12 ideias para montar um cantinho do café- Studio Seu Moa

O hábito de tomar café está presente na rotina da maioria dos brasileiros. Se esse momento faz parte da sua vida, você já pensou em montar um cantinho do café em casa?

O cantinho do café é uma pequena área reservada para acomodar utensílios úteis na hora de preparar a bebida. Normalmente, é composto por um armarinho, uma cafeteira, xícaras e outros elementos.

Por conta dessas características, não é preciso ter um espaço muito amplo para montar um cantinho do café. E existem ideias incríveis para deixar essa área da casa ainda mais aconchegante e convidativa.

A seguir, conheça 12 ideias para montar um cantinho do café na sua casa!

1- O local adequado

Não há regras para o cantinho do café, mas como esse é um ambiente mais social, é normal que ele seja montado na sala ou na cozinha.

Uma terceira opção de local para o cantinho do café é um corredor mais amplo, que possua espaço suficiente para acomodar todos os elementos.

Lembre-se que você não precisa de muito espaço para um cantinho do café, mas é importante ter mobilidade para se movimentar e preparar a bebida.

2- Itens básicos do cantinho do café

Definido o local do cantinho do café, é hora de pensar em todos os elementos e utensílios que você vai precisar para conseguir fazer a bebida.

A cafeteira é o item mais importante, e pode ser de capsula ou de pó. Caso opte por uma cafeteira tradicional, de pó, a dica é usar potes decorados para colocar o café.

Além disso, seu cantinho do café também pode ter chás, açúcar, adoçante, bolachinhas, chocolate em pó e canela.

3- A escolha de utensílios

Um cantinho do café também exige alguns utensílios extras, como xícaras, garrafa térmica e talheres. E saiba que você pode aproveitar esses itens para trazer mais alegria para o seu cantinho do café.

Para isso, opte por utensílios decorados, que tenham a ver com a sua personalidade e passem uma sensação agradável.

4- Cantinho do café na bancada

Caso você tenha espaço disponível na bancada da sua cozinha, pode criar um cantinho do café aproveitando essa área.

Para isso, basta posicionar todos os utensílios em uma parte da bancada. Vale colocar uma toalha para demarcar o espaço desse cantinho.

5- Armarinho do café

Se a bancada da cozinha não for uma possibilidade, uma segunda opção é comprar um armarinho ou um aparador para montar o cantinho do café.

Outros móveis que combinam com essa proposta são a cristaleira e o carrinho de bebidas, sendo que o segundo possui ainda a facilidade das rodinhas, para transportar pela casa conforme a sua necessidade.

6- Usando as prateleiras

Uma terceira possibilidade para montar um cantinho do café é usar prateleiras. Nesse caso, basta escolher uma parede, anexar algumas prateleiras, e posicionar os utensílios em cada nível.

Essa opção é ideal para os espaços onde existem uma bancada, mas a parede acima está sem nenhum tipo de armário.
Uma forma prática de aproveitar o espaço para fazer um cantinho do café.

7- As cores do cantinho do café

Essa é uma área pequena do seu ambiente. Por isso, não precisa ter medo de brincar com as cores na hora de montar o cantinho do café.

Quem não quer arriscar, pode seguir os mesmos tons presentes no ambiente em questão. Assim, se sua cozinha tiver móveis de madeira em tom cru, pense nesse mesmo estilo para o cantinho do café.

Agora, se você quiser mesmo criar um ambiente “à parte”, escolha cores e um estilo que combinem com a sua personalidade. Vale até pintar a parede com tinta para giz, para escrever enquanto aprecia a bebida.

8- Quadros que compõem

Os quadros são grandes aliados da decoração de qualquer ambiente, inclusive do cantinho do café.

Por isso, na hora de compor essa área, não deixe de pesquisar por quadros para fazer uma composição. Entre as opções, quadros com frases são bem interessantes, e podem servir como um lembrete motivacional.

9- Organização é importante

Pequenos cantinhos costumam ficar bagunçados com facilidade, especialmente se a sua rotina for movimentada.

Para que o cantinho do café seja sempre agradável, a organização é fundamental. Nesse sentido, cestos e bandejas podem ser bem úteis.

Esses elementos também criam uma “limitação”, o que dá a sensação de que o cantinho do café é uma área separada das demais.

10- Mantenha várias xícaras por perto

Não tem nada pior do que parar para tomar um café e não encontrar uma xícara disponível. Até lavar e secar, a vontade de tomar café pode passar.

Por isso, lembre-se de manter várias xícaras por perto. Você pode posicioná-las em uma prateleira ou suspensas por ganchos na parede.

E como as xícaras têm um design próprio, utilize esses elementos para compor a sua decoração!

11- Reaproveitando elementos

Não é preciso fazer grandes investimentos para montar um cantinho do café. Muitas vezes, é possível reaproveitar alguns elementos para deixar o ambiente mais completo.

Um bom exemplo são as embalagens de café. Algumas marcas comercializam o produto em embalagens de vidro que, após o uso, podem ser reaproveitadas.

Você pode usar embalagens reaproveitadas para manter o pó do café, o açúcar ou mesmo bolachinhas para comer enquanto aprecia a bebida.

12- Café & Bar

Por fim, se você gosta tanto de apreciar drinks quanto gosta de café, pode considerar combinar o cantinho do café com um bar.

Nesse caso, você faz o cantinho do café em um armarinho ou bancada e, em um armário suspenso ou em prateleiras, acomoda os utensílios de bar.

É uma ótima forma de aproveitar espaços reduzidos, com tudo o que você mais gosta!

Um momento para relaxar

O cantinho do café é o tipo de espaço que te convida a parar por uns minutos e “respirar fundo”.

Não é por acaso que, em tempos de home office, as pessoas têm buscado mais informações sobre esse tipo de ambiente, para ter um local específico para uma parada relaxante.

E o melhor é que, com algumas ideias para montar um cantinho do café, você consegue criar esse ambiente na sua casa, com facilidade. Depois, é só aproveitar o cafézinho!