como-decorar-varanda-pequena_studioseumoa

Uma área limitada, em casa ou no apartamento, pode ter mais possibilidades de decoração do que você imagina! Se você tem uma varanda pequena, confira dicas para decorar esse espaço.

Considerar a varanda, mesmo que pequena, na hora de decorar, te ajuda a aproveitar ao máximo a área da sua casa.
Esse espaço permite que você veja o “mundo exterior”, ao entrar em contato com a iluminação natural, com a brisa do dia e até com pequenas porções de natureza, se você incluir algumas flores na sua varanda.

Além disso, a varanda pode ser utilizada para receber os amigos e a família, ou mesmo funcionar como um espaço para relaxar da rotina corrida.

Com tantas alternativas para essa área, certamente a sua varanda pequena merece atenção, não é mesmo? Confira dicas para decorar, a seguir.

Definindo a função da sua varanda

O primeiro passo para decorar uma varanda pequena é definir qual será sua função principal.

Isso porque a varanda pode ter diferentes usos, de uma área para relaxar, passando por um espaço para tarefas domésticas, até um ponto de encontro da família.

Quando você define qual é a função principal da sua varanda pequena, consegue estabelecer algumas diretrizes do que não pode faltar nessa área.

Por exemplo, se a ideia for construir uma varanda gourmet, você vai precisar considerar colocar uma mesa, bancos e talvez um armário de apoio.

Já uma varanda para relaxar, pode contar somente com um bom sofá para descansar.

Espaços pequenos, móveis sob medida

Uma das dicas mais funcionais para espaços de metragem limitada é o uso de móveis sob medida – e em uma varanda pequena isso não seria diferente.

A partir do momento que você define a função da sua varanda, vai ficar mais fácil pensar em quais peças de mobília serão necessárias para a decoração.

Em muitos casos, é possível encontrar móveis prontos, de medidas padrões, para colocar na sua varanda.

Entretanto, se o espaço for realmente pequeno, os móveis sob medida serão a melhor solução, até para fazer o aproveitamento máximo da área disponível.

E independentemente de comprar móveis prontos ou encomendar sob medida, lembre-se de que essas peças precisam ser resistentes ao sol e a chuva.

Madeira para tratamento náutico costuma ser uma ótima opção para as áreas externas, como uma varanda pequena.

Um toque de natureza

Quando os apartamentos começaram a se popularizar nas cidades do Brasil e do mundo, os arquitetos passaram a incluir sacadas nos projetos para permitir que os moradores tivessem um “respiro” do lado de fora.

Em outras palavras, é como se uma varanda pequena em um apartamento servisse para que os moradores entrassem em contato com a natureza, mesmo que de forma indireta.

Você pode aumentar esse “contato” ao colocar um toque de natureza na sua varanda pequena. Para isso, a dica é fazer um jardim vertical, que não ocupa espaço útil da sacada.

O jardim vertical pode ser feito com materiais como paletes, pendurando vasos sobre eles, ou mesmo utilizar uma prateleira de metal para acomodar suas plantas.

Além disso, vale pesquisar sobre plantas que se adaptam melhor às características da sua varanda pequena: se recebe muito ou pouco sol, se costuma ter contato com a água da chuva, enfim.

Outra dica é colocar plantas que ficam em vasos suspensos. Assim, você economiza espaço, mas consegue fazer uma boa decoração com as flores.

Móveis funcionais

Em uma varanda pequena, cada cantinho é importante e faz a diferença para o uso diário.

Por isso, uma dica para varanda pequena que você pode aplicar é optar por móveis funcionais, que nada mais são do que peças que possuem mais de uma função.

Em uma varanda, você pode utilizar um banco de madeira que possua um baú na parte de baixo, para guardar ferramentas, itens de cultivo do jardim vertical ou utensílios.

O mesmo pode acontecer com uma bancada de preparo de alimentos, que pode ser aberta na parte de baixo para abrigar banquetas, que serão utilizadas para sentar-se no momento da refeição.

Você também pode contar com ganchos para pendurar uma rede na varanda pequena. Como a rede pode ser facilmente recolhida, ela é ideal para espaços limitados. Mas antes de fazer furos nas paredes, certifique-se de conferir a planta para não correr perfurar canos.

Criatividade na decoração

Para finalizar a montagem da sua varanda pequena, não deixe de pensar nos detalhes da decoração. Nesse sentido, existem algumas dicas para decorar que você pode aplicar no ambiente.

Para começar, não ignore as paredes da sua varanda. Além da possibilidade do jardim vertical, elas podem abrigar mobiles e molduras, dando mais personalidade ao ambiente.

Se sua varanda não for bem fechada e tiver a incidência de chuva, uma dica é usar decorativos de parede em tecido, como as bandeiras, que também dão um charme extra a qualquer cômodo.

Há quem troque parte do piso da varanda para incluir pedras e fazer um deck de madeira. Esses pequenos detalhes passam a sensação de estar em um lugar completamente diferente e deixam a varanda pequena mais bonita.

Vale também colocar uma iluminação especial na sua varanda pequena. Pisca-pisca ou um abajur de chão são ótimas opções (mas não deixe que esses itens entrem em contato com a chuva).

E para não errar no estilo de decoração, a dica de ouro é seguir a mesma combinação de cores do cômodo que vem antes da varanda. Isso vai criar uma coerência visual e deixar tudo integrado.

Varanda pequena com mais possibilidades

Decorar espaços limitados pode parecer um desafio. Entretanto, com algumas dicas básicas essa tarefa fica mais simples.

No caso da varanda pequena, tudo o que você precisa é de uma boa dose de criatividade e um direcionamento claro de como você espera que o ambiente fique.

É sempre bom fazer uma pesquisa por referências, para te ajudar a ter ideias do que fazer na sua varanda. Inspirações não faltam na internet!

E aí, com sua varanda pequena decorada, é só aproveitar o espaço para descansar ou receber as pessoas que você ama.