Objetos decorativos para a sala Ideias para compor o ambiente

A sala é um ambiente muito versátil dentro da casa, é tanto um refúgio para descansar de um dia corrido, como um local confortável para receber amigos e familiares. E com alguns objetos decorativos para a sala, é possível deixar esse ambiente ainda mais aconchegante.

De fato, a sala é quase como um cartão de visitas da casa. Por isso, a decoração da sala precisa ser muito bem pensada para refletir a personalidade dos moradores sem sobrecarregar.

A tarefa de criar um ambiente é muito prazerosa, mas é preciso atenção na hora de organizar todas as ideias de objetos decorativos para criar charme e harmonia.

Para que sua sala não tenha um monte de itens sem sentido, confira estas super dicas para compor seu ambiente utilizando diversas ideias de objetos decorativos.

Qual é o seu estilo?

No mundo da decoração não existe certo ou errado, tudo varia de acordo com a vontade e perfil dos moradores. Por isso, é importante definir seu estilo de decoração, afinal, um item boho pode destoar muito em uma sala contemporânea.

Concentrar em um único estilo facilita na hora de escolher e ter ideias de objetos decorativos. Como falamos, não existe regra, mas caso queira mesclar estilos, observe se faz sentido ao seu gosto visual.

Algumas ideias de objetos decorativos para o estilo industrial são feitas em madeira e ferro, como prateleiras, mesa de centro, avançando até mesmo para luminárias. Para quem curte arte, esculturas de parede de obras famosas são excelentes alternativas.

Já quem gosta de uma pegada rústica, foque  na tranquilidade do ambiente, utilizando muita madeira, seja em painéis, mesa de centro, ou cadeiras que são acompanhadas de vime.

O estilo Boho Chic abusa de tons claros e elementos naturais como palha, tecidos, almofadas e plantas.

E se for contemporâneo, tudo deve ser clean, com linhas retas focando em quadros, luminárias, armários e poltronas. Este é o design que melhor se adapta na combinação com outros estilos.

Objetos que vão bem com tudo

As ideias de objetos decorativos conferem personalidade e até uma certa graça à sala. Mas, caso você seja iniciante e não queira cometer erros graves, alguns objetos são coringas.

Os tapetes são um clássico na decoração proporcionando um ambiente muito mais aconchegante e receptivo. Eles também podem servir como apoio ou ser o centro da decoração sem poluir o visual.

Além disso, atualmente há uma infinidade de estilos de tapetes, o que torna fácil encontrar um item ideal para o seu estilo de decoração.

Para combinar com os tapetes, as almofadas complementam a decoração, e caso você tenha ideias de objetos decorativos diferentes, pode apenas trocar a capa e renovar o ambiente.

Use e abuse de quadros! Além de garantirem cor e originalidade ao espaço, para quem quer aquele ar familiar, basta imprimir fotos, emoldurar e espalhar pelas paredes. Vale também compor com placas decorativas, que são dinâmicas e interessantes.

Decoração por tamanho de ambiente

Os elementos da decoração devem condizer com o espaço. Em salas pequenas existe uma certa limitação de metragens, por isso, pense em ideias de objetos decorativos que sejam úteis.

Como assim? Use prateleiras que organizam, dão espaço e decoram. O mesmo vale para a mesa de centro e painel da televisão que podem ter espaço para guardar objetos.

Diferentemente de sala pequena, a sala grande dá mais liberdade para decorar. No entanto, as ideias de objetos decorativos também devem ser pensadas para ocupar os espaços sem pesar o ambiente.

Aqui vale apostar em itens grandes como tapetes, vasos decorativos, espelhos e até mesmo sofás maiores ou uma combinação deste item com poltronas.

Como existe muito espaço útil, foque no seu estilo para que o ambiente tenha um visual mais refinado e elegante, e não apenas diversos elementos que ocupam o espaço.

Iluminação também é decoração

Lembre-se que a iluminação é fundamental para destacar todo o ambiente que foi decorado e é fator essencial para garantir conforto e intimidade.

A iluminação pode vir acompanhada de ideias de objetos decorativos que condizem com o seu estilo, como luminárias pendentes, abajur, ou então, embutidos em pontos estratégicos na sala.

Se na sua sala existe um espaço destinado ao trabalho, deve-se utilizar luz branca. Já onde se quer aconchego, deve-se apostar em luzes amareladas.

Não esqueça: menos é mais

Sabemos que na hora de criar um ambiente surgem diversas ideias de objetos decorativos, porém, para não sobrecarregar sua sala, pondere suas escolhas.

Se as paredes forem em tom pastel, a ideia é incluir alguns objetos coloridos para dar um toque de alegria ao cômodo. É possível optar por cores complementares ou uma única cor, e abusar das diferentes tonalidades.

Na hora de decorar é primordial respeitar o seu gosto pessoal e visual. Inclua itens aos poucos. É muito mais agradável aos olhos um ambiente minimalista do que um repleto de informações.