Cantinho de estudo Veja dicas de como montar o seu

Quando precisamos nos concentrar para realizar uma tarefa, é fundamental ter aquele espaço reservado, com tudo que iremos utilizar bem próximo e à vista. Não por acaso, montar um cantinho de estudo pode ser a solução ideal para quem sente dificuldades em manter o foco em uma só atividade.

Com um cantinho de estudos, além de garantir um espaço só seu, você evita distrações e interrupções desnecessárias. Esse espaço deve ser completamente destinado ao seu momento de estudo e concentração, e por isso deve ser situado em um local adequado, longe de barulho ou movimentação.

Reunimos dicas essenciais para você na hora de montar seu cantinho de estudo. Confira!

Por onde começar?

É bem mais simples do que parece. Para começar a montar seu cantinho de estudos, você só precisa escolher aquele espaço da casa sossegado, livre de todo o turbilhão de acontecimentos que costuma ser o dia a dia.

Pode ser no seu quarto, em um cômodo específico para estudos, um canto na sala de estar. São inúmeras as possibilidades, desde que seja um lugar calmo e tranquilo.

Também é importante que esse espaço possa dispor de todo material que será preciso durante sua hora de estudo. Afinal, tendo tudo reunido em um só lugar, é menos provável que você precise interromper sua concentração para buscar uma caneta ou papel do outro lado da casa.

Vale também escolher um local que permita inserir elementos de decoração, como letterings e frases. Esses elementos, além de deixarem o ambiente mais aconchegante, conseguem servir como mensagens de motivação para os momentos de cansaço.

As vantagens dos móveis modulados

Para garantir o máximo de conforto para o seu cantinho de estudos, utilize móveis modulados apropriados para facilitar a organização de seu espaço.

Existem muitas lojas de móveis que vendem conjuntos para estudos e/ou trabalho de mesas com gavetas embutidas, cadeiras, estantes e escrivaninhas. Essas peças são ideais para se colocar no melhor local de sua casa.

Para o uso das estantes, indicamos procurar por modelos que possuem regulagem, já que podem ser adaptadas para qualquer perfil. Ou também a utilização de nichos ou prateleiras para organizar livros, documentos e demais materiais que você precise ter acesso fácil e rápido.

Vale ressaltar que a escolha da cadeira para estudos também é muito importante. Já que é esperado ficar na mesma posição por horas. Assim, o ideal é que a cadeira seja confortável e não prejudique sua coluna.

Uma boa iluminação

Outro ponto muito importante na hora de montar seu cantinho de estudos está na iluminação.

Se sua casa é bem iluminada, aproveite ao máximo tudo que essa luz natural tem a oferecer. Procure posicionar seus móveis para estudos em um local que receba a maior quantidade de luz durante o dia, preferencialmente próximo a janelas.

Mas se a sua casa não é muito bem iluminada ou se você reservou a hora de estudos para a noite, uma ótima opção é usar luminárias de mesa. Dê preferência para aquelas que possuem braço articulado e/ou foco de luz.

Esse modelo de luminária garante a iluminação correta para seus estudos, sem ofuscar sua visão ou criar sombras que atrapalhem sua concentração.

Aposte na criatividade

Com os móveis e iluminação ideais, é o momento de investir na sua criatividade para decorar o seu ambiente, seja uma casa ou apartamento pequeno, da forma que quiser.

As possibilidades e estilos são inúmeros, mas independente do seu estilo existem alguns acessórios que são indispensáveis.

Porta canetas ou marcadores, porta objetos em geral e caixas organizadoras são sempre úteis para manter tudo à vista e bem organizado. Ter cada item em um lugar reservado, evita perder tempo ou se estressar procurando por tudo em um momento que deveria ser somente de concentração e foco.

Também é interessante usar memory boards ou quadros de lousa para deixar tudo que precisa ser lembrado bem à mostra. Para quem gosta de anotar lembretes e usar bloco de notas, use esse espaço para manter cada um desses lembretes por perto.

O seu cantinho de estudos

Com essas dicas, você deve ter percebido que não é tão difícil montar seu cantinho de estudos da maneira que você preferir.

Ao escolher aquele espaço que mais te traz sossego, monte seu cantinho com criatividade e conforto. Você vai perceber como será mais fácil ter foco e concentração em um espaço só seu, bem organizado e iluminado.