5 dicas para otimizar espaço em apartamentos pequenos

Morar em um ambiente entre 30 e 60 m² parece limitado para você? Saiba que existem dicas para otimizar espaço em apartamentos pequenos, capazes de deixar um cômodo mais confortável!

A verdade é que, em muitas cidades, apartamentos pequenos são bastante comuns. Com a limitação de espaços disponíveis, as empresas de construção precisaram diminuir o tamanho dos apartamentos, para acomodar mais moradores.

Esses apartamentos são opções frequentes para casais ou solteiros, mas nada impede de acomodar sua família em um ambiente pequeno – desde que você siga algumas dicas estratégicas!

Por isso, se você mora em um apartamento pequeno, precisa conhecer essas 5 dicas para otimizar espaço e transformar seu lar em um ambiente mais agradável e acolhedor. Confira!

1. Prefira móveis multifuncionais

Quando falamos em apartamentos pequenos, qualquer cantinho pode ser importante para trazer mais conforto para um ambiente.

Nesse sentido, uma dica que permite otimizar espaços é optar por móveis multifuncionais. Essas peças de mobília costumam apresentar mais de uma finalidade, o que ajuda a aproveitar ao máximo um cômodo.

Um bom exemplo é cama box com baú, ideal para a decoração de quartos pequenos. Ao optar por esse modelo de cama, além de ter um lugar confortável para dormir, você consegue utilizar o espaço inferior para guardar itens que não são usados com frequência.

Caso você já tenha uma cama tradicional e não esteja planejando uma troca, é possível comprar caixas plásticas com tampas para colocar embaixo da cama e acomodar alguns itens.

2. Explore os espaços verticais

Enquanto os apartamentos maiores permitem um uso de móveis mais livre, para ambientes pequenos a falta de espaço pode impedir determinadas escolhas.

Mas algo que você pode fazer para otimizar espaço em apartamentos pequenos é explorar as áreas verticais da sua casa, ou seja, as paredes.

Aqui, é possível posicionar prateleiras nas paredes ou mesmo escolher uma estante mais fina, que seja capaz de acomodar alguns objetos.

Se você tem muitos livros ou enfeites, que são itens que não pegamos com tanta frequência, pode fazer uma prateleira bem próxima ao teto – apenas lembre-se de ter uma escada que permita alcançar esses objetos!

3. Divisórias de cômodos com móveis

Em muitos apartamentos pequenos, utiliza-se o conceito aberto, que é quando os cômodos são integrados e não possuem paredes entre eles.

E apesar de o conceito aberto ser bem útil em pequenos espaços, há quem não se adapte com a falta de paredes.

Uma das dicas para otimizar espaço é aproveitar alguns móveis para fazer linhas de divisão entre os cômodos.

Por exemplo, você pode utilizar uma estante de nichos abertos entre a sala e a cozinha, o que vai ajudar a criar uma separação, sem a sensação de um ambiente apertado.

Aparadores e buffets também podem ser úteis em algumas divisões. Além disso, para kitnets, uma cortina ao redor da cama pode trazer mais privacidade.

4. Espelhos e iluminação

Não é nenhuma novidade que os espelhos são grandes aliados para otimizar espaço em apartamentos pequenos.

O efeito refletivo que o espelho é capaz de proporcionar faz com que um ambiente pequeno pareça um pouco maior.

Porém, é importante sempre optar por usar os espelhos em paredes que reflitam áreas neutras, como corredores e sacadas, ou mesmo janelas. Assim, você também aproveita para dissipar ainda mais a luz natural.

E por falar em iluminação, apartamentos pequenos são especialmente beneficiados pelo bom posicionamento de luzes. Para isso, invista em luminárias que levem a iluminação para todos os pontos do cômodo.

5. Armários bem aproveitados

Para finalizar, a última dica para otimizar espaço em residências com área limitada é aproveitar ao máximo os armários disponíveis.

Isso porque, é muito comum que as pessoas não consigam organizar os armários que possuem de forma adequada, o que provoca a sensação de que o espaço não é suficiente.

Seja os armários da cozinha, da lavanderia ou mesmo do quarto, utilize recursos que otimizam esse móvel. Caixas de plástico, prateleiras internas e até ganchos podem ajudar.

Além disso, a forma como você guarda os itens também faz toda a diferença. No guarda-roupa, por exemplo, acomodar as roupas em rolinhos ao invés de dobrar pode render mais espaço interno.

Casa pequena, mas espaçosa

Por mais que o apartamento que você mora seja pequeno, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas para ter mais organização, aproveitamento e otimização dos espaços.

São dicas básicas que, muitas vezes, podem ser feitas com pouco investimento. De fato, essas dicas mostram que basta um olhar mais atento e estratégico para descobrir que sua casa pequena pode ser bem espaçosa!

Aproveite as sugestões e descubra como o seu apartamento limitado pode se transformar em um ambiente confortável e super agradável.

E veja também alguns itens decorativos do Seu Moa para deixar tudo ainda mais especial!