Estilo Retrô Inspire-se e transforme sua casa- Seu Moa

Repaginar a decoração de uma casa não significa, necessariamente, buscar referências modernas. É possível transformar um ambiente ao se inspirar no Estilo Retrô, que resgata o passado de forma elegante e atrativa.

Como todo estilo de decoração, quanto mais informações e inspirações você conhecer, mais fácil será para montar ambientes que sigam determinado tipo de décor.

Por isso, conheça tudo sobre o Estilo Retrô e descubra como você consegue transformar sua casa com ele!

O que é o Estilo Retrô?

O Estilo Retrô é um tipo de decoração que traz referências das décadas passadas, especialmente dos anos 50, 60, 70 e 80, com uma roupagem mais moderna e atual.

Na prática, significa que um espaço decorado com o Estilo Retrô, vai utilizar elementos que remetem às décadas passadas, sem que esses itens tenham sido criados ou fabricados há vários anos.

É nesse sentido que o Estilo Retrô se diferencia do Vintage: enquanto o Vintage preza por peças originais, desenvolvidas em décadas passadas, o Retrô apenas se inspira no que estava na moda em outros tempos.

3 características chaves do Estilo Retrô

Todo estilo de decoração possui algumas características principais, elementos que nos permitem definir se um ambiente segue ou não determinada inspiração.

Com o Retrô, não poderia ser diferente. E embora esse estilo tenha várias características, existem pelo menos 3 que são essenciais, os princípios básicos da decoração. Confira!

1. Mistura de cores fortes

No Estilo Retrô as cores marcam presença. Isso acontece porque, em meados dos anos 60 a 80 com o contexto histórico da época, os produtos eram bastante coloridos – de um eletrodoméstico aos azulejos da parede.

Não é por acaso que, ao decorar com o Estilo Retrô, é preciso inserir cores em diferentes pontos do ambiente. Você pode, por exemplo, aplicar azulejos de padrões geométricos ou um papel de parede floral em uma parede – itens característicos do Retrô.

2. A escolha dos móveis

Por falar em cores, outra característica chave do Estilo Retrô está na coloração dos móveis.

Em geral, móveis que seguem esse estilo, possuem uma parte ou são totalmente coloridos. Essas cores podem ser em tons pastéis ou em tons mais vivos, tudo depende da preferência de cada pessoa.

Quanto ao design dos móveis, é comum que as peças sejam mais baixas, com linhas simples. Outra característica dos móveis retrô está nas pernas, que costumam ser pontiagudas, seja de poltronas, sofás ou mesmo de aparadores.

3. Materiais e texturas diferentes

A terceira das características chaves do Estilo Retrô está no uso de materiais e texturas diferentes na composição de um ambiente.

Painéis ripados ou azulejos em relevo costumam fazer parte desse tipo de decoração, sempre levando em conta a escolha das cores, vibrantes ou pastéis.

Como aplicar o retrô na sua casa

Se você gostou do Estilo Retrô, precisa saber que é possível decorar um ou mais ambientes da sua casa seguindo esse tipo de decoração.

Nesse sentido, a ideia é seguir as principais características do estilo, que são: o uso de cores, a aplicação de texturas variadas e a escolha estratégica de móveis.

Quando falamos de cores, uma dica é aplicar azulejos ou um papel de parede diferente em uma das paredes do cômodo.

É muito importante que você evite compor um ambiente completamente colorido, já que isso pode causar a sensação de excesso de informação.

Nos móveis, pense em peças que possuem cores e formas no estilo retrô. Em cômodos como a sala, você pode optar por contar somente com uma peça nesse tipo de decoração, como um sofá dos anos 60.

Depois, é possível deixar tudo mais colorido ao contar com almofadas estampadas, ou outros pequenos elementos de decoração. Essas almofadas também vão ajudar a trazer o terceiro elemento da decoração Retrô, que é o uso de texturas variadas.

O retrô no dia a dia

Com tantas cores, texturas e linhas específicas, o estilo de decoração Retrô pode não ser adequado para todo mundo – especialmente quem prefere algo mais clean.

Para não ficar cansativo, tenha em mente que não é preciso montar um ambiente totalmente Retrô. Como esse estilo se inspira em décadas passadas, nada impede que você opte somente por alguns elementos, mantendo tudo mais equilibrado.

Agora, uma coisa é certa: ao optar por um estilo com tantas cores e formas diferentes, sua casa ficará muito mais animada e cheia de vida!