Saiba quais são as plantas ideais para cultivar em apartamento

Para deixar um ambiente mais aconchegante, as plantas são sempre uma boa recomendação. Mas em apartamentos, a limitação de espaço e baixo contato com a luz solar pode impedir o desenvolvimento das plantas.

Nesse caso, a saída é optar por plantas ideais para cultivar em apartamento. São aquelas que exigem pouco contato com o sol e conseguem lidar com a limitação de água.

Assim, ao optar por plantas que se adaptam nesse ambiente urbano, você consegue criar uma atmosfera aconchegante, deixando tudo mais verde e mais leve.

A seguir, conheça 7 plantas ideais para cultivar em apartamento e algumas dicas básicas de cuidados!

Hera

A Hera, também conhecida como Ivy, é uma planta que tem um visual delicado e se adapta bem aos vasos pequenos.

Uma curiosidade da planta, é que ela cresce conforme o espaço que tem disponível. Por isso, é uma planta ideal para cultivar em apartamento, mesmo em locais em que as áreas são bem limitadas.

A Hera pode ser utilizada na decoração de diferentes formas, seja em cima de um balcão ou em uma prateleira. Também é possível colocá-la em um vaso suspenso.

É interessante posicionar a Hera em um local que tenha algum contato com o sol, mas não diretamente. Isso porque, é uma planta que gosta de luminosidade e temperatura média.

Cactos

Quando falamos em plantas ideais para cultivar em apartamento, é impossível não falar dos cactos.

Por ser uma planta que sobrevive a condições adversas, os cactos têm facilidade em se adaptarem aos apartamentos, desde que consigam ter algum contato (mesmo que indireto) com a luz solar.

Outro ponto positivo do cacto é que não é necessário fazer regas constantes, o que ajuda as pessoas que costumam se esquecer de cuidar das plantas.

Na decoração, você pode combinar um vaso de cacto com outros elementos, como móbiles decorados, em um canto ou corredor do apartamento.

Espada de São Jorge

Outra das plantas ideais para cultivar em apartamento é a Espada de São Jorge. Isso porque, além de se adaptar com facilidade em qualquer ambiente, é uma excelente opção para diferentes tipos de decoração.

A Espada de São Jorge exige cuidados básicos e cresce de acordo com a incidência da luz. Por isso, é interessante mantê-la em contato indireto com a luz solar.

Você pode posicionar um vaso de Espada de São Jorge na mesinha de centro, no aparador ou em um vaso no chão.

Clorofito

Quem gosta de plantas com um visual mais extravagante, vai gostar de conhecer a Clorofito.

Ela é composta de folhas compridas em forma de arco, com diferentes tons de verde. É uma planta que combina com o calor, por isso, é interessante considerar o clima da sua região antes de comprá-la.

Para que ela cresça saudável, é preciso que a planta tenha contato com o sol e seja regada algumas vezes na semana.

Por conta disso, é ideal para a área externa do apartamento, como a sacada, ou em pontos em que o sol consegue entrar e incidir sobre ela.

Gérbera

Para quem gosta de plantas capazes de dar flores, a gérbera se mostra uma ótima opção.

Essa é uma planta que dá flores coloridas, que ajudam a deixar os ambientes mais leves e alegres. É resistente e conta com propriedades que colaboram para diminuir a poluição – uma ótima escolha para apartamentos urbanos.

Porém, é importante saber que a gérbera exige alguns cuidados especiais, como estar sempre em contato com o sol e ter uma rega regular.

A gérbera também pede alguma atenção no dia a dia, para certificar que a planta não está ficando seca demais – um mau sinal.

Rosa de Pedra

Um tipo de suculenta, a Rosa de Pedra tem sido cada vez mais utilizada na decoração dos ambientes, principalmente por ocupar pouco espaço e ser muito elegante.

A Rosa de Pedra é uma planta interessante para quem mora em apartamento porque exige poucos cuidados. Você pode regar somente quando notar o solo seco, e levá-la ao sol com alguma frequência.

Na decoração, a Rosa de Pedra combina com ambientes como o banheiro e a cozinha. Mas em pontos sem incidência solar, é bom ficar de olho para reconhecer qualquer fraqueza na planta.

Palmeira Ráfia

Para fechar a lista de plantas ideais para cultivar em apartamento, a sugestão é a Palmeira Ráfia.

Além de ser muito elegante, ela tem como ponto principal a facilidade em ser cultivada. Não é preciso que a planta tenha contato direto com o sol, embora ela goste de espaços mais arejados.

Ela compõe bem a decoração de ambientes como a sala de estar ou de jantar. E para que a planta fique sempre saudável, a dica é fazer a rega quando o solo estiver seco.

Algumas dicas para cuidar das plantas

Cuidar das plantas no apartamento nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, com a limitação de espaço, manter utensílios para os cuidados não é uma opção.

Porém, você não precisa de muita coisa para cuidar das suas plantas!

Entre os itens que você precisa, o mais importante é o borrifador. Isso porque, existem plantas que gostam de receber água tanto no solo quanto nas folhas.

Além disso, é interessante contar com uma pequena pá para mexer a terra da planta, de tempos em tempos. Lembre-se apenas de ter cuidado para não machucar as raízes.

Outra dica é pesquisar sobre as características de cada planta: quantas vezes regar, quanto de luz solar ela precisa, se é necessário adicionar adubo a terra, enfim.

Quanto mais informações você conseguir, maiores são as chances de sua planta ser cuidada adequadamente, impactando diretamente na qualidade e na saúde da mesma.

Assim, com a escolha de plantas ideias para cultivar em apartamento, e a aplicação de alguns cuidados básicos, sua casa fica mais verde e muito mais aconchegante.