decorar-apartamento-alugado-studio-seu moa

Colocar sua personalidade em um ambiente é a melhor forma de se sentir em casa. Mas o que fazer quando o espaço é alugado? Tem como decorar apartamento alugado?

É muito comum que as pessoas pensem que não vale a pena decorar apartamento alugado. Afinal, depois de um tempo você vai mudar de casa e todo o investimento será perdido.

Entretanto, esse pensamento é bastante equivocado. Hoje, com criatividade e pouco investimento, é possível decorar apartamento alugado e criar ambientes de acordo com a sua preferência.

E o melhor: quando você se mudar, pode colocar todos os itens decorativos em uma caixa e levar para o seu próximo endereço!
Confira nossas dicas!

Opte por móveis soltos

Uma dica bastante comum ao decorar apartamento é optar por móveis sob medida, porque esse tipo de móvel permite aproveitar ao máximo cada cantinho de um cômodo.

Porém, em casos de imóveis alugados, a mobília sob medida tem grande chance de não encaixar na próxima casa que você escolher morar.

Por isso, a primeira dica de como decorar apartamento alugado é usar móveis soltos, que são peças que não fazem parte de uma composição em que as medidas precisam ser exatas para encaixar.

São móveis vendidos em lojas especializadas, mas que seguem medidas padrões e podem ser acomodados nos mais diversos estilos.

E como as lojas estão cada vez mais atentas ao que o consumidor procura, encontrar móveis charmosos ou que sigam um estilo específico de decoração, é mais simples do que nunca.

Ajustes necessários

Quando se trata de morar em um imóvel alugado, é possível que você encontre pequenas falhas estruturais que exigem ajustes, como um piso que não está bonito ou erros na pintura das paredes.

Nesses casos, você pode decorar apartamento alugado ao utilizar recursos para renovar o ambiente e esconder as falhas.

Para o piso desgastado, por exemplo, um tapete diferente é uma solução simples e prática, que pode ser levado para um próximo imóvel em caso de mudança.

Dependendo da situação do piso do apartamento, você pode considerar aplicar o piso vinílico de encaixe, que exige pouco esforço na instalação e pode ser retirado quando você desejar.

Para as paredes com falhas na pintura, se for um local de destaque, considere escolher uma outra cor para pintar somente parte da parede.

Para falhas mais pontuais, como um descascado ou um buraco, vale utilizar quadros para cobrir os problemas, com posters ou ilustrações que combinem com a sua personalidade.

Aproveitando as paredes

E já que estamos falando de paredes, uma das dicas para decorar apartamento alugado é aproveitar, justamente, essas grandes “telas”.

Além dos quadros e ilustrações, existem outros recursos capazes de dar personalidade para um ambiente, que podem ser retirados de espaços alugados ao fim do contrato.

Os decorativos de parede do Studio Seu Moa são ótimas opções. Na maioria das vezes, são imagens feitas em MDF, que podem ser aplicados à parede com fita dupla face, sem necessidade de furar a parede para fixação.

Uma boa dica é utilizar esses decorativos para expor um pouco mais da sua personalidade, seja com uma imagem de algo que você goste muito, ou com frases impactantes e cheias de significado.

Além dos decorativos, você também pode pensar em aplicar prateleiras nas paredes. Neste caso, é importante saber se você pode fazer furos para a instalação e ter certeza de que não há um encanamento passando naquele espaço.

Um apoio na iluminação

Outro problema comum enfrentado por aqueles que alugam um imóvel é a iluminação inadequada.

Essa situação é especialmente recorrente em apartamentos mais antigos, que não foram projetados para o melhor aproveitamento da luz.

Mas, ao invés de se preocupar em contratar um eletricista e quebrar algumas paredes, você pode contar com um apoio na iluminação, que também serve para decorar apartamento alugado.

Para isso, utilize opções de iluminação independentes, como o abajur de chão ou a luminária de mesa. Opte por um modelo com design diferenciado, para criar um ponto de atenção no ambiente.

Foque no que você pode mudar rapidamente

Quebrar uma parede ou fazer grandes transformações em um apartamento alugado nem sempre é possível. Por isso, o ideal é focar sua atenção naquilo que você pode mudar com facilidade.

No quarto, por exemplo, a mudança está na roupa de cama ou na cabeceira. São itens pequenos, que podem ser aproveitados em outras casas, mas que fazem bastante diferença na composição do ambiente.

Na sala, uma manta em cima do sofá é capaz de dar um novo ar ao ambiente, seja pelo uso de cores vibrantes ou pela textura do tecido.

E se você quiser separar ambientes, sem construir uma parede nova, vale usar itens como os biombos, que também tem potencial para mudar um cômodo rapidamente.

Coloque sua personalidade

Nada melhor do que entrar em casa e sentir que a personalidade dos moradores está presente. É isso que faz de um apartamento alugado um lar.

Por isso, quando estiver compondo os ambientes ao decorar apartamento alugado, não deixe de inserir sua personalidade e história em cada cantinho.

Neste caso, você pode selecionar objetos que são marcantes na sua trajetória ou que possuem uma memória afetiva, e colocar em lugares de destaque.

Na sala, esses itens podem ficar expostos na mesa de centro ou na estante. No quarto, a mesa de cabeceira ganha estilo ao abrigar esses objetos. Até mesmo o banheiro pode ter sua personalidade!

Não tenha medo de arriscar

Por fim, a última dica de como decorar apartamento alugado é não ter medo de se arriscar pelo mundo do design de interiores.

Uma das vantagens de estar em um ambiente alugado é que nada é fixo: você pode testar e mudar quantas vezes preferir, até encontrar a melhor forma de manter um cômodo.

E por mais que a tarefa exija seu esforço, lembre-se de ver o lado divertido da decoração, que é transformar um ambiente de acordo com as suas preferências.

Assim, seja neste ou em um próximo apartamento alugado, o seu lar vai ser o lugar em que você estiver.