Composição de quadros Truques para não errar na hora de decorar- Studio Seu Moa

Os quadros são grandes aliados da decoração, capazes de dar mais personalidade para qualquer ambiente. Ao fazer uma composição de quadros, conte com alguns truques para não errar na hora de decorar.

Essas dicas são interessantes porque, ao mesmo tempo que os quadros são ótimos elementos decorativos, errar na mão e fazer uma composição ruim é fácil.

Mais do que escolher as boas gravuras ou as melhores fotografias, os truques para não errar na hora de decorar incluem o posicionamento dos quadros e até o design das molduras.

Quer saber mais sobre composições de quadros? Confira alguns truques para não errar na hora de decorar!

Analisando a proposta do ambiente

Dificilmente uma decoração começa partindo de um quadro. É mais comum que os quadros cheguem por último, como elementos visuais extras.

Nesse caso, o primeiro truque na composição de quadros é analisar a proposta do ambiente, ou seja, o que você quer passar naquele cômodo.

Em um quarto, que tem como objetivo relaxar, quadros com poucas informações visuais e cores mais neutras costumam se adequar.

Agora, se você estiver decorando uma sala de estar, pode optar tanto por escolher um grande quadro, que vire ponto de destaque, quanto fazer uma parede cheia de quadros.

Nessa análise do ambiente, lembre-se de observar os outros itens que o compõem. Cômodos com móveis muito coloridos, normalmente pedem quadros mais neutros.

Já os ambientes com predomínio de branco podem receber gravuras e molduras diferentes, para deixar o cômodo mais dinâmico.

Altura e posicionamento dos quadros

Com a proposta do ambiente em mente, você pode partir para as outras etapas da composição de quadros, como a altura e o posicionamento das peças.

Em geral, uma altura adequada para posicionar seus quadros é entre 1,60 m ou 1,70 m, que é a linha de visão da maioria das pessoas.

Se você quiser combinar vários quadros, pode utilizar essa medida como a altura média, onde a peça principal será colocada.

Já no quesito posicionamento, um dos truques para não errar na hora de decorar é observar os outros elementos do ambiente.

Se você tem um móvel principal, como um sofá ou uma cama, pode centralizar um quadro maior em relação ao mesmo.

Você também pode optar por combinar vários pequenos quadros em uma parede. Nesse caso, lembre-se de deixar a mesma medida de descanso entre um e outro.

Modelos de combinações

Um dos truques para não errar na hora de decorar ao fazer uma composição de quadros é buscar referências de modelos de combinações.

Esses modelos contam com diferentes possibilidades, de três quadros um ao lado do outro, até uma grande composição com várias telas pequenas.

Ao pesquisar por modelos de combinações, você consegue ter uma ideia de como um ambiente pode ser beneficiado por um estilo, sem precisar colar nada na parede!

Além dos modelos prontos, você pode criar sua própria combinação. Basta pegar uma folha de papel, observar o ambiente e desenhar os quadrados em diferentes posições.

Depois, tente imaginar como essa composição de quadros ficaria na parede. Você pode se surpreender com sua criatividade!

Um caminho seguro

Quem tem medo de fazer composição de quadros e se arriscar pode partir para alguns truques que levam a um caminho seguro.

Para começar, opte por molduras que tenham um mesmo estilo e que chamem pouca atenção.

Um bom exemplo são as molduras lisas, em preto, branco ou tons metálicos. Elas permitem que o foco fique na gravura ou mesmo na composição geral do ambiente.

Há também um caminho seguro na escolha das gravuras, um dos truques para não errar na hora de decorar: imagens que conversem entre si.

Nesse sentido, as gravuras podem ter uma mesma temática, contar com os mesmos tons na arte ou serem partes de uma imagem maior.

Nas gravuras, você também pode escolher imagens que tenham cores que combinem com alguns elementos do cômodo, o que dá uma coerência visual.

Quadros além das paredes

Por mais que um dos truques para não errar na hora de decorar seja mantê-los na linha dos olhos, isso não significa que eles precisam estar pregados nas paredes.

Você pode fazer uma composição de quadros que vai além do espaço das paredes. Um bom exemplo é posicionar a moldura em um móvel, como um aparador ou uma estante.

Para grandes molduras, com mais de 1 metro de altura, você pode experimentar posicionar o quadro no chão, apoiado em uma parede. Essa dica dá um ar moderno para qualquer ambiente.

Atualmente, também é possível decorar com quadros apoiados em prateleiras. Inclusive, existem prateleiras feitas para acomodar somente molduras.

Em casas que estão sendo construídas, os decoradores também têm incluído nichos, que servem justamente para posicionar quadros.

Perca o medo de aplicar os quadros

Você pensou na composição de quadros e seguiu alguns truques, mas ainda se sente inseguro em colocá-los na parede? Saiba que tem como perder esse medo!

Para isso, você vai precisar de um pedaço grande de papel kraft, que tem um tom mais escuro e é ótimo para projetos como esse.

No papel kraft, você vai desenhar as molduras que pretende colocar na parede em tamanho real, e pode até fazer o desenho conforme o posicionamento que tem em mente.

Assim, você pode colocar o papel kraft na parede, o que vai ajudar a ter uma noção de como será o resultado do projeto.

Se você ainda não tem certeza da posição dos quadros, pode recortar quadrados em papel kraft, de acordo com os tamanhos das molduras, e colar posteriormente em outro pedaço de papel.

Dessa forma, você poderá mover as peças, como em um grande quebra-cabeças, e considerar diferentes soluções.

Composição de quadros sem erros!

Lembre-se de seguir esses truques para não errar na hora de decorar, para que seu projeto tenha tudo para ser um sucesso, logo na primeira tentativa!

Mas, se você não gostar tanto o resultado, saiba que uma das grandes vantagens dos quadros é a possibilidade de mudança que eles oferecem.

Por isso, ao fazer uma composição de quadros, não tenha medo de errar. Se você não gostar do resultado, pode fazer trocas de forma rápida e fácil.

Escolha gravuras e molduras que você goste de verdade e se divirta no processo! Certamente, suas paredes ficarão muito mais bonitas com uma composição de quadros.