Japandi Saiba como adotar o estilo que é tendência na decoração- Seu Moa

Para algumas pessoas, na decoração, menos é mais. Se você concorda com essa linha de pensamento, precisa conhecer o Japandi, um estilo que é tendência no design de interiores.

Japandi é um tipo de decoração que mistura conceitos escandinavos com o minimalismo japonês. Com elementos de ambas as tendências, o resultado é um ambiente elegante e extremamente funcional.

Mas que tal conhecer o Japandi em detalhes? A seguir, descubra o conceito por trás desse design e saiba como adotar o estilo que é tendência na decoração!

O que é Japandi?

Japandi é um estilo de decoração que se popularizou graças à internet. Como o nome sugere, trata-se de uma mescla do design japonês (Japan) e do escandinavo (di).

Na prática, o Japandi combina conceitos importantes de cada estilo de decoração, como o minimalismo japonês e o aconchego do design nórdico.

Essa mistura leva em consideração duas filosofias específicas, cada uma vinda de uma região: o Wabi Sabi e o Hygge.
Wabi Sabi é uma filosofia japonesa que propõe enxergar beleza no que é simples, rústico e na história que cada objeto possui.

O conceito Hygge, dos países nórdicos, tem como objetivo valorizar os pequenos prazeres da vida, como ter uma casa aconchegante para voltar.

Como resultado, uma decoração com o estilo Japandi é clara, com poucos objetos, cores que transmitem tranquilidade e itens que remetem ao aconchego da natureza.

Mas como adotar o estilo que é tendência na decoração?

Quais são as principais características da decoração Japandi?

Quando falamos em um tipo de decor, existem algumas características que fazem parte do conceito, que nos ajudam a adotar o estilo.

No caso do Japandi, são elementos que não podem faltar ao planejar a sua composição!

O minimalismo é uma das características mais importantes, com espaços em que se preza a mobilidade das pessoas e um visual mais claro e organizado.

Por conta dessa característica, os objetos decorativos são poucos e tem papéis estratégicos na decoração. Em geral, são objetos com visual “feito em casa”, como flâmulas, quadros e louças.

Esse minimalismo também está presente na escolha das cores, com tons mais sóbrios e claros, capazes de transmitir a sensação de tranquilidade ao olhar.

Plantas e materiais naturais também fazem parte desse estilo de decoração, além da presença de elementos que ajudam a compor ambientes mais aconchegantes, como a textura de cobertores e mantas.

Quando analisamos todas essas características, o Japandi se mostra bem prático de ser aplicado. Mas como adotar o estilo que é tendência na decoração?

Para te ajudar na tarefa, selecionamos as 5 melhores dicas de decoração Japandi. Confira!

5 dicas para aplicar a decoração Japandi

Para aplicar um estilo de decoração na sua casa, independentemente de qual seja, é preciso observar os principais conceitos e características que ele possui.

No Japandi, os itens que você precisa observar são as cores, o minimalismo, a escolha de materiais, a presença da natureza e o uso de tecidos.

Veja 5 dicas práticas para aplicar a decoração Japandi na sua casa!

Pense na paleta de cores

Um estilo que mistura conceitos, como o Japandi, só pode ter uma paleta que mescla as principais tonalidades do estilo escandinavo e do minimalismo japonês.

Nesse sentido, a paleta de cores Japandi inclui tons claros, que vem da decoração escandinava, como branco, bege, cinza, amarelo claro e rosa claro.

Já as cores japonesas aparecem no Japandi nos tons mais sóbrios, como azul marinho, verde musgo e caramelo.

Assim, a ideia é misturar esses tons nas composições. Em um quarto, por exemplo, você pode mesclar paredes de uma cor mais forte, com outras mais claras.
Essas cores têm em comum a capacidade de criar uma atmosfera relaxante e intimista.

Menos é mais

A decoração japonesa e a escandinava, por si só, não utilizam muitos recursos e objetos decorativos.

Isso porque, ambas prezam por um ambiente claro, funcional e que tenha um visual que provoque uma sensação de calma – algo que um cômodo cheio de elementos não é capaz de proporcionar.

Por isso, na hora de adotar o estilo que é tendência na decoração, opte por manter poucos objetos decorativos. Itens com linhas retas e com funções bem definidas são bem-vindos nesse tipo de decoração.

Materiais mais naturais

No estilo Japandi, os materiais mais utilizados nos móveis ou nos objetos decorativos são naturais.

Nesse sentido, alguns materiais que combinam com o estilo são a madeira, fibras naturais, cerâmica e barro.

Móveis como uma mesa de madeira natural, cadeira de vime e armário com portas de fibra são algumas boas opções, que se enquadram no estilo Japandi.

Se você tem habilidades manuais, pode se arriscar a construir alguns móveis ou objetos naturais. Lembre-se que nada precisa ser perfeito: apreciar as falhas também é importante.

Plantas em locais estratégicos

Quando falamos em adotar o estilo que é tendência na decoração, é perceptível o quando a natureza ocupa um lugar importante.

E ainda que a escolha de materiais de móveis e objetos decorativos ajude a trazer a natureza para dentro de casa, não tem nada melhor do que contar com plantas para dar um ar mais vivo.

Você pode optar por plantas que tenham um tom de verde mais sutil. Alguns tipos de cactos e folhagens são ideais, especialmente em ambientes fechados, com pouca incidência de sol.

Escolhendo os tecidos

Alguns cômodos da casa contam com tecidos, que ajudam na composição. É o caso do sofá na sala, ou da cama no quarto.

No Japandi, os tecidos seguem a mesma lógica de valorizar o que é natural. Assim, tecidos como algodão e linho são bastante utilizados.

As cores dos tecidos devem acompanhar a paleta Japandi, sempre pensando em criar um ambiente que transpareça a sensação de conforto.

Estilo Japandi na sua casa

Não é por acaso que o estilo Japandi tem feito tanto sucesso na internet. Afinal, essa decoração preza pelo básico e funcional, sem deixar de lado o aconchego.

Se você gostou desse estilo, basta voltar às nossas dicas para aplicar no ambiente. Comece vendo o que você pode aproveitar dos seus móveis atuais, para então procurar o que falta.

Assim, com criatividade e uma visão focada no funcional, o estilo Japandi vai fazer parte da sua casa e da sua vida!