como-decorar-parede-com-pratos-studioseumoa

Decorar com pratos é uma prática bastante antiga. Mas, não é apenas na decoração retrô que essa tendência se encaixa. Atualmente, esta forma fácil de decoração vem ganhando cada vez mais adeptos.

O fenômeno acontece porque existe uma infinidade de estampas, modelos e características. Além disso, é uma forma de usar aquele último prato que não foi quebrado da louça antiga.

E mais, a instalação é super simples, podendo ser modificada com frequência. Porém, é preciso sempre buscar um nível de harmonia e polidez visual.

A moda de decorar com pratos voltou com tanta força que estão sendo produzidos pratos exclusivamente para serem anexados à parede. Saiba como decorar com pratos.

Decorar com pratos mantendo o equilíbrio

Como pratos já são itens que chamam atenção, reuni-los em um espaço necessita sinergia. Assim, utilize as mesmas estampas ou cores para uma composição tradicional.

Porém, também é possível usar pratos com mensagens especiais para os moradores da casa. Ou cada um com uma cor vibrante para adicionar alegria ao ambiente.

Outra questão é mesclar não apenas diferentes estilos e estampas, mas formatos. Oval, quadrado, redondo ou com as bordas irregulares formaram um belo conjunto da obra na decoração.

Quem deseja decorar com pratos, mas quer algo mais singelo, invista em artigos que remetem a obras de arte. Por fim, os pratos em estilo provençal e florido garantem delicadeza e uma visão mais polida.

A disposição dos itens é importante

Com tantos modelos de cores, estampas e formatos decorar com pratos pode ser uma ótima alternativa aos quadros. No entanto, a disposição que estarão na parede é tão importante quanto suas características.

Confira o espaço disponível na parede, principalmente considerando a altura. Afinal, a decoração é como uma mini exposição de sua personalidade.

Então, faça uma seleção de pratos, reunindo os mais especiais para ficarem devidamente expostos. Procure não os deixar muito espaçados, no caso da sua parede ser muito ampla.

Porém, se a parede for menor, cuide para que a decoração não torne o ambiente muito carregado.

Onde criar a decoração com pratos?

Não existe uma regra para decorar com pratos. Assim, os itens vão bem na sala de estar, de jantar, cozinha e até mesmo no quarto. Então, para despertar a criatividade, confira estas ideias:

Na coluna estrutural

Um local pouco utilizado, mas que pode conferir um ambiente muito animado é na coluna estrutural. Assim, prefira utilizar as colunas da cozinha ou da sala de jantar.

Aproveite para aplicar cor a um espaço que geralmente possui um tom mais neutro como branca ou gelo. Por isso, escolha pratos de tamanhos, cores e estampas diferentes, preferencialmente, com cores vibrantes, mas que combinem entre si.

Pratos e a ideia do vintage

Mesmo que a tendência seja um ar mais moderno, há quem goste de utilizar e decorar com pratos com aquela carinha antiga. Para isso, recorra a antiquários, ou aquelas coleções de antiguidades e raridades da família.

Parede de destaque

Se na casa tem um ambiente que precisa de maior destaque, escolha uma parede. Capriche na cor, e para decorar, utilize uma combinação com pratos diferentes fazendo combinação com quadros.

Para garantir a harmonia, as cores das estampas dos pratos e as molduras podem seguir a mesma cartela de cores. Ou, o mesmo estilo de textura.

Inclusive, uma ideia bem inovadora é colocar o prato dentro de uma moldura, e assim fazer uma composição única.

Na área externa da residência

Já imaginou usar pratos na área externa? Adquira pratos de cor única e sem estampa, pinte o número correspondente ao seu endereço e pendure na porta.

Outra alternativa é decorar com pratos na área gourmet. Ao mesmo tempo que esta é uma opção criativa, os pratos podem combinar com os azulejos. Assim, se monta uma decoração rústica e moderna ao mesmo tempo.

Reflexo das memórias

Pensou em construir uma parede inteira de lembranças? Utilize a decoração com pratos. Aqui, podem ser heranças da família, ou então, itens trazidos de viagens.

Em muitos locais os souvenires são produzidos em pratos ou outros itens de cerâmica. Além de decorar, é uma forma de sempre bater o olho e ter aquele sentimento de nostalgia.

Os pratos e as lembranças do Brasil

Decorar com pratos é uma prática tão bacana, que a onda dos souvenirs em prato chegou ao Brasil.

O projeto Boa Lembrança tem a proposta de disponibilizar uma peça exclusiva de cerâmica para que o cliente leve para casa. Este prato é oferecido aos clientes que pedem uma refeição específica do cardápio. 

O projeto funciona com restaurantes de excelência que são associados. Desta forma, o prato é produzido exclusivamente para ser pendurado e exposto.

Além de ser uma peça de obra de arte, é uma maneira de expor as lembranças de uma incrível experiência gastronômica. Os pratos são exclusivos, com cores vibrantes e tom humorado.

Sem dúvida, com tantas opções para decorar com pratos, você irá pensar duas vezes antes de se desfazer de alguma louça.

Aproveite para correr na casa de seus avós ou traga de suas viagens, e garanta bons itens para enfeitar seu lar.