Decoração estilo industrial- Saiba como usar na sua casa-Seu Moa

Um dos estilos de decoração que mais ganharam espaço nos últimos anos é o industrial. Se você gosta desse tipo de design, saiba que tem como usar na sua casa!

Para isso, existem alguns detalhes que devem ser observados no estilo industrial, para que a decoração da sua casa siga os principais padrões estéticos dessa decoração, que é tão moderna e cheia de personalidade.

Ao aplicar o estilo industrial na sua casa, você cria um espaço urbano, elegante e que tem tudo a ver com o momento que vivemos.

Quer saber como usar a decoração industrial? Acompanhe nossas dicas neste artigo!

O que é estilo industrial?

Os primeiros registros de decoração industrial datam da década de 70, nos Estados Unidos, especificamente em Nova York.

Na época, houve um movimento de arquitetos que assumiam projetos em antigos galpões industriais, com o objetivo de transformá-los em ambientes habitáveis e confortáveis, sem perder as características originais.

Ao adaptar ambientes que serviam somente para a indústria, os arquitetos descobriram um estilo diferente, que comunicava diretamente com a vida moderna.

Assim, cômodos integrados, móveis com aspectos de indústria e a ausência de elementos muito sofisticados ajudaram a compor o que chamamos hoje de estilo industrial.

Quais são as principais características do estilo industrial?

Como todo estilo de decoração, existem alguns elementos que carregam o DNA do industrial, ou seja, que comunicam diretamente com o que esse tipo de décor propõe.

No estilo industrial, é muito comum que se trabalhe elementos como o concreto, tijolos aparentes, revestimentos com aspecto desgastado e tubulação exposta.

O metal é um material bastante presente, seja nos trilhos de luminárias que ajudam a ampliar os ambientes ou nos móveis, que lembram mobílias de escritórios.

É comum que os ambientes com esse estilo de decoração sejam compostos de móveis e elementos em cores escuras, sendo que cores vivas são inseridas estrategicamente.

E ainda que o estilo industrial normalmente seja relacionado a imóveis de conceito aberto, como os lofts, nada impede que você reproduza essa decoração dentro da sua própria casa.

Como aplicar o industrial na sua casa?

Se a decoração estilo industrial tem tudo a ver com a vida moderna, como ele pode ser aplicado em um ambiente residencial?

Para te ajudar na tarefa, organizamos dicas compatíveis com cada cômodo da casa. Assim, você pode optar por fazer uma residência totalmente industrial, ou levar o estilo somente para alguns ambientes. Confira!

Sala de estar

Uma das principais características do estilo industrial é expor o que, normalmente, fica escondido. Um bom exemplo é o concreto ou os tijolos em uma parede.

Na sala de estar, você pode se apropriar dessa característica, optando por uma parede que tenha tijolos expostos ou seja feita em cimento queimado.

Em ambos os casos, uma opção mais prática é contar com adesivos de parede, que imitam essa textura. É um método prático de transformar a decoração da sua casa, sem as complicações de grandes reformas.

Para compor a decoração do ambiente, considere utilizar letterings e decorativos. Muitos deles são feitos em material que imita o metal, em preto, o que combina com o estilo.

Cozinha

Em projetos que “começam do zero”, é comum que a cozinha seja integrada à sala. Pensar nessa característica é interessante para quem vai construir ou reformar.

Agora, se você quer saber como usar na sua casa e na sua cozinha esse estilo, sem grandes intervenções, a dica é considerar a mobília como peça-chave.

O ideal é que os móveis sejam em metais, com o conceito de armários e prateleiras abertas. A madeira em tom cru é uma ótima opção para combinar com o metal.

Insira também elementos que costumam estar presentes em cozinhas industriais, como coifas, torneiras e eletrodomésticos que sejam em materiais ou em um estilo que lembram este local.

Banheiro

No banheiro, a decoração estilo industrial encontra plataformas em diferentes elementos.

Para começar, você pode considerar fazer uma bancada revestida por cimento queimado, ou mesmo optar por lajotas e pisos de tons escuros, que tragam a sobriedade do estilo industrial.

A iluminação com fios aparentes, assim como a exposição dos canos, também são opções interessantes. As torneiras em estilo rústico também ajudam a compor o ambiente.

Quarto

No quarto, existem diferentes elementos do industrial que podem ser trabalhos, a começar pela cabeceira da cama, que pode ser feita em canos metálicos.

As paredes também podem ganhar tons mais sóbrios, com a técnica de cimento queimado. No chão, tapetes escuros ajudam a criar um ambiente integrado.

Para não deixar tudo muito “sério”, insira elementos decorativos com pontos de cor. Luminárias pendentes próximas à cama também ajudam a criar uma atmosfera agradável.

Home office

Por fim, um último ambiente que pode seguir o estilo industrial é o home office.

Como esses cômodos costumam ser pequenos, é interessante que você conte com boas janelas para garantir a entrada de luz natural, criando a sensação de amplitude.

Caso não seja possível, utilize no home office a luminária em trilho. Além de permitir a maior dissipação da luz, ela comunica com o estilo industrial.

O industrial como clássico

Depois de todas essas dicas, você tem tudo o que precisa para usar o estilo de decoração industrial na sua casa.

Por ser sóbrio e elegante, esse é o tipo de estilo que tem tudo para se tornar um clássico, capaz de passar por gerações sem envelhecer ou deixar de comunicar com as novas tendências.

Por isso, se você gosta do estilo industrial, selecione as melhores dicas e comece a decorar! Certamente, sua casa vai ficar cheia de personalidade com essa decoração.