Dicas para decorar cozinha pequena

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa. Mas com espaços cada vez mais limitados, algumas dicas para decorar a cozinha pequena podem ser a solução para ter mais funcionalidade.

E saiba que você não precisa fazer grandes investimentos para ter uma cozinha com melhor distribuição e até obter mais praticidade de uso.

Ainda que os móveis sob medida sejam grandes aliados para a decoração de espaços limitados, existem outros truques que permitem que você ganhe espaço na sua pequena cozinha.

Veja 7 dicas para decorar a cozinha pequena, a seguir!

Armários de cores claras

Não é novidade que as cores são capazes de criar sensações e até alterar a percepção que temos de ambientes e objetos.

Ao optar por armários de cores claras, principalmente o branco, você consegue fazer com que o ambiente passe a sensação de maior amplitude.

Isso acontece porque os tons claros são capazes de refletir a luz, diferente das cores escuras que absorvem a luminosidade.

E aqui, vale pesquisar por cores diferentes para deixar o ambiente animado e fugir do branco tradicional. Algumas sugestões são o amarelo, o azul claro e até o verde.

Aproveite as paredes

Normalmente, quando montamos uma cozinha, pensamos somente nos espaços disponíveis em armários ou na bancada – o que limita bastante as possibilidades de decoração.

Por isso, ao decorar uma cozinha pequena, lembre-se de considerar também as paredes do cômodo. Elas apresentam algumas oportunidades interessantes de aproveitamento.

Uma dica para cozinha pequena é colocar prateleiras nas paredes, que podem ser úteis para acomodar seus eletrodomésticos. 

Nesses espaços, você pode misturar utensílios charmosos com eletrodomésticos para criar um ambiente com decoração.

Outra forma de aproveitar as paredes é inserindo elementos visuais. Os quadros são opções interessantes, mas por conta da umidade que vem do preparo de alimentos, optar por um lettering pode ser mais seguro.

Tenha um painel para utensílios

E já que falamos em utensílios, quem tem uma cozinha pequena para decorar sabe que eles também ocupam um espaço importante nas gavetas.

Para “economizar” esse espaço, você pode contar com um painel para acomodar utensílios. E, nesse caso, existem diferentes opções.

Um dos modelos disponíveis é aquele para colocar próximo ao teto e manter os utensílios pendurados. Mas é possível também usar um painel perfurado com ganchinhos.

Para deixar tudo coerente com a decoração da sua cozinha, escolha uma cor que complemente os móveis e outros itens decorativos.

Opte por móveis funcionais

Outra das dicas para decorar cozinha pequena é optar por móveis funcionais, que são peças que oferecem mais de uma possibilidade de uso.

Na cozinha, os móveis funcionais aparecem de diferentes formas. Por exemplo, uma bancada que serve como mesa, com banquetas posicionadas embaixo do tampo para otimizar o espaço.

Um eletrodoméstico que é acoplado ao móvel também é funcional, como uma adega que fica dentro do armário para liberar espaço para circulação.

Ou ainda um armário vazado entre a cozinha e a sala, ideal para criar uma separação em ambientes integrados.

Com um estudo cuidadoso, você vai perceber que é possível aproveitar mais sua cozinha pequena se contar com móveis com várias funções.

Iluminação também é importante

Na cozinha, a iluminação nem sempre é discutida da forma que deveria. Muitas vezes, consideramos esse aspecto mais importante na sala e no quarto, mas ele também é essencial para a decoração da cozinha pequena.

Uma ideia prática e funcional é contar com fitas LED abaixo dos armários superiores, especialmente aqueles que ficam acima do espaço para o preparo dos alimentos.

Se você contar com prateleiras abertas, como sugerido em uma das dicas para decorar cozinha apresentadas anteriormente, coloque essas mesmas fitas LED abaixo das prateleiras, para criar um efeito visual interessante. 

Por fim, você pode considerar uma luminária de maior porte para a cozinha, como os modelos de trilho. Assim, a distribuição de luz chega em todos os cantinhos, ajudando na sensação de amplitude.

Espaço interno

Os armários também fazem parte da decoração. Afinal, se você não tiver uma boa estratégia de organização, vai acabar precisando da bancada e da área externa da cozinha para acomodar seus utensílios.

E mesmo em uma cozinha pequena, com poucos armários, é possível otimizá-los para que você tenha mais espaço interno para seus itens de trabalho.

Uma dica para decorar cozinha pequena é contar com suportes e apoios para armários. Eles criam “níveis” que permitem acomodar mais utensílios.

Você também pode organizar o seu armário de forma que os itens mais usados fiquem mais próximos do alcance. É uma forma simples de otimizar a cozinha pequena.

Mantenha a organização

Ter um ambiente decorado depende de criatividade para a escolha dos elementos, mas também de disciplina para manter tudo em ordem.

Afinal, de nada adianta decorar cozinha pequena com cuidado se, no dia a dia, o ambiente estiver em um estado permanente de bagunça.

Por isso, crie a rotina de organizar a cozinha sempre que possível. Uma dica prática é separar 10 minutos do dia para colocar tudo do lugar, principalmente aqueles utensílios que tiramos da gaveta e não guardamos após o uso.

Lavar a louça, pelo menos uma vez ao dia, também é algo que colabora para a sensação de organização da sua cozinha. 

Colocando em prática as dicas para decorar cozinha pequena

Decorar cozinha pequena é mais simples do que parece se você contar com as orientações certas.

Como resultado, você terá uma cozinha agradável e funcional, seja para fazer um prato delicioso ou para receber os amigos e a família.

Com um papel social tão importante, vale a pena dedicar algum tempo para pensar em como decorar cozinha pequena da forma certa, não é mesmo?

E agora que você já tem uma série de dicas em mente, é hora de escolher aquelas que vão funcionar no seu ambiente e colocá-las em prática.

Assim, em pouco tempo, você terá uma cozinha dinâmica, cheia de possibilidades para explorar!