O que você precisa saber antes de decorar o apartamento- Studio Seu Moa

Decorar o apartamento da maneira correta é a melhor forma de garantir aquela sensação de conforto e relaxamento depois de um longo dia de trabalho.

No entanto, apesar das inúmeras ideias que devem surgir na cabeça, é preciso planejamento. O mercado atual oferece uma infinidade de opções e estilos.

Porém, para decorar o apartamento é preciso que os cômodos e itens combinem entre si. Uma das funções de decorar o apartamento é torná-lo mais confortável e bonito, sem deixar a funcionalidade de lado.

Por isso, considere alguns tópicos previamente. Saiba o que você precisa saber antes de decorar o apartamento para atingir um concreto “lar doce lar”.

Defina a função de cada ambiente

Quando nos deparamos com um ambiente em branco, é complexo delimitar toda a decoração instantaneamente. Por isso, a primeira etapa é definir a função de cada ambiente.

Antes mesmo de pensar nos móveis ou cores, entenda que tipo de uso terá aquele ambiente.

Será um local para receber visitas? Cozinhar e fazer as refeições no mesmo ambiente? A sala precisa de TV ou será apenas para conversas? O quarto precisa de espaço para trabalhar?

A resposta para estes questionamentos começará clarear as ideias quanto aos móveis, artigos, cores e texturas que irão decorar o apartamento.

Afinal, se existe um cômodo destinado ao escritório, o quarto não precisará de mesa e cadeira. Da mesma forma, se a sala for um ambiente social, incluir poltronas extras garante conforto na hora de receber as visitas.

Procure inspirações e ajuda profissional

Nem sempre é fácil definir o estilo de decoração que se quer. Obviamente, alguns estilos podem ser facilmente combinados como vintage e rústico, por exemplo.

No entanto, há quem goste de decorações opostas, como rústico e urbano. A questão é que decorar o apartamento deve demonstrar a personalidade dos moradores.

Por isso, buscar inspirações é uma forma de identificar quais itens mais agradam. Inclusive, alguns sites permitem que o consumidor envie uma foto do ambiente e teste como os móveis ou cores ficariam.

Esta é uma ótima maneira para visualizar, mesmo que virtualmente, o resultado do projeto de decorar o apartamento.

Obviamente, para quem não se sente seguro para realizar o trabalho de decorar sozinho, ajuda é sempre bem-vinda. Procure uma consultoria com um design ou decorador de ambientes para criar espaços harmônicos e úteis.

Assim, você pode mostrar inspirações para estes profissionais e em conjunto, criar um ambiente exclusivo. Inclusive, incluindo decorações totalmente personalizadas.

Invista em cores e texturas

Um cômodo aconchegante é composto por um mix de cores e texturas que combinam. Neste sentido, é preciso cuidado na hora de decorar o apartamento para que não fique sobrecarregado.

Assim, para evitar erros muito grotescos, tenha sempre a regra de que menos é mais. Então, em peças grandes e que não são trocadas com frequência, como móveis e sofás, invista em cores neutras.

Os tons neutros e pastéis dão versatilidade à decoração. Afinal, é mais fácil aplicar cor, textura, e consequentemente, vida, com outros acessórios.

Mesmo que esta estratégia permita a inclusão maior de cores e texturas, é necessário harmonia. Para isso, opte por cores complementares para garantir uma mensagem de criatividade.

Ou então, cores análogas que darão uma unificada ao espaço. Uma vez que, estes tons ficam lado a lado na cartela de cores.

Mas, para ter praticidade na hora de decorar o apartamento, opte por peças de decoração que já são vendidas juntas. Este é o caso de composição com placas, quadros que possuem a mesma moldura, almofadas em tons similares, etc.

Antes das compras, as medidas

Após ter delimitado a decoração de seus ambientes, é hora de realmente executar. Porém, sendo imóvel próprio ou uma casa alugada, é preciso saber quanto de espaço se possui.

De nada adianta pensar e planejar adquirir aquela mesa de 8 lugares para decorar o apartamento, se a cozinha é pequena.

Assim, meça e anote todas as dimensões do espaço. Se tiver a planta baixa melhor ainda, afinal, é muito importante considerar as janelas, portas, passagens, tomadas e demais.

A escolha correta dos móveis permite que o ambiente esteja adequado a seus padrões. Isso significa uma decoração funcional e que permita a circulação das pessoas.

Principalmente se o espaço for pequeno, inicie com os móveis maiores e que considere essenciais. Posteriormente inclua os itens que complementam.

Agora que já sabe o que fazer antes de decorar o apartamento, basta escolher os itens e esperar a entrega. O planejamento prévio garante maiores acertos e a aquela sensação de “lar doce lar” toda vez que chegar ao apartamento.