Como usar o estilo rústico na decoração da sua casa -seu moa

O estilo rústico tem sido cada vez mais usado pelas que pessoas que querem decorar a casa com conforto e personalidade. Saiba como usar o estilo rústico na decoração da sua casa, criando cômodos únicos!

Nesse tipo de decoração, elementos da natureza, como a madeira e as plantas, marcam presença. Por conta disso, o ambiente fica com uma atmosfera aconchegante.

Um ponto positivo do estilo rústico é que ele “cai bem” nas mais diversas residências, do apartamento pequeno a casas de dois andares.

Por isso, se você está pensando em trazer a natureza para o seu lar, veja como usar o estilo rústico na decoração.

As características do estilo rústico

Antes das dicas práticas de decoração, é preciso entender o conceito por trás do estilo rústico.

Ao contrário do que muita gente pensa, rústico não é sinônimo de simples ou mal-acabado. Na verdade, é possível criar ambientes elegantes utilizando esse estilo.

No estilo rústico, o conforto, a praticidade e os elementos naturais são características principais.

Esses elementos não são combinados por acaso. A ideia é que, ao entrar em um cômodo de estilo rústico, você consiga sentir afeto, conforto e até nostalgia.

Não é por acaso que o estilo rústico saiu das casas de campo e “invadiu” os grandes centros. Afinal, quem não quer se sentir acolhido ao entrar no quarto ou na sala?

Dito isso, saiba como usar o estilo rústico na decoração da sua casa!

7 formas de usar o estilo rústico na decoração da sua casa

Se você gostou do conceito do estilo rústico, precisa saber que seguir esse design é mais simples do que você imagina!

A seguir, você vai conhecer 7 formas de usar o estilo rústico na decoração da sua casa. Depois, é só escolher as suas ideias preferidas e colocá-las em prática! Confira!

1- A madeira nos móveis

Como você viu, a madeira é um elemento essencial para usar o estilo rústico na decoração da sua casa.

Nesse caso, a dica é inserir a madeira nos principais itens de um cômodo, como uma estante na sala ou um armário na cozinha.

O ideal é que você deixe os móveis no tom original da madeira, que puxa mais para um amarelo. Isso ajuda a criar a atmosfera de conforto que estamos buscando.

2- Cantos verdes

Se o estilo rústico tem inspiração na natureza, nada melhor do que contar com porções dela ao decorar, não é mesmo?

Quando você estiver montando um cômodo com o estilo rústico, não deixe de posicionar plantas em lugares estratégicos, como nichos de uma prateleira.

Se o espaço for limitado, a dica é utilizar vasos suspensos em cantos do ambiente que não são usados.
Entre as plantas que combinam com o estilo e são fáceis de cuidar estão a samambaia, o cacto e a costela de Adão.

3- Um pouco mais de madeira

Por mais que a madeira já esteja presente nos móveis principais, nada impede que você utilize um pouco mais do elemento ao decorar um cômodo.

Nesse caso, a madeira pode aparecer em outros itens da decoração. Um bom exemplo são os painéis de madeira, que servem como apoio para a televisão.

Você também pode optar por revestimentos em madeira ou mesmo enfeitar os espaços disponíveis com objetos feitos desse material.

4- Aproveite outros materiais

A madeira costuma ser o material mais utilizado no estilo rústico de decoração, mas saiba que existem outras opções que combinam com esse conceito.

Assim como a madeira, os elementos em questão também têm origem natural. São eles a pedra, o tijolo e a cerâmica.

Objetos ou partes de móveis em ferro também são interessantes, especialmente se o ferro possuir marcas de uso ou mesmo um aspecto que representa que se trata de algo antigo.

5- O uso de tecidos

Para usar o estilo rústico na decoração da sua casa, você precisa considerar o uso de tecidos, em diferentes texturas e formatos.

O tecido pode estar presente em uma tapeçaria, no chão ou na parede, que serve para “aquecer” um ambiente.

Você também pode contar com o tecido em uma manta de textura diferente, como uma peça para ficar posicionada sobre o sofá, feita em lã fofa.

E claro, pode utilizar almofadas para dar o toque desse material no estilo rústico. Almofadas com cores terrosas combinam ainda mais com a proposta.

6- As cores do estilo rústico

E já que estamos falando em cores, saiba que o estilo rústico combina melhor com uma paleta neutra, que tenha tons conectados com os elementos naturais.

Se a ideia for usar o estilo rústico na decoração da casa, mas com um aspecto mais clean, a dica é usar tons como branco, preto, cinza e nude.

Já se você quiser criar uma atmosfera mais animada, use cores em tons terrosos, como o laranja, verde musgo, marrom, creme, etc.

7- Componha com formas geométricas

Por fim, a última sugestão de como usar o estilo rústico na decoração da sua casa, é compor o ambiente com formas geométricas.

Essas formas podem estar presentes nas estampas da almofada, em gravuras em quadros nas paredes, ou nos formatos dos objetos em si.

Com itens geométricos, você deixa o ambiente mais dinâmico, além de inserir personalidade. Um charme extra para o estilo rústico.

Decorando em estilo rústico

Como você viu, apesar de ser um estilo bastante popular, seguir as ideias da decoração rústica não é algo tão difícil.

É possível usar o estilo rústico na decoração da sua casa sem fazer grandes mudanças, apenas utilizando as cores, formas e texturas a seu favor.

Durante o processo de decoração, não se esqueça de inserir a sua personalidade no ambiente. Afinal, por mais que o estilo rústico seja charmoso por si só, não tem nada melhor do que entrar em um ambiente e se identificar com ele.

Aproveite para pesquisar referencias e outras ideias, para criar uma sala, quarto ou mesmo cozinha, com o estilo rústico que é tão elegante!

Assim, com dicas e boas ideias, o seu cantinho rústico tem tudo para virar o preferido da casa!