Entenda como aderir ao estilo de decoração minimalista- Studio Seu Moa

Poucos móveis e muita praticidade: assim pode ser definida a decoração minimalista. Entenda o que é e como aderir ao estilo de decoração minimalista em passos práticos!

O estilo de decoração minimalista tem conquistado cada vez mais pessoas, especialmente por proporcionar mais funcionalidade em um ambiente.

Além disso, com ambientes mais claros e práticos, o estilo de decoração minimalista cria atmosferas relaxantes, ideal para qualquer cômodo da casa.

Mas para decidir se esse décor combina com você, entenda o que é e como aderir ao estilo de decoração minimalista.

O que é decoração minimalista?

Ainda que o estilo tenha se popularizado nos últimos anos, o minimalismo não é uma novidade.

Seu conceito começou a ser discutido em meados dos anos 60, com movimentos artísticos e culturais que tinham a proposta de utilizar elementos fundamentais como meios de expressão.

Com o passar dos anos, o minimalismo evoluiu para um estilo de vida, que passou a influenciar decisões de consumo e até a decoração de uma casa.

Na decoração, o minimalismo surge com a proposta de reduzir o número de objetos e móveis, para trazer mais praticidade no dia a dia.

Mas isso não significa deixar um cômodo “chato” ou “entediante”. Elimina-se o desnecessário para dar destaque a móveis e objetos com charme e personalidade.

Dessa forma, a decoração minimalista foca em criar ambientes confortáveis, que permitam o relaxamento dos moradores, sem deixar de lado a funcionalidade.

Minimalismo: princípios básicos

Para aderir ao estilo de decoração minimalista é importante saber que existem alguns princípios básicos. Ao conhecer esses princípios, é mais simples tomar decisões no seu ambiente.

O essencial, que você precisa saber, é que o minimalismo preza pela simplicidade. Por conta disso, os excessos de informação são eliminados.

Além disso, a decoração minimalista passa a incluir formas geométricas na decoração, que ajudam na sensação de integridade, mantendo a clareza do ambiente.

Outro princípio básico do minimalismo é a iluminação natural. Isso porque, a proposta de redução do estilo de decoração inclui o uso adequado dos recursos.

A luz natural também é importante para dar mais naturalidade a um cômodo. Afinal, um ambiente iluminado naturalmente oferece uma sensação diferente daqueles iluminados de forma artificial.

Nesse sentido, a escolha de cores é feita para colaborar com a iluminação natural. Por conta disso, os ambientes minimalistas costumam ser compostos de cores claras.

Como o estilo de decoração minimalista propõe diminuir os excessos, os móveis e objetos decorativos também passam por uma redução.

Assim, ao invés de ter vários pequenos itens decorativos em um ambiente, você escolhe móveis com personalidade, capazes de criar um ponto de atenção.

Na prática, significa que ao invés de ter um sofá cheio de almofadas e mantas, você vai optar por uma ou duas almofadas decoradas, que dão um toque de personalidade para a sala.

E saiba que, uma vez que você compreende esses conceitos, fazer escolhas se torna muito mais simples e natural – como propõe o estilo!

5 passos para deixar sua casa minimalista

Entender o conceito do minimalismo é simples, mas muitas pessoas encontram desafios para replicar essas ideias em um ambiente.

Se este for seu caso, saiba que existem algumas dicas básicas para transformar sua casa e deixá-la com o estilo de decoração minimalista!

A seguir, confira 5 passos práticos para fazer essa transformação!

1- Desapegando do desnecessário

Um dos princípios básicos do minimalismo é manter por perto somente o que é essencial para o uso diário.

Por isso, ao aderir ao estilo de decoração minimalista, você vai precisar fazer um desapego de itens que não possuem uma função prática.

Analise o que você já tem e doe (ou venda) aquilo que não é funcional. Normalmente, esses itens são pequenos objetos que ficam expostos como parte da decoração.

Se for algo que você tem apego emocional, uma dica pode ser guardar o item dentro de uma caixa. Mas cuidado para não acabar guardando tudo ao invés de desapegar!

2- A paleta de cores

O estilo de decoração minimalista não tem uma paleta de cores específica, mas é bastante comum que os ambientes sejam em tons claros, como branco, cinza, terracota e azul.

Isso porque, um outro princípio da decoração minimalista é a iluminação natural, que é impactada positivamente por ambientes claros, que refletem a entrada de luz.

É claro que nada impede que você use cores mais fortes na sua decoração minimalista, mas se esta for sua escolha, lembre-se de trabalhar outros recursos de iluminação para deixar o ambiente amplo e agradável.

3- Decoração com forma geométrica

A decoração minimalista prega que o ambiente tenha o mínimo possível de informação visual. Ou seja, os ambientes não são “poluídos” de móveis e objetos.

Por conta disso, uma escolha recomendada no estilo de decoração minimalista são itens com formas geométricas, que criam uma harmonia visual dentro do ambiente.

Nesse sentido, as formas geométricas podem estar em qualquer lugar: em um abajur de chão com pés triangulares, um espelho redondo ou mesmo uma moldura reta.

Armários e cabeceiras também devem seguir esse conceito, e uma dica útil é eliminar os puxadores dos móveis, o que cria um ambiente ainda mais “limpo”.

4- Escolha móveis no estilo minimalista

Se você precisar adquirir móveis ou objetos decorativos, lembre-se de seguir o estilo de decoração minimalista para criar integridade no ambiente.

Mas como saber que um móvel possui estilo minimalista?

Basta conferir se ele segue os princípios do estilo, como formas geométricas, sem excesso de detalhes, predominância de uma cor, etc.

Na dúvida, lembre-se da máxima desse estilo de decoração, de que “menos é mais”.

5- Organização contínua

Por fim, de nada adianta montar um ambiente no estilo de decoração minimalista se ele não for funcional a longo prazo.

Aqui, é preciso lembrar que o estilo minimalista exige disciplina para manter tudo organizado. Afinal, com menos objetos, a “bagunça” é percebida rapidamente.

Uma dica útil é separar 10 minutos do seu dia, todos os dias, para colocar os itens no lugar. Dessa forma, seu ambiente minimalista fica organizado e agradável!

Conhecer a proposta do estilo de decoração, tendo os princípios básicos em mente, permite aderir ao minimalismo mais simples e, de certa forma, intuitivo.

Por isso, se você está pensando em ter um ambiente minimalista, siga os passos apresentados anteriormente e faça escolhas considerando os princípios do estilo.

Dessa forma, você vai conseguir criar cômodos únicos, com praticidade e funcionalidade, dentro do estilo de decoração minimalista!