Como escolher almofadas para sofá

Para decorar uma sala, as almofadas são grandes aliadas. Entretanto, muita gente tem dúvidas sobre como optar por modelos e montar uma composição. Se for seu caso, saiba como escolher almofadas para sofá.

As almofadas são queridas pelos decoradores porque são capazes de criar diferentes atmosferas para o ambiente, com um custo bem baixo.

Além disso, as almofadas são extremamente adaptáveis. Quando você muda a cor da parede da sala, por exemplo, pode apenas trocar as capas das almofadas para dar outra cara para o sofá.

Para não errar na montagem e criar o ambiente dos seus sonhos, veja algumas dicas de como escolher almofadas para sofá, a seguir.

Cuidado na quantidade de almofadas

Apesar de serem grandes aliadas na decoração, as almofadas podem causar a sensação de desordem se você acabar exagerando na quantidade delas acomodadas no sofá.


Uma dica certeira de como escolher almofadas para sofá, para não deixar o ambiente bagunçado, é ocupar, no máximo, metade do sofá com almofadas.

Para salas pequenas, considere investir em modelos de tamanhos médios ou pequenos, que também deixam a sala mais “livre”.


Note ainda os outros elementos da sua sala: se houver muitos quadros nas paredes, objetos decorativos e plantas, as almofadas podem deixar tudo ainda mais sobrecarregado. Equilíbrio é tudo!

As cores das almofadas

Uma das maiores vantagens de usar almofadas na decoração é a possibilidade de brincar com as cores, para dar ao seu ambiente uma identidade única.


Muita gente tem medo de escolher cores das almofadas que não combinam com o resto da sala. Nesse caso, há uma dica bastante assertiva: analisar a cor do sofá.

Como o sofá costuma ser o maior móvel da sala, é ele que vai ditar as cores dos acessórios. Se você tiver um sofá colorido, pode escolher almofadas de tons neutros ou usar a técnica tom sobre tom.


Para sofás de cores neutras, não há limites para as cores das almofadas! Vale analisar o estilo de decoração da sala e as cores dos outros elementos, para criar uma coerência no ambiente.

Estampas também são interessantes

Além das cores, você pode considerar as estampas na hora de escolher almofadas para sofá.


As capas de almofada Studio Seu Moa, por exemplo, possuem diferentes estilos de estampas, incluindo aquelas com frases motivacionais e cheias de significado.


Ao optar por uma almofada com estampa, você dá mais personalidade para o ambiente. É como se você imprimisse um pouco da sua identidade na sala de estar.


Para não errar no mix de estampas e saber como escolher almofadas para sofá, identifique uma cor base que estará presente em todas as capas.


Assim, se você escolher o verde como cor base, pode optar por estampas que tenham toques desse tom.

Escolha dos tamanhos

Por mais que comprar uma almofada bem grande seja tentador, saiba que nem todas as salas vão comportar bem esse tipo de design.


O ideal é conferir as proporções do seu ambiente antes de escolher almofadas para sofá. Para acertar, você pode combinar o tamanho da almofada com o tamanho do sofá.

Em outras palavras, sofás pequenos vão melhor com almofadas pequenas e médias, assim como sofás grandes combinam com almofadas grandes.


Uma dica de decoração é brincar com os tamanhos. Existem almofadas com formatos diferentes, mais retangulares ou redondas, que são bastante charmosas para colocar no sofá.

Tecidos para almofadas


Não há muito mistério em como escolher almofadas para sofá, no quesito tecido.

Isso porque, tecidos diferentes costumam criar “camadas” em um ambiente e até deixar a decoração mais interessante.

Linho é um dos tecidos mais utilizados em almofadas, mas há opções em algodão, veludo e até seda. Almofadas com detalhes em outros materiais também são modelos que você pode escolher.


De fato, no quesito tecido, você está livre para escolher, de acordo com o seu gosto.


Como escolher almofadas para sofá para 5 tipos de sala


Se mesmo com essas dicas você ainda estiver com dúvidas sobre como escolher almofadas para sofá, saiba que você pode se basear em sugestões para determinados tipos de sala para tomar sua decisão.


Para te ajudar na tarefa, confira 5 tipos de sala e como escolher almofadas para sofá para cada uma delas:

Sala com sofá de cor neutra

Se o seu sofá tiver uma cor neutra, como branco, cinza ou bege, você tem toda a liberdade para escolher almofadas.

Aproveite para trazer cores para o ambiente e dar um pouco de vida à decoração. Vale pesquisar sobre cores complementares para montar uma sala bem equilibrada.

Sala com sofá colorido

Nas casas em que o sofá é colorido, as almofadas precisam ser neutras – porém, isso não significa deixar o ambiente “chato”.

Existem várias capas de almofadas com tons neutros, mas estampadas. As almofadas do Seu Moa seguem esse padrão e são ideais para dar um charme para seu ambiente, sem pesar no visual.


Sala pequena


Colocar almofadas grandes em uma sala pequena ajuda a criar a sensação de um ambiente carregado, com muita informação.


Por isso, salas pequenas pedem almofadas de tamanho pequeno ou médio, que não ocupem mais da metade do sofá.


Sala grande

Por outro lado, se a sala da sua casa for espaçosa, é possível usar almofadas em tamanhos maiores e até variar no formato.


Uma mistura interessante é usar almofadas tradicionais como base, com alguns modelos de formatos específicos para complementar.


Sala com muitos elementos decorativos


Em uma sala com muitos elementos decorativos é fácil errar ao escolher almofadas para sofá.


Nesse caso, a dica é optar por almofadas neutras. Escolha duas ou três almofadas para ganharem uma capa diferente e mantenha o restante em cores básicas.

Pronto! Com todas essas dicas, certamente você vai conseguir escolher almofadas para sofá que combinem com seu ambiente e seu estilo.


Tenha em mente que os ambientes refletem a sua personalidade. Por isso, siga sua intuição, busque referências e monte uma sala de estar única! Afinal, tem coisa melhor do que entrar em casa e sentir que o ambiente é a sua cara?