Dicas e inspirações para decorar quarto infantil- Seu Moa (1)

Um dos cômodos mais divertidos de decorar em uma casa é o quarto infantil. Afinal, trata-se de um ambiente em que o lúdico, as cores e as formas são muito bem-vindas!

Mas na hora de decorar quarto infantil, há quem tenha dúvidas se está fazendo as melhores escolhas, tanto para a criança quanto para o espaço disponível.

Se esse for o seu caso, saiba que existem dicas e inspirações para decorar um quarto infantil que você pode levar em conta! Neste artigo, selecionamos 5 orientações básicas, para criar um quartinho confortável, agradável e com a cara dos pequenos!

Antes de começar

Existem três aspectos que você precisa considerar antes de começar a decorar quarto infantil: o espaço disponível, o orçamento e o gosto da criança.

Por isso, o primeiro passo para fazer uma decoração adequada, é levantar todas essas informações.

Meça o quarto e faça um desenho identificando as medidas de cada parede. Essa primeira etapa vai ajudar a escolher os móveis com mais segurança.

O item orçamento também é importante, afinal, ninguém quer chegar ao final de uma decoração com dívidas. Saber quanto gastar também permite limitar as escolhas de móveis e objetos decorativos.

Por fim, a criança também deve ser ouvida. E aqui, não é preciso ter medo de “ter que” fazer um quarto temático, caso seu filho ou filha dê como inspiração um personagem de desenho. Você pode usar essa dica para escolha de cores ou de elementos pequenos.

Tem todas essas informações em mãos? Então, agora é hora de decorar o quarto infantil!

1. Hora de brincar, de estudar e de descansar

É no quarto que a criança passa boa parte de seu dia. Por isso, esse cômodo precisa acomodar três atividades importantes: os estudos, as brincadeiras e o descanso.

Assim, na hora de buscar dicas e inspirações para decorar, leve em consideração que o quarto precisa abrigar esses contextos.

Uma dica é utilizar a pintura da parede como ferramenta para separar os ambientes. Você pode optar por uma pintura geométrica em um canto, onde será destinado para a mesa de estudos e a área de brincadeiras.

A ideia da pintura também é útil para criar uma divisão imaginária em quartos compartilhados, para famílias com mais de uma criança.

2. Ao alcance das mãos

Ainda é muito comum que os adultos não olhem para as necessidades dos pequenos, mesmo na hora de projetar um quarto para eles.

Um bom exemplo são as prateleiras onde, muitas vezes, os objetos são mantidos em uma altura em que a criança não consegue alcançar.

É claro que você pode manter nichos e prateleiras mais altas com fins decorativos, para acomodar objetos que ajudam a manter o ambiente com um certo aspecto ou que são perigosos para os pequenos.

Porém, você também pode colocar prateleiras mais baixas, para que a criança seja capaz de alcançar, com brinquedos, livros e outros objetos de seu interesse.

Além de ajudar na autonomia infantil, essas prateleiras ajudam a passar lições importantes, como a organização do ambiente.

3. Artes nas paredes

Mais do que prateleiras, uma dica para decorar quarto infantil é utilizar os quadros com ilustrações como grandes aliados.

Você pode optar por quadros que tenham as cores de um personagem que a criança goste ou com ilustrações que estimulam a criatividade. No Studio Seu Moa, você vai encontrar quadros variados, para todos os gostos e idades.

E se você quiser incentivar a criatividade dos pequenos, pode manter uma prateleira ou mesmo um varal para expor as artes que a criança desenvolver.

4. Organização do quarto

Uma das maiores dificuldades que os pais encontram ao decorar quarto infantil é manter tudo em ordem com o passar do tempo.

Por mais que os responsáveis orientem as crianças, é comum que os pequenos tenham dificuldade em organizar os brinquedos no dia a dia.

Uma dica é manter baús ou cestos de brinquedos pelo quarto. Esses baús permitem acomodar os objetos com mais facilidade. Ao tampar o baú, é possível alcançar um aspecto “organizado” rapidamente.

5. A segurança das crianças

Tão importante quanto pesquisar por dicas e inspirações para decorar quarto infantil, é pensar na segurança dos pequenos dentro de um ambiente.

Na hora de fazer a decoração, lembre-se de optar por móveis sem quinas, além de conferir se todas as tomadas estão bem protegidas.

Você também pode considerar colocar um tapete no quarto, que protege a criança de se machucar em tombos, além de funcionar como um elemento decorativo.

Para não errar, opte por um tapete que tenha uma cor que combine com o restante da decoração. Tapetes coloridos são ótimos para quarto infantil, já que disfarçam a “sujeira” (como riscos de caneta) e trazem mais alegria ao ambiente.

Decorando quarto infantil

Por mais complexo que pareça, decorar quarto infantil pode ser uma tarefa mais simples se você seguir algumas dicas e inspirações, e considerar a opinião das crianças.

Uma boa pesquisa pela internet vai te ajudar a encontrar inspirações além dessas que apresentamos. Uma dica é salvar todas suas imagens favoritas, para ter uma visão geral das preferências e encontrar um caminho a seguir.

Vale aproveitar esse momento para incentivar a criança a colaborar com a construção da ideia. Além de fazer com que ela se sinta valorizada, atividades em conjunto são ótimas para desenvolver laços afetivos.

E aí, com tudo pronto e decorado, é só aproveitar o quarto e todas as suas possibilidades – seja para estudar, descansar ou brincar!