7-dicas-criativas-de-como-usar-fotos-na-decoracao-Seu-Moa

As fotografias possuem um papel especial: elas congelam momentos importantes da vida. E saiba que existem algumas dicas criativas de como usar fotos na decoração.

Ao aplicar fotos na decoração dos ambientes, você consegue criar uma atmosfera mais intimista, acolhedora e cheia de personalidade.

Mas ao invés de apenas colocar as fotos em porta-retratos, posicionados sobre um móvel ou aparador, você pode contar com soluções criativas para compor com esses registros especiais.

A seguir, confira 7 dicas criativas de como usar fotos na decoração, para aplicar na sua casa o quanto antes!

Dica 1: Uma parede estilo museu

Você já esteve em um museu de arte? Se a resposta for sim, sabe que a maioria das paredes contam com vários quadros diferentes, posicionados um ao lado do outro.

Outra característica desses ambientes é que as imagens são posicionadas de cima a baixo, aproveitando todos os cantos das paredes.

Com isso em mente, a primeira dica de como usar fotos na decoração é fazer uma parede da sua casa em estilo museu – ou seja, com fotografias que vão do chão ao teto.

Você pode optar por uma parede do seu quarto, da sala, ou mesmo um corredor.

Aqui, a ideia é não ter muita regra: utilize fotos e molduras diferentes, tendo em mente o conceito de fotos em toda a parede.

Dica 2: Fotos em formatos diferentes

O tamanho mais comum de fotografia é 10 cm x 15 cm. Porém, nada impede que você crie uma decoração com fotos em formatos diferentes.

Nessa ideia criativa de como usar fotos na decoração, você pode fazer uma composição com fotos que variam em seu tamanho.

As medidas padrões, que a maioria das empresas de fotografia atendem, são:

  • 13×18 cm
  • 15×21 cm
  • 20×25 cm
  • 20×30 cm

Entretanto, se você quiser fazer quadros ainda maiores, como tamanho A3, por exemplo, pode levar sua imagem até uma gráfica para realizar o serviço.

Depois, com as fotos impressas em tamanhos diferentes, você poderá posicioná-las em um ambiente. Aproveite para brincar também com as molduras, já que existem opções variadas.

Dica 3: Combine as fotos com outros elementos

Para que a decoração com fotos fique mais dinâmica e atrativa, uma ideia é combinar os registros com outros elementos decorativos.

Uma sugestão são os letterings, que são palavras recortadas em materiais como MDF, metal ou plástico.

Em uma parede de fotos, você pode posicionar um lettering escrito “mémorias”, para que a decoração ganhe um charme a mais, um ponto de atenção que se destaca em meio aos registros fotográficos.

Além dos letterings, você também pode combinar as fotos com bandeiras, flâmulas ou mesmo quadros com ilustrações que tenham algum significado especial para você ou para a família.

Dica 4: Desenhos com as fotos

Todas as fotografias são retangulares ou quadradas. Você pode aproveitar esse formato para criar desenhos com as imagens.

Uma das dicas criativas de como usar fotos na decoração é montar figuras maiores com as imagens.

Assim, como um grande mosaico, você pode fazer figuras como um coração, um círculo, ou mesmo uma árvore.

Também é possível fazer mosaicos mais abstratos, como uma “cascata” de fotos, ou posicionar uma imagem ao lado da outra, mantendo uma linha de espaço entre cada fotografia.

Para não errar, você pode desenhar a imagem que planeja formar em um papel (como papel kraft, por exemplo), para ter uma noção do resultado.

Dica 5: Aproveite o espaço das prateleiras

Se você tem uma estante na sala de estar, ou prateleiras nas paredes do quarto, pode aproveitar alguns desses nichos para posicionar as fotografias.

Nesse caso, a ideia é combinar as fotos com outros elementos de decoração. Em uma prateleira, por exemplo, você pode colocar duas imagens com alguns livros; em outra, fotografias com itens de viagens.

Para aproveitar o espaço das prateleiras, vale contar com porta-retratos de formatos diferentes e um pouco mais reforçados do que os tradicionais. Isso vai ajudar na composição do ambiente.

Outra ideia criativa é colocar prateleiras específicas para quadros, onde você poderá posicionar imagens de diferentes tamanhos, uma em cima da outra.

Dica 6: Preto, branco e a cor

Existem duas formas principais de imprimir uma fotografia: colorida ou preto e branco. E com essas duas opções, é possível criar combinações variadas.

Você pode escolher uma parede da sua casa para posicionar várias imagens preto e branco. Vale tanto registros de momentos especiais, quanto fotos de paisagens ou cliques de profissionais que vendem online.

O mesmo acontece com as fotos coloridas. Aqui, vale buscar imagens que tenham a mesma tonalidade ou padrão de cores, o que vai ajudar a criar uma certa integridade entre elas.

Por fim, é possível ainda combinar fotos preto e branco com imagens coloridas. Uma sugestão é deixar imagens com zoom ou close de um elemento em preto e branco, e fotos macro coloridas.

Dica 7: Plotando a parede

Por fim, a última das dicas criativas de como usar fotos na decoração é aproveitar uma parede para fazer uma plotagem.

Plotagem é um tipo de impressão, feita em papel adesivo, que pode ter grandes dimensões. Esse serviço é realizado somente em gráficas, mas te dá a possibilidade de escolher quantas imagens quiser. Assim, escolha uma parede da sua casa ou um pedaço específico em um ambiente, tire as medidas, e combine fotografias para preencher esse espaço.

Quando imprimir, lembre-se de verificar se a empresa gráfica faz o serviço de aplicação, já que isso exige a habilidade de profissionais.

Usar fotos na decoração deixa tudo mais pessoal

Uma das principais dicas para decorar um ambiente é escolher elementos que tenham a ver com a personalidade dos moradores – e nada mais pessoal do que as fotografias de momentos especiais.

Por isso, se você quer trazer esse aspecto intimista para um ambiente, considere seguir uma das dicas criativas de como usar fotos na decoração.

Agora que você já conhece as dicas, só precisa selecionar os registros especiais para colocar a ideia em prática, e ter um ambiente cheio de história para relembrar.