Espaço Gourmet-Veja dicas de como decorar - Studio seu moa

Decorar espaço gourmet requer busca por conforto, comodidade e praticidade. Este ambiente vem tendo cada vez mais adeptos. Afinal, é um espaço reservado para relaxar e receber pessoas.

Além do mais, este espaço garante charme e limita o espaço social da casa. Assim, é possível receber bem os convidados sem perder a intimidade.

A área gourmet pode ser grande ou pequena, podendo ser no terreno ou jardim de uma casa, ou na varanda de um apartamento.

Então, independentemente do seu espaço disponível, se quer receber bem seus convidados ou criar um espaço para relaxar, confira dicas para decorar espaço gourmet.

Defina o estilo que harmonize com a casa

A área gourmet geralmente é um espaço que se mescla com o restante da casa. Muitas vezes é uma extensão da cozinha, e até mesmo da sala, no caso de varandas.

Por isso, é fundamental que ao decorar o espaço gourmet se escolha um estilo que crie harmonia com o restante da residência.

É claro que este é um ambiente mais leve e de descontração. Assim, é possível incluir outros itens de decoração, ou utilizar cores mais vivas.

Mas, respeite todo o entorno. Não é necessário escolher o clássico estilo rústico, muito utilizado para decorar espaço gourmet. Há liberdade de estilos, inclusive, o estilo industrial. No entanto, procure sempre pelo equilíbrio.

Inclua cores para decorar espaço gourmet

O Espaço Gourmet é um ambiente para receber pessoas, assim, carece de um clima mais leve e descontraído. Por isso, nada mais irreverente do que decorar espaço gourmet com cores.

Assim, o foco pode ser uma parede inteira pintada com uma cor de destaque. Mas, caso prefira toques de cores mais sutis, utilize azulejos com estampas ou móveis e eletrodomésticos coloridos.

Atualmente existe uma grande variedade de geladeiras, fogão, frigobar e diversos outros itens que são encontrados em cores fortes. No entanto, as cores também são bem-vindas em banquetas, almofadas, armários, entre outros itens para decorar espaço gourmet.

Utilize todo o espaço disponível

Geralmente a área gourmet é um espaço menor. Assim, quanto mais funcional for o espaço e os móveis, melhor.

Por isso, tenha uma bancada para colocar bebidas, preparar os pratos e até servir, de maneira informal. Este é um bom local para incluir banquetas na hora de decorar espaço gourmet. Assim, o anfitrião interage mais facilmente com os convidados.

Outra questão, é utilizar móveis projetados que são milimetricamente calculados para decorar espaço gourmet. Além disso, inclua armários e gavetas para acomodar com praticidade todos os utensílios.

Neste sentido, todo o espaço integra a decoração. Paredes vazias podem receber quadros que transmitem personalidade. Ademais, quando decorar espaço gourmet, inclua plantas para garantir ares de natureza e tranquilidade ao espaço.  

Conforto é peça chave para decorar espaço gourmet

Decorar espaço gourmet requer foco no conforto e na comodidade. Um local alegre para receber familiares e amigos.

Neste sentido, se o espaço for pequeno, invista em bancos encostados à parede. Inclua também almofadas para garantir o bem-estar e espontaneidade ao local.

Mas, caso tenha mais espaço, inclua mesa com cadeiras e banquetas. A mesa pode ser exclusivamente para as refeições, como uma mesa central. Porém, se o espaço for grande e estiver vazio, inclua também poltronas, balanços ou espreguiçadeiras.

Iluminação é fundamental, principalmente a natural

A iluminação natural remete a leveza e acolhimento. Desta forma, ao decorar espaço gourmet considere deixar o ambiente bastante livre e aberto para a luminosidade.

Obviamente, este será um espaço onde os convidados poderão permanecer ou chegar à noite. Assim, invista em uma iluminação confortável.

Para isso, procure utilizar iluminação indireta com pendentes ou lustres. Ainda neste sentido, utilize luz em tons amarelados, que garantem sensação de acolhimento e intimidade.

Não esqueça da cobertura

É bastante comum que espaços gourmets sejam feitos em sacadas, nos fundos e próximo a piscina. Porém, sem uma cobertura adequada, algo natural, como a chuva, pode arruinar sua recepção.

Por isso, ao decorar espaço gourmet acrescente uma cobertura segura e de fácil manutenção. Neste sentido, as estruturas de madeira são fáceis de serem instaladas e limpas.

Os pergolados contribuem com a iluminação natural, e podem vir acompanhados de telhas de vidro, para garantir a entrada de feixes de luz.

Além disso, há no mercado opções de coberturas retráteis que são facilmente abertas ou fechadas.

Escolha o piso e os móveis certos

Por ter ampla circulação de pessoas com alimentos, é normal que o espaço gourmet acumule resíduos, gordura e sujeira no geral.

Assim, na hora de decorar espaço gourmet escolha um piso que seja elegante, condizente com o estilo, mas que seja fácil de limpar.

No mesmo sentido, os móveis precisam ser resistentes a todos estes itens, incluindo o clima. Invista em móveis de qualidade, resistentes à água e ao sol e que não se deterioram com o tempo.

Seguindo estas dicas, será fácil decorar espaço gourmet sem errar. Além disso, crie um espaço aconchegante em que seus convidados se sintam acolhidos e confortáveis.