9 mitos sobre decoração que você precisa saber

Na hora de decorar um ambiente, é comum que as pessoas sintam medo de errar nas escolhas, especialmente por mitos sobre decoração que são passados ao longo dos anos.

São conceitos que ficaram populares em algum momento do tempo, e que apesar de não serem mais aceitos, muita gente se sente travada ao se deparar com essas “regras”.

Por isso, ao conhecer 9 mitos sobre decoração que você precisa saber, você consegue eliminar possíveis barreiras que estão te impedindo de criar um ambiente incrível, de acordo com a sua personalidade.

Mito 1: Os quadros só podem ser colocados na altura dos olhos

Na verdade, essa é somente uma das técnicas de posicionamento de quadros que você pode aplicar na sua casa.

Hoje, além de colocar os quadros na altura dos olhos, existem outras possibilidades interessantes, como apoiar os quadros em móveis, posicioná-los próximos ao chão ou seguir o estilo gallery wall, com quadros do piso ao teto.

Ao posicionar os quadros em um ambiente, é importante fazer testes (com esboços em um papel, por exemplo), até encontrar um modelo que combine com o cômodo.

Mito 2: É sempre bom seguir as tendências de decoração

Um dos maiores mitos sobre decoração é a obrigatoriedade de seguir tendências para que o seu cômodo apresente uma composição adequada.

As tendências de decoração mudam com alguma frequência, o que significa um investimento constante para manter sua casa alinhada com as novidades.

O ideal é que você mantenha na decoração de um ambiente as coisas que você gosta, que combinam com a sua personalidade, independentemente de estarem “na moda” ou não.

Mito 3: Não se deve misturar cores e texturas

Um dos mitos sobre decoração mais populares é que a mistura de cores e texturas deixa uma composição brega.

O que nem todo mundo sabe é que esse tipo de mistura pode ser muito bem-sucedida, trazendo mais personalidade e originalidade para um ambiente.

Para não pesar na mão, a dica é considerar cuidadosamente a escolha de cada peça, para que um item consiga se comunicar com o outro, sem ocupar mais espaço ou chamar mais a atenção.

Vale pesquisar várias referências na internet, para te ajudar a ter ideias e montar uma decoração incrível!

Mito 4: Uma boa decoração exige um profissional qualificado

É claro que contar com o apoio de um designer de interiores ou um arquiteto é o cenário ideal, já que esses profissionais são qualificados e capazes de montar ambientes incríveis.

E ainda que esse tipo de projeto não seja tão caro, especialmente analisando o custo-benefício, nem sempre é uma possibilidade para todos.

Assim, se você não puder contar com um profissional para sua decoração, saiba que é possível fazer uma boa composição por conta própria.

Faça pesquisas, busque dicas, procure por inspirações, e não tenha medo de arriscar na montagem do seu cômodo.

Mito 5: É preciso colocar móveis ou elementos em todos os cantos

Muita gente costuma pensar que um ambiente deve ter todos os seus espaços preenchidos, seja com móveis, com plantas ou com elementos decorativos.

Se você também tem esse pensamento, saiba que é possível (e até recomendável) deixar espaços livres em um cômodo.

Esses espaços são ideias para o descanso visual, para que não exista aquela sensação de que um espaço está tão lotado que chega a ser sufocante.

Mito 6: Existem ambientes que só são renovados com uma reforma completa

Por mais que a ideia de fazer uma reforma seja interessante, esse tipo de ajuste exige do morador tempo, dinheiro e paciência para lidar com muita sujeira.

Na verdade, na maioria dos casos, é possível renovar um ambiente sem uma reforma completa, fazendo apenas pequenos ajustes.

Algumas dessas alterações simples são trocar as cores das paredes, alterar a disposição dos móveis dentro do cômodo ou aplicar elementos como letterings e decorativos nas paredes.

Mito 7: Sala e cozinha devem sempre ter tons claros

A cozinha e a sala devem ter tons claros se você gosta desse tipo de decoração! Caso contrário, saiba que não existe nada que te impeça de colocar cores nesses cômodos.

Basta pesquisar na internet opções de cozinha ou de sala que contam com móveis coloridos para ter uma boa dose de inspiração!

Tons claros costumam ser opções de cores mais seguras, ideal para quem não quer se arriscar na decoração – mas não tem nenhuma regra obrigando ambientes a seguirem esses tons.

Mito 8: Plantas ficam do lado de fora de casa

Esse mito sobre decoração nunca foi tão ultrapassado quanto agora! Graças ao momento de isolamento social que vivemos, as plantas entraram definitivamente em casa, para trazer o conforto do contato com a natureza.

O único cuidado que você deve ter é na escolha da planta, optando por uma espécie que se adapte bem com o ambiente interno.

Aposte em uma mistura de plantas, com diferentes cores e formatos, para deixar o ambiente ainda mais interessante!

Mito 9: Mais iluminação é melhor

De fato, uma boa iluminação é essencial ao decorar um ambiente, mas isso não significa que você precise colocar várias lâmpadas e spots em todos os cômodos.

Uma iluminação mais forte é necessária na cozinha, no banheiro e na lavanderia, que são áreas que exigem mais luz para que as pessoas consigam enxergar o que estão fazendo.

Porém, no quarto e na sala, a iluminação pode ser mais fraca, com tons mais amarelados. Isso ajuda a criar um clima intimista e colabora para os momentos de descanso.

Não deixe os mitos sobre decoração te impedir de criar!

Como você viu, existem vários conceitos para decorar que não correspondem com a realidade. A verdade é que os principais mitos sobre decoração não passam disso: mitos.

Por isso, na hora de decorar a sua casa, não tenha medo de se arriscar e não deixe que esses mitos “entrem” na sua mente.

Mais importante do que seguir regras e conselhos é colocar a sua personalidade em um cômodo. É isso que vai fazer toda a diferença e vai deixar a sua decoração incrível!