Como utilizar formas geométricas na decoração- Seu Moa

Quem quer trazer modernidade e elegância para um ambiente, pode usar as formas geométricas. São diversas maneiras de atrelar esses elementos em cada espaço, até mesmo em lugares que nem sempre lembramos.

Seja no banheiro, na varanda, na cozinha ou no quarto, decorar com formas geométricas passou a ser tendência seguida no mundo da decoração.

De fato, decoradores, designers de interiores e arquitetos, utilizam essas formas para incrementar cada peça de decoração no espaço que está inserido.

E saiba que não é preciso um grande esforço para aproveitar essa tendência!

Adornar um ambiente com objetos feitos a partir de modelos geométricos, é algo capaz de trazer uma enorme diferença na aparência de um cômodo.

Entre luminárias, sofás, tapetes, estantes, quadros, placas, espelhos e outros elementos, existem vários benefícios em usar formas geométricas para decorar.

Quer saber como fazer parte dessa tendência? Confira algumas dicas de como utilizar formas geométricas na decoração!

Cozinha e Quarto

A cozinha e o quarto são dois cômodos que combinam com elementos geométricos, e se beneficiam dessas formas para ganhar mais dinamismo e originalidade.

Na cozinha, utensílios de culinária podem ter formatos geométricos, garantindo aquele toque moderno. As opções variam de adornos em colheres, pratos, canecas, bandejas, entre outros.

Além dos utensílios, é possível decorar sua cozinha com azulejos geométricos. Apenas uma parede decorada com esses revestimentos vai destacar sua cozinha perfeitamente.

Já nos quartos, a dica está nas capas para travesseiros e jogos de cama decorados com formas geométricas. Isso porque, a roupa de cama é um produto de baixo custo e simples de trocar, que dá um efeito de mudança completo no cômodo.

É comum encontrar peças e conjuntos com triângulos, círculos ou em linhas horizontais e verticais, principalmente, nas cores monocromáticas.

Outra opção é decorar com papel de parede uma ou duas paredes, trazendo foco para essa parte do cômodo.

Também nas paredes, usar quadros e placas decorativas de formatos geométricos são boas alternativas para usar formas geométricas na decoração.

Banheiro

No banheiro, também existem muitas possibilidades para utilizar formas geométricas na decoração.

O grande destaque fica para o uso de espelhos geométricos. São muitas possibilidades, desde espelhos em formatos hexagonais, circulares ou triangulares.

Pode-se também, investir em mais de um espelho geométrico com tamanhos diferentes, trazendo ainda mais inovação. Por exemplo, usando de 3 a 4 espelhos hexagonais montados juntos, trará a ideia de uma colmeia de abelha.

O importante sobre espelhos em banheiros é lembrar que, apesar dos elementos de decoração, o seu uso deve ser funcional acima de tudo.  

Além de espelhos, outra opção é apostar em porta-papel higiênico e armários com formas geométricas. Para o porta-papel higiênico, vale tanto usar os de tecido decorados de formas geométricas até os de formato inox em piso.

Usar armários geométricos também garante um toque moderno e criativo ao seu banheiro. É possível utilizar peças de formatos variados, com cores que sejam o foco central de sua decoração.

E lembre-se: é bem importante adequar a escolha do armário com a do espelho para não criar um ambiente sobrecarregado.

Sala de estar

Na sala de estar, a dica principal é investir em tapetes com formatos geométricos variados. Para usar um tapete na sala de estar, recomenda-se que as demais decorações presentes no cômodo sigam o mesmo padrão de cores do tapete.

Assim, almofadas em formatos geométricos ou com capas adornadas com formas geométricas, podem ser usadas no sofá seguindo as cores do tapete.

Na verdade, quem quiser ousar pode até mesmo optar por sofá de modelo geométrico. Existem opções de sofás com os pés à mostra, sem braço e com cores e texturas que realçam a inteira ambiência do cômodo.

Outra escolha interessante para sala de estar é o uso de luminárias de piso ou pendentes. Esse item de decoração pode ser encontrado em vários formatos e materiais, tendo destaque para os designs de luminárias com cores monocromáticas.

Sala de jantar 

A sala de jantar é um ótimo lugar para apostar em prateleiras, lustres e suportes para vela, trazendo a tendência do geométrico para o ambiente.

As prateleiras de formato retangular com compartimentos de tamanhos variados são uma opção bastante utilizada. Assim como as de madeira em formato hexagonal ou de balanço.

Apostar também nas mais simples, e decorá-las com luminárias ou luzes led, confere um toque moderno. Ou também, com objetos que compõem as cores escolhidas para o ambiente.

Já com lustres, a dica é apostar nas possibilidades mais criativas. Seja em formatos de hexágono, de círculos, quadrados ou triângulos, invista em um item que trará destaque e que combine com os demais objetos no local.

Outra dica é usar formas geométricas na decoração para suporte de vela. O mercado está recheado de castiçais geométricos modernos e simples, prontos para realçar sua mesa de jantar.

Novas possibilidades

Agora que você conferiu essas dicas de como usar formas geométricas na decoração, que tal tentar decorar seu próprio espaço dessa maneira?

Lembre-se de que acumular muitos elementos geométricos em um único espaço, irá criar um ambiente sobrecarregado de informações. O ideal é usar esses objetos para gerar destaque e adornar o resto do cômodo com outros objetos.

Para não errar, selecione as dicas que você mais gostou, busque referências na internet e deixe a criatividade livre para montar um ambiente incrível!