Estilo clássico na decoração Saiba como utilizar Studio Seu Moa

Criar ambientes cheios de elegância e personalidade é fácil para quem opta pelo estilo clássico na decoração.

O estilo combina com quase todos os tipos e estruturas de casas e, mesmo que possui um lar com certas limitações de espaço, consegue levar o clássico por meio de escolhas certeiras de objetos e elementos.

A seguir, saiba como utilizar o estilo clássico na decoração e criar composições únicas para a sua casa!

O que é estilo clássico?

Antes de falar de dicas práticas, é preciso entender o que é estilo clássico e qual é a sua proposta.

Como o nome sugere, essa não é uma tendência de decoração recém-lançada: o estilo clássico está presente desde a antiguidade, quando expor elegância e exuberância era algo importante.

Com o passar dos anos, outras decorações ganharam espaço, e o clássico conseguiu se manter atual ao admitir elementos dos estilos moderno e contemporâneo.

Mas você sabe como o estilo clássico se apresenta em um ambiente?

Elementos principais do estilo clássico na decoração

Como todo estilo de decoração, o clássico também possui características que identificam um cômodo que segue a tendência.

Assim, a decoração clássica é composta por uma série de elementos, que vão da escolha dos móveis, passando pelos padrões de estampa, até os objetos decorativos.

Um desses elementos do estilo clássico na decoração é o uso de móveis robustos, feitos em materiais que representam elegância e requinte.

Um bom exemplo é a escolha do mármore em bancadas de móveis, por exemplo. Tradicionalmente, esse é um material que representa exuberância.

Nesse sentido, as estampas também ganham um papel de destaque no estilo clássico, como padrões florais ou listrados em almofadas e sofás. Esses padrões também perduram ao longo dos anos.

No quesito elementos decorativos, itens como espelhos, cristais e molduras marcam presença no estilo clássico. Especialmente em tons dourados ou amadeirados.

Como aplicar o estilo clássico em cada cômodo

Você não precisa criar um ambiente temático, que corresponda a um quarto de outros tempos, por exemplo.

A ideia aqui é aplicar alguns conceitos do estilo clássico na decoração de diferentes ambientes, para trazer mais sofisticação, elegância e personalidade para a sua casa.

E agora que você já sabe o que é estilo clássico na decoração, que tal descobrir como utilizá-lo? Na sequência, veja dicas para cada cômodo!

Sala

A sala é um dos melhores cômodos para trabalhar o conceito de estilo clássico, já que oferece várias possibilidades para inserção de elementos.

Para começar, você pode optar por um sofá feito em um material aveludado. Se você já tem um sofá e não quer trocá-lo, a dica está em adicionar uma poltrona charmosa no ambiente.

Além do sofá e da poltrona, você pode trazer o clássico em almofadas decoradas. Escolha almofadas com tecidos mais grossos, além de estampas clássicas, como florais ou combinação de cores terrosas.

Para os móveis da sala, a madeira escura traz toda a sofisticação que a decoração clássica possui. Para dar um nível maior de detalhe, que tal puxadores dourados?

Por fim, a composição da sala fica mais elegante ao optar por um tapete. Aqui, você pode escolher uma cor ou estampa que seja complementar aos tons utilizados nos móveis e objetos decorativos.

Cozinha

Na cozinha, o estilo clássico deve ser inserido nos móveis, com uma escolha de armários que sejam um reflexo desse tipo de decoração.

Um bom exemplo está nos armários que possuem entalhes e outros detalhes nas portas. A escolha da cor dos móveis pode ser feita com base na sensação que você quer passar (claros para ampliar, escuros para aconchego).

Você pode pensar também na pedra das bancadas. O mármore é uma opção que representa sofisticação, mas existem tipos de granito capazes de provocar esse efeito e são mais baratos.

Nos utensílios e nos eletrodomésticos, escolha cores metálicas, como o inox ou o dourado. Isso vai ajudar a criar mais coerência para sua composição.

Quarto

O ponto principal de todo quarto é a cama. Por isso, para utilizar o estilo clássico na decoração, você pode caprichar na composição da cama.

Para começar, você pode escolher modelos de cama com ar “antigo”, com a presença de colunas ou de uma cabeceira metálica.

A roupa de cama deve seguir estampas que combinem com o estilo, como padrões florais ou listras. Uma dica é apostar em um cobertor bem fofo, para criar textura na cama.

Vale também lembrar da cortina, que no quarto pode ser feita em tecidos finos, como a seda. As cores vermelho, azul marinho ou dourado são boas opções.

Porém, se uma cortina tão marcante não for de seu agrado, procure tons claros, mas em modelos mais exuberantes ou com camadas extras.

E se sobrar espaço, uma penteadeira em estilo antigo também pode ajudar a criar um quarto clássico incrível!

Banheiro

Por fim, saiba que você pode usar o estilo clássico na decoração do seu banheiro! Inclusive, essa é uma ótima forma de deixar o cômodo mais interessante.

Um ajuste simples que dá “outra cara” ao banheiro é a troca de espelhos. Ao invés de um espelho normal, opte por um modelo com uma moldura marcante ou mesmo com entalhes.

Para transformações maiores, você pode optar por uma pia em louça de modelos antigos. Porém, elas não costumam contar com um armarinho.

Para ganhar o espaço perdido com a troca da pia, você pode colocar uma cristaleira no banheiro, que cria uma sensação de botica antiga.

Decoração clássica que ultrapassa o tempo

Aplicar o estilo clássico na decoração é mais simples do que parece. Na verdade, tudo é uma questão de usar a criatividade para inserir elementos certeiros em cada cômodo.

Uma das maiores vantagens do estilo clássico é que ele se mantém interessante mesmo com o passar dos anos.

Assim, quem opta por esse estilo na decoração de um cômodo, consegue “ultrapassar” o tempo e manter sua casa sempre atual.