como-montar-um-espaço-pet

Para muitas pessoas, um animal de estimação é como um membro da família. E como todo familiar, o pet também merece cuidado e conforto!

Pensando nisso, cada vez mais pessoas estão buscando formas de criar um cantinho pet, um espaço para seu animal de estimação encontrar aconchego e proteção.

Que tal montar um cantinho para pet na sua casa? Com algumas dicas básicas, você pode fazer um espaço especial para seu animal de estimação se sentir ainda mais amado!

Por que fazer um cantinho pet?

Não é novidade que os animais de estimação são importantes para a saúde do ser humano. Pesquisas apontam que cães e gatos são capazes de diminuir o risco de ataque cardíaco e melhorar a saúde mental.

Além disso, os animais de estimação são grandes fontes de afeto e carinho, o que faz com que o humor das pessoas seja diretamente impactado.

Com tantos benefícios que recebemos dos pets, é mais do que justo oferecer um cantinho de qualidade para os bichinhos!

Porém, fazer um cantinho pet também pode ajudar a manter a sua casa mais organizada, ao limitar o espaço do bichinho e reunir seus brinquedos em um só ponto da residência.

Pensando no espaço para seu animal de estimação

Antes de começar a montar um cantinho para pet, é importante levar em consideração quais são as principais necessidades do bichinho.

Em geral, um animal de estimação precisa ter três espaços principais: um ambiente para suas necessidades fisiológicas, outro para as refeições e um terceiro para relaxar confortavelmente.

Quem mora em casa, normalmente disponibiliza a área externa para que o animal faça suas necessidades. Em apartamentos, esse espaço pode ser na sacada, na lavanderia ou no banheiro.

Para o espaço das refeições, há quem deixe próximo da área para relaxar, enquanto outras pessoas optam por manter tudo na cozinha. O ideal é pensar em um espaço que seja fácil recarregar o pote de água e de ração.

No ambiente para descansar, os locais preferidos são o quarto ou a sala de estar. E aí, nesse sentido, vale até pensar em uma decoração especial para deixar tudo mais harmônico – para você e para o pet.

Montando um cantinho pet

Agora que você já sabe que o cantinho para pet pode estar em diferentes cômodos da casa, é hora de conhecer dicas para montar esse espaço.

Para começar, escolha as áreas da casa que serão disponibilizadas para o pet. Isso vai te ajudar a buscar soluções adequadas para cada ambiente.

Na prática, você pode criar um espaço para necessidades fisiológicas na sacada, a área de refeição na cozinha e um cantinho para relaxar na sala.

Com isso em mente, escolher a decoração e organizar os elementos fica muito mais simples!

A seguir, separamos outras 5 orientações básicas, que vão te ajudar a construir o cantinho pet perfeito para seu animalzinho!

1. Protegendo o espaço

Quem mora em apartamento, especialmente em andares superiores, precisa considerar a proteção do espaço como item principal.

Afinal, um animal de estimação nem sempre tem noção da altura em que se encontra ou dos riscos que pular de uma janela podem provocar.

Por isso, lembre-se de proteger os espaços da sua casa que podem ser perigosos para o animal de estimação.

Isso inclui colocar telas na sacada e nas janelas, além de proteger tomadas e quinas de móveis que podem provocar machucados no seu pet.

2. Um espaço confortável

Com a casa protegida, é hora de pensar no conforto do seu bichinho.

Nesse caso, é essencial oferecer uma caminha que seja aconchegante e adequada para o tamanho de cada animal.

Cães maiores podem se beneficiar de grandes almofadas, enquanto gatos costumam gostar de camas que tenham uma certa “proteção”, como uma casinha.

Locais que fazem temperaturas baixas precisam contar com cobertores especiais, enquanto cidades muito quentes devem prever espaços em que o animal pode se deitar diretamente no piso.

O conforto também deve ser considerado nas refeições dos animais, com potes que sejam adequados para a altura do animal, evitando dores no pescoço.

3. Cores nas paredes

Por mais que você cuide da higiene do seu animal de estimação, é muito comum que o pó e outras sujeiras se acumulem no pelo do animal.

Se o cantinho para pet for feito próximo à uma parede, é bem possível que, em pouco tempo, sua parede fique manchada pelo contato com o pelo.

Por isso, a dica é contar com cores mais escuras na parede. Vale fazer uma pintura geométrica, que dá ao cômodo um ar mais dinâmico e moderno.

4. Considere a decoração como um todo

Não importa o tamanho do cantinho para pet: ele vai fazer parte do ambiente da sua casa.

Por conta disso, é interessante fazer um cantinho que tenha relação com a decoração atual da sua casa.

Uma dica é escolher a caminha e outros acessórios nas mesmas cores dos seus móveis.

Quem tem gato também pode pensar em um projeto com prateleiras, que dá vazão ao lado explorador do animal e permite que ele gaste energia.

Como o espaço pet costuma ser integrado com outras áreas da casa, você pode usar aromas a seu favor, com fragrâncias que transmitem afeto, aconchego ou relaxamento.

Além de ser uma ótima forma de trabalhar as sensações, os aromas são capazes de disfarçar o cheiro natural de alguns animais.

5. Móveis de humanos e móveis de animais

Por fim, é bom ter em mente que assim como existem móveis para seus pets, existem móveis que são projetados para os humanos.

Assim, pense em formas de proteger sua mobília – tanto para evitar danos aos móveis quanto para evitar machucados nos animais.

Nesse caso, proteger os pés dos móveis, assim como as quinas, é um cuidado essencial.

No cantinho para pet, não deixe por perto nenhum objeto que possa causar ferimentos no animal, especialmente quando são filhotes (pequenos e bagunceiros exploradores).

Curtindo com seu pet

Montar um cantinho para pet em casa não é algo complicado, desde que você leve em consideração as características do seu animalzinho.

Depois que todos os espaços do seu pet estiverem bem montados, tudo o que você precisa fazer é curtir a companhia desse grande amigo.

Certamente, vocês vão viver momentos memoráveis em ambientes projetados para os animais!