Como utilizar bandeiras de parede na decoração-Studio Seu Moa

Já imaginou pendurar na sua parede um tecido decorado, ao invés de um quadro? Essa é a ideia por trás do uso de bandeiras decorativas, uma tendência para todos os ambientes.

De fato, essa é uma forma prática e barata de decorar um ambiente, criando uma atmosfera original e aconchegante.

Porém, antes de sair resgatando lenços e panos pela casa, é interessante entender mais sobre essa tendência.
Assim, você vai saber como utilizar bandeiras de parede na decoração, criando ambientes incríveis!

Qual é a proposta dessa tendência?

Grandes acontecimentos mundiais são capazes de transformar diferentes aspectos da sociedade. Um exemplo é a pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem confinadas em casa.

Por conta disso, houve um aumento na necessidade de inserir a natureza nos cômodos, uma das tendências de decoração de 2021.

Todo esse comportamento se reflete diretamente na ideia de utilizar bandeiras de parede na decoração.

Isso porque, as bandeiras remetem a um estilo de decoração conhecido como Boho, que tem influências diretas da natureza, além de se caracterizar pelo conforto e aconchego.

Assim, a proposta da tendência das bandeiras é deixar o cômodo da casa mais convidativo para momentos de relaxamento, criando a sensação de um ambiente confortável.

Por que usar bandeiras de parede na decoração?

Além de ser uma tendência de decoração que ajuda a criar ambientes mais aconchegantes, existem outros bons motivos para que você considere utilizar bandeiras de parede na decoração.

Uma das grandes vantagens é a facilidade na instalação. Com uma bandeira, você não precisa sequer usar uma moldura: a bandeira é fixada por meio de tachinhas (ou pregos e ganchos).

Se você não quiser fazer furos na parede, saiba que é possível instalar bandeiras de parede com fita dupla face simples, uma vez que o peso leve do tecido dificulta que a bandeira caia.

Outro ponto positivo de utilizar bandeiras de parede na decoração é a possibilidade de retirar para levar para um cômodo diferente ou mesmo um novo lar.

Esse formato é ideal para pessoas que moram em casas alugadas, já que na mudança, basta dobrar a bandeira para levá-la consigo.

Por fim, as bandeiras de parede são muito simples de higienizar, permitindo que a arte esteja sempre em boas condições.

4 formas de utilizar bandeiras de parede na decoração

Antes de escolher modelos de bandeiras de parede, que tal ter algumas ideias de como aplicá-las aos ambientes e decorar sua casa?

A seguir, conheça 4 formas de utilizar bandeiras de parede na decoração!

Em cima da cama

Uma das possibilidades para utilizar bandeiras de parede é escolher um modelo para posicioná-lo em cima da cama.

Se você tem uma cabeceira, pode calcular cerca de 10 a 20 centímetros acima, para ter um espaço de “respiro” entre o móvel e a bandeira.

Lembre-se de escolher uma estampa que combine com as cores que já estão presentes no quarto, o que vai facilitar a integração do componente ao resto do ambiente.

Essa bandeira pode ser posicionada completamente reta ou “pendurada” pelas pontas, o que cria um aspecto mais despojado.

Na parede da sala

Colocar quadros na sala é a opção da maioria das pessoas – e é uma ótima escolha decorativa.

Porém, você pode deixar esse ambiente ainda mais rico ao integrar uma bandeira de parede na decoração.

Nesse caso, existem duas opções interessantes. Para começar, você pode escolher uma bandeira grande, que será o centro de atenção de uma parede. Ao redor dessa bandeira, é possível acomodar outros quadros menores.

A segunda alternativa é fazer uma combinação de quadros maiores, com bandeiras de tamanhos pequenos. As flâmulas, que são bandeiras em formatos reduzidos, são boas opções nessa proposta.

Na área externa

Você também pode utilizar bandeiras de parede na decoração na área externa, seja na varanda de uma casa ou na sacada de um apartamento.

Nesse caso, as bandeiras se tornam opções mais interessantes do que os quadros pela possibilidade de retirar para higienizar facilmente.

Na prática, enquanto as ilustrações dos quadros correm o risco de mofarem (se tiverem contato com a chuva), a bandeira pode ser lavada e colocada várias vezes.

Você pode aplicar a bandeira na parede acima da pia, por exemplo. Lembre-se de escolher uma estampa com tons de natureza, que tem tudo a ver com esse cômodo da casa.

Quarto infantil

As bandeiras de parede também são ótimas alternativas para a decoração do quarto das crianças.

Isso porque, por ter fácil instalação, você consegue trocar a ilustração acompanhando o crescimento do pequeno.

Existem diversas opções de bandeiras no mercado, desde modelos para aplicar logo acima do berço ou da cômoda para a troca, até bandeiras maiores que são capazes de cobrir uma parte maior da parede.

Por ser fácil de guardar, se você quiser manter uma lembrança de momentos especiais da vida da criança, pode manter as bandeiras usadas em uma caixinha especial.

Tendência que retorna

Por mais que utilizar bandeiras de parede na decoração pareça ser uma novidade, essa é uma tendência que retorna.

Isso porque, a proposta de aplicar panos nas paredes da casa é algo que data da Idade Média. Na época, ao invés de bandeiras, utilizava-se tapeçaria, tanto em castelos quanto em igrejas.

Posteriormente, na era da cultura hippie, as bandeiras retornaram, como uma forma de decoração leve e divertida, com estampas variadas e coloridas.

Agora, décadas depois, as bandeiras de parede voltam a invadir a decoração. Como vantagem, temos muito mais opções de estampas, que complementam qualquer estilo decorativo.

Onde encontrar bandeiras de parede?

Felizmente, graças ao universo de compras online, encontrar bandeiras de parede é bem simples!

Aqui, no Seu Moa mesmo, existem diversas opções disponíveis, tanto de bandeiras de parede em formatos tradicionais, como de flâmulas. É só acessar a loja online para conhecer!

Além disso, você pode encontrar bandeiras de parede em feiras de artistas independentes e, se tiver tempo e disposição, pode até criar as suas próprias bandeiras.

Independentemente da escolha, utilizar bandeiras de parede é uma forma criativa de decorar os ambientes.