Como decorar e organizar a estante-Seu Moa

Seja na sala, no escritório ou mesmo na cozinha, a estante é o tipo de mobília que se adapta aos mais variados ambientes. E se o móvel estiver bem decorado, pode assumir um papel de destaque em um cômodo. Mas você sabe como decorar e organizar a estante?

Para responder essa pergunta, separamos 7 dicas que podem te ajudar a transformar a sua estante. Assim, além de organizar o móvel de modo funcional, você vai encontrar algumas ideias para trazer mais originalidade para o seu ambiente.

1. Comece por uma limpeza

Antes mesmo de pensar em decorar a sua estante, é interessante fazer uma limpeza e uma organização pelo móvel – especialmente se ele já está na sua casa há algum tempo.

Aqui, a dica é tirar todos os itens das prateleiras, realizando uma limpeza cuidadosa em cada nicho.

Aproveite esse momento para visualizar os elementos que estão atualmente na estante. Tem algo que você gosta e quer manter? Ou existem itens que devem dar espaço para coisas novas?

Agora, se você comprou uma estante totalmente nova, que não existia no ambiente antes, a primeira etapa é separar os itens decorativos que você quer utilizar no móvel.

2. Defina o local da estante

Pode ser que a sua estante esteja em um cantinho há muito tempo e que você queira mantê-la por ali. Mas também é possível que você esteja inserindo uma estante no ambiente ou mesmo reposicionando o móvel.

Nesses casos, é interessante definir o local da estante antes de começar a decorar e organizar. E saiba que esse móvel é um verdadeiro “coringa”, capaz de se adaptar em diferentes pontos.

Por exemplo, na sala ou na cozinha a estante pode ocupar um espaço de uma parede vazia, que não interrompa o fluxo de movimentação das pessoas. Também pode ser usada para separar ambientes, como uma sala e um escritório.

Pesquisar referências na internet, neste momento, vai te ajudar a ter boas ideias.

3. Contexto do ambiente

Posição definida? Agora sim, é hora de começar a decorar e organizar a estante!

Uma dica para inserir elementos decorativos é entender o contexto do ambiente onde a estante está posicionada.

Por exemplo, se a estante estiver na cozinha, você pode fazer uma composição utilizando utensílios domésticos com um design especial. Um copo americano decorado, um jogo de louças ou um porta-colheres são alguns adereços interessantes.

Por outro lado, uma estante na sala pode ganhar lembranças de viagens, fotografias, objetos decorativos temáticos, entre outras opções.

Use o contexto do ambiente como um guia para decorar a sua estante com mais facilidade.

4. Decorações temáticas

Uma outra dica de como decorar e organizar a estante é seguir uma decoração temática, ou seja, escolher elementos que façam parte de um mesmo universo.

Quem gosta dos filmes da Disney pode optar por uma decoração cheia de personagens clássicos. Se você curte música, pode trazer elementos que remetem à essa paixão.

Você pode até mesmo transformar seu gosto por arte em decoração. Dependendo do tamanho dos nichos da sua estante, quadros com designs criativos são opções interessantes na composição.

5. Itens pessoais

Inserir um pouco da personalidade de quem mora na casa na decoração da estante também é uma ótima pedida. Nesse sentido, a dica é trazer itens pessoais para decorar a estante.

Lembra da primeira dica, em que você separou o que queria manter na estante? Esse é o momento de resgatar esses itens para montar uma composição.

Porta-retratos ou lembranças de viagens que você realizou também funcionam para trazer a sua personalidade para o ambiente.

Importante: se a estante estiver sendo utilizada para separar ambientes e não tiver “fundo”, certifique-se de posicionar decorações que funcionam dos dois lados.

6. Paleta de cores

Para muitas pessoas, fazer uma decoração de estante é difícil por não saber como combinar as cores dos elementos.

Nesse caso, a dica para decorar e organizar a estante é seguir uma paleta de cores como guia.

E como você faz isso? Basta acessar o Google Imagens, escrever sua cor preferida seguido de “paleta”. Os resultados vão te dar algumas opções de cores que combinam a partir de uma tonalidade específica.

Depois, é só prezar por esses tons na hora de fazer a decoração.!

7. Criatividade

Acompanhar dicas de decoração é sempre interessante para ter uma base do que você pode fazer. Mas essas dicas não devem ser um fator limitador para a sua criatividade.

Por isso, não deixe de experimentar combinações diferentes na decoração e organização da estante. Até porque, uma das principais vantagens desse móvel, é a possibilidade de transformá-lo a partir da escolha dos elementos.

Misture cores, itens decorativos, formatos, enfim. A melhor forma de descobrir o que você gosta na decoração da estante é testando!

Com essas dicas e um incentivo a sua criatividade, certamente você está munido do que precisa para arrasar na decoração da estante!

E claro, você sempre pode contar com o catálogo do Seu Moa para te ajudar nas escolhas certeiras de itens decorativos.