Ideias para decorar o ambiente sem reforma_

Realizar uma mudança na casa é sempre interessante. Muitas vezes, a principal maneira de transformar um cômodo é fazendo reformas no local. Mas saiba que existem ideias para decorar o ambiente sem reforma, caso você não queira tantas complicações.

São mudanças simples e práticas, feitas até com objetos e materiais já encontrados no próprio ambiente. De fato, para decorar um local sem a necessidade de realizar uma obra trabalhosa, basta saber usar bem a sua criatividade.

Uma mudança de perspectiva pode te ajudar a enxergar o ambiente que será decorado de inúmeras maneiras, ainda que a maioria dos elementos não sejam novos ou reformados.

Por isso, neste artigo trazemos algumas dicas de como decorar seu ambiente sem precisar de reforma!

Mude os móveis de lugar

Sabe aquele sofá que você já não aguenta mais ver no mesmo lugar? Ou aquela mesa que sempre tem ficado no caminho da sua passagem? Fazer uma simples troca de posição desses móveis pode ter uma grande diferença no seu espaço.

Para isso, avalie bem a disposição dos móveis e como uma substituição pode ser feita de maneira adequada.

Recomenda-se medir os móveis para ter certeza se iriam encaixar no novo local, isso evita que deslocamentos desnecessários sejam feitos – além de também poupar esforço e trabalho movendo objetos pesados.

Com as medidas certas e os novos locais em mente, use bastante da sua criatividade!

Paredes

Mudar a decoração das paredes traz um enorme diferencial, ainda mais se antes as paredes eram brancas ou com textura lisa. Além de que, não é preciso mudar a cor de todas as paredes do ambiente.

A partir da escolha de uma parede que se destaque, apostar em uma nova decoração com cores vibrantes e atraentes, muda completamente a atmosfera de um espaço.

Assim, estude bem como deseja decorar sua parede, busque por cores e estilos que harmonizam com o restante do seu espaço e dos objetos ali presentes.

Se você não quer se preocupar em pintar, procure por papéis de paredes! Encontra-se diversas opções diferentes e inovadoras para cada tipo de gosto.

Também pode-se decorar as paredes com placas e frases decorativas criativas e variadas, não importa número ou formato.

Quadros, placas decorativas e cortinas

Os quadros são objetos de decoração perfeitos para qualquer tipo de ambiente. Por serem de fácil acesso e custo, esses objetos são os favoritos de muitas pessoas na hora de decorar um espaço.

Seja com placas, flâmulas, quadros ou pratos decorativos, aposte nos mais variados estilos e formatos. Uma boa dica é utilizar quadros em formatos geométricos para trazer modernidade e elegância.

Para a mudança de cortinas também vale apostar em modelos e estilos singulares, ou até customizar as que você já possui de maneiras diferentes. Pode-se usar bandôs, pêndulos e abraçadeiras para mudar o clima de seu ambiente.

Se preferir comprar uma cortina nova, invista em tecidos e cores que tragam destaque para o ambiente, combinando com o restante de sua decoração.

Plantas

Apostar em plantas na decoração também é outra ótima opção. A depender de como seja o ambiente para decoração, é possível adornar algumas paredes e móveis com plantas, ou pendurá-las no teto e pilastras.

Ou se você deseja ir além e fazer algo ainda mais diferente, pode-se arriscar fazer a famosa urban jungle. Nesse estilo de decoração, o principal é trazer elementos da natureza e da floresta para o ambiente. Por isso, invista em muitas plantas voltadas para decoração.

Para decorar com plantas, também é preciso estar atento aos cuidados necessários para manter cada uma delas. Em certos ambientes, não é recomendável manter plantas que não sejam capazes de sobreviver em lugares adversos.

Nichos e prateleiras

Usar nichos e prateleiras para decorar sem reforma, garante mais espaço e destaque ao ambiente.

Esses são ideais para dispor seus livros, objetos de decoração, plantas, colecionáveis, esculturas e tudo que sua criatividade te permitir. Por serem de vários formatos, cores e materiais, procure conhecer bem seu ambiente para escolher uma prateleira ou nicho mais apropriado ao que você deseja.

Assim, recomenda-se optar por materiais que sejam neutros, para a cada mudança nova não ocorrer conflito nos diferentes estilos de decoração.

Agora que você já conhece algumas dicas de como fazer uma decoração sem reforma, que tal aproveitar o que está ao seu redor e testar essas sugestões na prática?

Lembre-se de sempre deixar seu lado criativo surgir e use de todas as possibilidades diferentes em seu ambiente.

Aproveite da redução de custos e estresse com esse tipo de decoração e inove bastante!