ideias para decorar e ganhar espaço na lavanderia-Studio_seu-moa

Na maioria das casas e apartamentos, a lavanderia é o menor cômodo. Por isso, pensar em soluções estratégicas é fundamental para decorar e ganhar espaço na lavandeira.

Se você tem uma área de serviços limitada, saiba que existem algumas sugestões que permitem ampliar o cômodo, para acomodar tudo o que você precisa.

Conheça 9 ideias para decorar e ganhar espaço na lavanderia, a seguir!

1- Armários superiores

A maioria dos eletrodomésticos presentes em uma lavanderia são posicionados no chão, como a máquina de lavar roupas e a secadora.

Isso faz com que a parte superior do cômodo fique livre e disponível. Por isso, a primeira ideia para decorar e ganhar espaço na lavanderia é contar com armários superiores.

Na maioria dos casos, os móveis sob medida serão mais adequados, já que não há uma metragem padrão nas lavanderias.

Entretanto, com uma boa pesquisa, você pode encontrar armários prontos para colocar na sua lavanderia.
Além dos armários, a próxima ideia também permite aproveitar a parte superior do cômodo!

2- Prateleiras pelas paredes

Para quem não quer investir em armários, uma das ideias para decorar e ganhar espaço na lavanderia é aplicar prateleiras nas paredes.

As prateleiras são opções interessantes porque tem uma instalação simples e são ideias para acomodar utensílios de uso diário.

Até mesmo a área mais próxima do teto pode ganhar uma prateleira, para que você coloque aqueles itens que não são usados com frequência ou que são comprados em quantidade.

E para deixar o ambiente mais charmoso, você pode fugir dos modelos tradicionais e buscar por prateleiras criativas, com design especial.

3- Escolha bem os eletrodomésticos

Em um ambiente limitado, todo espaço disponível faz diferença. Por isso, quando comprar seus eletrodomésticos, faça escolhas estratégicas.

Um eletrodoméstico com mais de uma função ocupa menos espaço do que dois ou mais eletrodomésticos com funções específicas.

Além disso, preste atenção ao design do eletro. Uma máquina de lavar com abertura frontal, por exemplo, permite que você a posicione embaixo de um tampo, que pode ser usado para dobrar as roupas.

Itens como aspirador e até ferro de passar também merecem uma pesquisa extra. São eletrodomésticos que contam com diferentes versões, e que em alguns casos, ocupam menos espaço.

4- Móveis funcionais

Outra possibilidade entre as ideias para decorar e ganhar espaço na lavanderia é buscar por móveis funcionais, que podem servir para mais de uma finalidade.

Um bom exemplo é uma pia ou tanque com tampo acoplável. Com esse tampo, você consegue fechar a área molhada para utilizar o espaço como uma bancada de apoio.

Um armário com uma tábua de passar roupas acoplada também é uma sugestão de móvel funcional para a lavanderia.

5- Tenha um cabideiro

Entre um armário e outro, ou mesmo em um pequeno canto da parede, uma dica é instalar um cabideiro, como aqueles que vemos dentro de guarda-roupas.

Ali, você pode colocar cabides para estender roupas. Peças como camisas sociais são beneficiadas por um processo de secagem já no cabide, facilitando o momento de passar a roupa com ferro.

Além disso, você pode utilizar os cabides para colocar as peças que precisam ser passadas, deixando a lavanderia livre das famosas “montanhas de roupas” sobre os móveis, que dão a sensação de bagunça.

6- As portas dos armários

Se sua lavanderia permite a presença de armários, que já otimizam o cômodo e ajudam na organização, você pode obter resultados ainda melhores utilizando as portas dos móveis.

Na parte interna do armário, em suas portas, existem diferentes recursos que podem ser aplicados.
Os ganchos, por exemplo, permitem que você tenha um local para pendurar sacolas, vassouras, utensílios como espanador, entre outros.

Também é possível instalar prateleiras de metal na parte interna da porta do armário. E assim, você ganha mais um espaço para guardar seus itens de uso doméstico.

7- Até os vãos importam

É bastante improvável que você consiga posicionar móveis e eletrodomésticos sem deixar um vão entre eles.
Uma das ideias para decorar e ganhar espaço na lavanderia é aproveitar até mesmo esse vão.

Você pode fazer uma prateleira secreta, que nada mais é do que um compartimento com rodinhas, fino, com lugar para acomodar produtos de limpeza.

Assim, sempre que você quiser um item de limpeza, consegue puxar a prateleira secreta e retirá-lo facilmente.

Mas para que o vão funcione, é preciso tirar medidas exatas da lavanderia, para ter certeza de que o cômodo pode acomodar a prateleira móvel.

8- Portas de correr são mais indicadas

Como em todo espaço de medidas limitadas, os móveis com portas de correr são mais interessantes.

Afinal, armários que possuem portas de correr perdem a obrigatoriedade de ter área suficiente para o ângulo de abertura.

Mas além de usar essas portas nos armários, você pode optar por portas de correr ou uma porta sanfonada, dentro da própria lavanderia.

Essa é uma solução especialmente interessante para casas e apartamentos que contam com a cozinha integrada a lavanderia.

Outra ideia para decorar e ganhar espaço na lavanderia em ambientes integrados é colocar os móveis e eletrodomésticos da área de serviços “dentro” de um armário.

9- As cores da sua lavanderia

Não é novidade que as cores são capazes de gerar sensações nos seres humanos. Em uma lavanderia pequena, a dica é utilizar móveis e eletrodomésticos de cores claras.

Ao optar por uma lavanderia clara, você consegue criar uma atmosfera livre de interferências, o que ajuda na percepção de que o ambiente é maior.

Vale conferir também a iluminação do cômodo. Coloque luzes led abaixo dos armários superiores para deixar sua lavanderia mais clara.

Soluções para a lavanderia

Por mais que a área de serviços seja um local com medidas limitadas, o cômodo não precisa gerar uma sensação desagradável.

Pequenas soluções, com ideias para decorar e ganhar espaço na lavanderia, são capazes de transformar o ambiente e deixá-lo mais interessante para os moradores.

Assim, você não deixa passar nenhuma possibilidade que a lavanderia tem, aproveitando todos os cantinhos para ter um espaço prático, agradável e muito funcional.