De tempos em tempos, é comum que a gente sinta que a decoração de um ambiente precisa ser repaginada. O problema é que, normalmente, acreditamos que não tem como renovar a decoração gastando pouco.

A boa notícia é que essa repaginada pode ser feita sem pesar no seu orçamento, ao colocar em prática ideias simples e funcionais!

De um novo posicionamento de móveis ao toque de cor em alguns detalhes, saiba como renovar a decoração com ideias simples e gastando pouco!

1. Uma nova cara para o sofá

O sofá é um dos principais móveis da sala e, por ocupar um bom espaço no ambiente, é comum pensarmos que não é possível dar uma nova cara para ele.

Nesse caso, a dica para renovar o seu sofá, é caprichar na composição com almofadas, especialmente aquelas com estampas diferentes. Almofadas com frases, com formatos variados ou com cores vibrantes são algumas opções.

Uma manta para o sofá também é uma alternativa interessante, principalmente porque você pode trocar com facilidade.

2. Novas roupas de cama

Assim como acontece com o sofá, a cama ocupa um espaço considerável dentro do quarto e, portanto, faz parte da decoração.

Uma ideia simples para renovar a decoração do quarto é mudar as roupas de cama. Como um jogo de cama costuma durar bastante, vale investir em algo que você realmente goste.

3. A posição dos móveis

Agora, se você sentir que precisa renovar a decoração por completo, mas quer manter o pensamento de gastar pouco, o reposicionamento dos móveis pode ser útil.

Nesse caso, você vai utilizar os móveis que já tem, mas modificar seu posicionamento dentro do ambiente.

Para cômodos com móveis sob medida, essa transformação por completo não poderá ser feita. Mas ainda existem outras dicas interessantes nesse artigo, para você se inspirar!

4. Um pouco de verde

Você sabia que as plantas são consideradas como aliadas para tratar a depressão e lidar com outros problemas de saúde? Além disso, elas são ótimas colaborações na decoração de um ambiente!

Uma das formas de renovar a decoração com ideias simples e gastando pouco, é adicionando um toque de verde aos ambientes.

O único cuidado que você deve ter é na escolha da planta, optando por espécies que se adaptam bem ao nível de calor e de iluminação do cômodo escolhido.

5. Um destaque especial

Assim como as plantas trazem toques de cor para um ambiente, é possível criar um destaque em um cômodo de outra forma: com uma pintura na porta.

Normalmente, optamos por portas de uma cor tradicional, como branco ou marrom. Porém, uma forma de renovar a decoração é pintar uma porta de uma cor diferente.

Na internet, é possível encontrar várias inspirações de portas coloridas, que dão um charme bem especial para qualquer ambiente. Você pode se surpreender com essa dica!

6. Olhe para as paredes

A dica de colocar um pouco de cor nas portas também pode valer para as paredes, ao escolher uma parede da casa para receber um tom diferente.

Além disso, outra forma de renovar a decoração com ideias simples e gastando pouco, é ao aplicar diferentes elementos em uma parede.

Você pode fazer uma combinação de quadros, colocar fotos de momentos especiais e ainda posicionar decorativos de parede para renovar um ambiente.

7. Um tapete para chamar de seu

Uma pequena transformação, que pode causar um grande impacto, é contar com um tapete na composição de um ambiente.

Existem diferentes modelos de tapetes disponíveis, desde opções mais coloridas em tapeçaria, até os mais simples em juta.

O melhor é que o tapete é um item que pode ser substituído de tempos em tempos, o que o torna ideal para ambientes alugados.

8. Pequenos móveis que fazem a diferença

Outra maneira de renovar a decoração com ideias simples e gastando pouco é ao apostar em móveis pequenos, que ajudam a compor um ambiente.

Um bom exemplo são as mesinhas de apoio, que podem ser posicionadas ao lado da cama e fazem uma diferença considerável na decoração.

Existem também móveis como prateleiras ou escadas para posicionar na parede, que são pequenas, acessíveis, e ajudam nessa repaginada.

9. Renovando os armários

O armário é um dos móveis marcantes de qualquer ambiente, uma vez que ocupa um bom espaço.

E saiba que tem como renovar os armários da sua casa sem precisar comprar um móvel novo.

Uma solução é adesivar uma ou mais portas do armário, de uma outra cor. O adesivo costuma ser mais aderente que a pintura, uma vez que portas de móveis normalmente são seladas e não absorvem a cor.

Decoração renovada, sem pesar no bolso!

Renovar o visual de um ambiente pode ser mais simples (e mais barato) do que você imagina.

Muitas vezes, ao trocar detalhes de posição ou ao inserir novos objetos, um cômodo fica mais interessante, aconchegante e agradável.

Por isso, se você está pensando em renovar a decoração, não deixe de selecionar e testar as ideias simples que você mais gostou.

Com pouco esforço, você poderá ter um cantinho totalmente renovado!