas, também podem servir para expor itens decorativos como quadros, louças e copos, por exemplo.

Na cozinha, os nichos são úteis para armazenar temperos e até mesmo como uma adega para vinhos. Enquanto no banheiro são ótimos para guardar produtos de higiene pessoal.

Já na sala, use e abuse de nichos e prateleiras na decoração para demonstrar seus momentos especiais, como as lembranças de viagens.

Se o ambiente precisa de mais cor, use nichos de formatos e cores diferentes para dar mais vida ao local. 

Para usar nichos na decoração, aposte em pontos estratégicos. A escolha de criar uma combinação de nichos alinhados ou desregulados, depende das suas preferências visuais.

Usando prateleiras

Assim como os nichos, as prateleiras também aproveitam o ambiente e são super práticas.

Além disso, contribuem com a decoração porque são feitas de diversos materiais como madeira, ferro ou vidro. Neste sentido, há opções para todos os estilos de decoração.

Para usar nichos e prateleiras na decoração é importante que haja harmonia entre a disposição e os objetos. Por isso, não encha demais a prateleira com artefatos, dê destaque para alguns itens.

Desta forma, é importante selecionar objetos maiores e colocá-los primeiro na prateleira. Posteriormente, adicione os itens menores e vá conferindo a combinação.

As prateleiras também são ótimas para apoiar as plantas pendentes que podem ser alocadas nas varandas e salas para garantir mais natureza em casa. Para este estilo de decoração mais boho ou rústico, invista em prateleiras suspensas.

Inclusive, se você é adepto do home office, tenha nichos e prateleiras na decoração com plantas. Afinal, contribuem para o conforto térmico e acústico, além de reduzir o nível de estresse e impulsionar a criatividade.

Nichos e prateleiras na decoração dão um charme, principalmente se forem feitos de madeira. Possuem baixo custo e são fáceis de encontrar e de instalar.

Usando nichos e prateleiras na decoração

Os nichos e prateleiras na decoração incrementam os ambientes aproveitando um espaço que não seria utilizado – o vertical.

Além disso, são soluções infalíveis para dar mais personalidade a qualquer decoração. Os nichos possuem um aspecto mais fechado, enquanto as prateleiras possuem um visual mais linear.

Apesar de possuírem especificidades únicas, nada impede de mesclar nichos e prateleiras na decoração. É possível pensar em um aspecto irregular onde nichos e prateleiras fiquem lado a lado, ou construam uma imagem juntos.

Inclusive, não é necessário utilizar apenas um material. Como a decoração demonstra a personalidade, é criativo e dinâmico mesclar nichos de madeira com prateleiras de vidro, por exemplo. As formas também podem variar, com nichos de formatos geométricos diferentes para compor espaços únicos.

Indiscutivelmente, seu principal objetivo é a otimização de espaços. Mas, antes de instalá-los, pense nos objetos que serão expostos nos nichos e prateleiras na decoração. Neste sentido, é preciso que nichos e prateleiras sejam feitos de materiais que suportem o peso das peças.

Então, se olhar para suas paredes e sentir aquela sensação de que falta algo, não tenha dúvidas em investir em nichos e prateleiras na decoração.