Fique por dentro das tendências de decoração para 2022-Seu Moa

Decorar um ambiente nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se levarmos em consideração que este ambiente tem que expressar personalidade, sem ser sobrecarregado. Por isso, algo que sempre ajuda é conhecer as tendências de decoração para a próxima temporada.

De fato, a arte de decorar um ambiente está em utilizar algumas das principais tendências de decoração, de acordo com suas preferências.

Seja pela vida corrida, ou pelas novas formas de trabalho, a moradia percorre um caminho muito mais voltado ao conforto e à comodidade.

Isso não significa que sua mobília e decoração deva ser sem graça, mas que deve ser melhor pensada e planejada.

Assim, se você deseja criar um ambiente condizente com suas preferências, mas com um toque de tudo que está em alta, confira estas tendências de decoração para 2022.

Minimalismo

Impulsionado pelo consumo consciente, a decoração e mobiliário minimalista trazem o conceito de menos é mais. Quanto menos informações visuais, melhor o ambiente se torna.

Utilizando linhas retas e formas simples, este estilo visa uma decoração funcional e sem excessos. É comum utilizar cores neutras, com elementos e objetos que seguem um padrão de tonalidade condizente e não destoante do mobiliário.

Além disso, na decoração minimalista, uma boa dica é investir em luz natural. Isso porque, o estilo tem a prerrogativa de ser considerado claro e “limpo”, por isso, cortinas leves, claraboias e grandes janelas são chaves para o sucesso.

Você também pode espalhar espelhos pelo ambiente. Este item é ideal para dar profundidade. Caso seu ambiente seja pequeno, invista em modelos grandes, como aqueles que vão do chão ao teto.

Dourado

Sinônimo de requinte e sofisticação, o dourado é uma tendência de decoração para 2022. Esta cor fez sucesso nos anos 20, 60 e 70, e vem se tornando queridinha dos decoradores que buscam um ar clássico e elegante.

Símbolo de abundância, apesar de estar em alta, deve ser usada com cautela para não sobrecarregar ou tornar a decoração “enjoativa”.

Por isso, a dica é inserir esta cor, uma das tendências de decoração de 2022, em elementos menores como molduras de quadros, porta-retratos, móbiles criativos, vasos, ou luminárias.

Dependendo da cor de seus móveis, o dourado pode estar presente em torneiras, na cuba do banheiro, em partes visuais que sejam de metal ou em puxadores e ornamentos.

Estilo industrial

Originária da crise de 1929, onde muitos galpões abandonados foram utilizados como moradia, deixando expostos tijolos e tubulações, o estilo industrial tomou conta da decoração, principalmente de lofts e apartamentos.

Porém, para se tornar tendência de decoração em 2022, este estilo veio com um toque de requinte. 

Além do famoso cimento queimado e concreto aparente, outras opções aparecem para dar um toque moderno sem necessitar de mudanças na estrutura.

Assim, para se inserir neste estilo, invista em luminárias de tubulações aparentes, lâmpadas de filamento, ou móveis e metais de cor preta.

Decorações menores, como um mapa geométrico, é uma forma de dar um toque industrial para um ambiente com delicadeza e sofisticação.

Móveis multifuncionais

Móveis multifuncionais são aqueles que possuem mais de uma função.  Além de serem uma alternativa criativa, eles têm ganhado cada vez mais protagonismo nas decorações pelo aproveitamento de espaço.

Seja porque os ambientes estão menores, seja pelo avanço da filosofia de compra consciente, estes móveis buscam adaptações que utilizem melhor o espaço disponível.

Móveis multifuncionais são utilizados nos mais diversos cômodos, e podem ser introduzidos como mesas dobráveis, sofás-camas ou bancadas extensíveis.

Outro ponto positivo é que eles ajudam a fornecer uma decoração mais clean. Por isso, abuse da marcenaria e crie espaços úteis para guardar objetos, como cama-baú ou lixeiras embutidas nos armários da cozinha.

É importante ressaltar que estes móveis combinam com diversos estilos de decoração, como a minimalista e retrô – basta adaptar à sua proposta.

Estilo confortável

Os últimos anos demonstraram a importância de ter um ambiente confortável em casa, afinal, cada vez mais, estamos passando mais tempo dentro dela.

O objetivo deste estilo é proporcionar ambientes agradáveis e aconchegantes. Assim, uma primeira dica é fazer com que os cômodos recebam mais claridade natural, com o uso de cortinas claras ou de espelhos para refletir a luz.

Acrescente estofados e almofadas que sejam acolhedoras e com tecido agradável ao toque. Isso também vale para toalhas, cobertores e até mesmo o roupão pessoal.

Quanto à decoração, considere adotar o mínimo necessário para a sua rotina, isso proporciona uma ambiente mais organizado e economiza horas de organização e limpeza.

Tendência que não sai de moda: ambiente integrados

Apesar de também ser considerada uma tendência de decoração para 2022, os ambientes integrados são sucesso há muitos anos, e continuarão presentes.

Fato é, que este estilo de arquitetura proporciona melhor aproveitamento do espaço e facilita a convivência e interação entre as pessoas.

Aposte em ambientes integrados para ter melhor iluminação, circulação de ar e pessoas, e ampliar visualmente ambientes pequenos.

E na sua casa, já adotou alguma destas tendências de decoração? 2022 está apenas começando e essa é uma ótima oportunidade de fazer ajustes, para ter um lar ainda mais agradável e aconchegante.