dicas-decoração-para-cozinha-alugada-seu-moa

Morar em um imóvel de aluguel é lidar com uma série de limitações na hora de decorar. Pensando nisso, conheça 7 dicas de decoração para cozinha de apartamento alugado.

Quando falamos em apartamento alugado, a cozinha é um dos ambientes mais complexos de decorar.

Isso porque, é comum que os locadores estabeleçam regras em contrato, como a preservação do imóvel. Assim, ao sair do apartamento, o morador precisa deixar um cômodo da mesma forma que encontrou.

Essa cláusula em contrato acaba limitando quem entra no apartamento, fazendo com que deixar a cozinha de acordo com suas preferências seja bem difícil.

Além disso, em boa parte dos apartamentos, a cozinha conta com móveis feitos sob medida – o que também impede uma decoração mais personalizada.

Porém, com essas 7 dicas de decoração para cozinha de apartamento alugado, você poderá ter o ambiente dos seus sonhos, mesmo pagando aluguel!

Dica 1: Um toque de cor em alguns móveis

Uma das dicas de decoração para cozinha de apartamento alugado que você pode colocar em prática é inserir um toque de cor em alguns móveis.

Se a sua cozinha já possui a estrutura de armários, a cor pode estar em móveis como a mesa, as cadeiras e as banquetas.

Vale escolher tons que se complementam aos móveis que já estão presentes na cozinha, utilizando uma tabela de cores como base.

E não precisa ter medo de arriscar: ao colocar um pouco de cor nos móveis, você consegue criar um ambiente divertido e alegre.

Dica 2: Mudando as paredes

Uma das melhores formas de dar uma cara nova a um ambiente é utilizando as paredes, especialmente ao mudar a cor atual.

Para quem não quer transformar toda a cozinha, a dica é escolher somente uma parede estratégica para pintar de outra cor.

Além da tinta, você também pode optar pela aplicação de um papel de parede, com opções que imitam texturas específicas, como os tijolos.

Uma versão interessante é o papel de parede líquido, que pode ser arrancado e reaplicado em outro lugar, caso você resolva mudar de casa.

E se você tem dúvidas sobre uma nova pintura, saiba que a maioria dos contratos conta com uma cláusula em que, ao deixar o imóvel, o locatário precisa repintar todas as paredes.

Então, por que não aproveitar para decorar a cozinha do seu jeito?

Dica 3: Detalhes que fazem a diferença

Nem todo mundo quer fazer mudanças grandes em um imóvel de aluguel, como pintar as paredes de outra cor.

Se esse for o seu caso, uma das dicas de decoração para cozinha de apartamento é pensar nos detalhes que fazem a diferença.

Uma sugestão é colar uma faixa de pastilhas adesivas sobre a bancada da pia. No mercado, existem diferentes cores e modelos e, por mais simples que pareça, é um detalhe que deixa tudo mais interessante.

Outra possibilidade é colar adesivos vinílicos sobre os azulejos, em espaços como atrás do fogão ou em uma parede próxima à mesa.

Em ambos os casos, a vantagem é que esses adesivos costumam ser fáceis de retirar.

Dica 4: Um chão renovado

Não é incomum que, ao entrar em um imóvel, você perceba que existem vários itens que merecem uma renovação.

Frequentemente, quem aluga um apartamento encontra o piso com problemas de manutenção. Mas fazer uma troca completa pode custar bem caro.

Por isso, uma das dicas de decoração para cozinha de apartamento alugado é apostar nos tapetes.

Os tapetes conseguem cobrir imperfeições e ainda deixar sua cozinha mais aconchegante e cheia de personalidade.

Em matéria de praticidade, prefira os tapetes de fibra sintética, que são fáceis de limpar. Ou opte por um modelo que possa ser colocado na máquina de lavar.

Dica 5: Ganhando espaço

Outro problema fácil de ser encontrado ao mudar-se para um novo apartamento é o espaço disponível para guardar seus pertences.

Na cozinha, a questão está nos utensílios domésticos, como pratos, panelas e objetos de preparo de alimentos.
O que fazer quando os armários são insuficientes?

Aqui, existem duas opções: posicionar prateleiras em uma das paredes, ou utilizar um paneleiro, que é um pequeno armário de uma ou duas portas.

A diferença entre eles é que, no caso das prateleiras, seus utensílios ficarão expostos – o que acaba colaborando para a decoração.

Em ambos os casos, fazer a retirada quando chegar o momento de mudar de imóvel, é bem prático e simples.

Dica 6: Decore as paredes

Quando falamos em dicas de decoração para cozinha de apartamento, muita gente esquece que as paredes também podem ser utilizadas na composição.

Além de mudar as cores, você pode trabalhar nos detalhes, como ao aplicar os chamados decorativos de parede.

Decorativos de parede são artes adesivas para colar na parede. Eles são fáceis de aplicar e retirar, e dão um toque de personalidade a qualquer ambiente.

Você também pode posicionar um quadro negro em um dos pontos da cozinha e deixar uma caixa de giz colorido disponível.

Assim, suas paredes nunca serão iguais!

Dica 7: Use móveis auxiliares com personalidade

É possível que a sua cozinha de apartamento alugado já possua a mobília principal. Por isso, a última dica é usar móveis auxiliares que chamem a atenção.

Os móveis auxiliares são buffets, aparadores, armários móveis, mini bar, entre outros.

Ao escolher o seu móvel, opte por uma versão com um design marcante, o que vai criar um ponto de atenção para a sua cozinha.

Mesmo que o estilo do móvel seja diferente do estilo da cozinha, ousar na decoração gera ambientes únicos!

Decorar a apartamento alugado

Por mais desafiador que pareça, fazer a decoração de ambientes alugados é possível e fica simples com algumas dicas práticas.

Além da cozinha, não deixe de decorar outros ambientes da casa. E para te ajudar, confira o artigo do blog Studio Seu Moa que explica como fazer a decoração de um apartamento alugado.

Assim, não importa qual seja o seu endereço, próprio ou alugado, o seu lar vai ser um reflexo da sua personalidade!