7 dicas para decorar o quarto de casal

Quando um casal decide morar junto, um dos primeiros cômodos que entra em discussão é o quarto, especialmente no quesito decoração. Equilibrar os estilos pode ser um desafio, mas algumas dicas para decorar o quarto de casal conseguem deixar tudo mais prático e divertido.

Para começar, é preciso ter em mente que o quarto de casal é um espaço compartilhado, que também deve refletir sensações como aconchego, descanso e intimidade. Por isso, é interessante que o casal tenha uma atitude de equipe, buscando formas conjuntas de pensar na decoração.

E ainda que não faltem inspirações na internet, são as dicas práticas que fazem a diferença na hora de colocar a mão na massa. A seguir, você descobre o que é essencial em matéria de dicas para decorar o quarto de casal.

1. Escolhendo a cama e o guarda-roupa

Existem dois grandes móveis que compõem um quarto de casal: a cama e o guarda-roupa. São eles que vão funcionar como os destaques do cômodo, tendo ainda funções essenciais para a rotina dos moradores.

A escolha da cama e do guarda-roupa deve levar em consideração o espaço que você tem disponível dentro do quarto. Uma cama muito grande em um ambiente pequeno vai provocar a sensação de sufocamento, algo a ser evitado.

Para não ter erro, tire as medidas do seu quarto e escolha opções que caibam nos limites estipulados, lembrando sempre de deixar espaço livre para a circulação.

Além disso, opte por móveis funcionais: camas com gavetas embaixo geram um espaço extra, enquanto guarda-roupas com portas de correr também exigem uma menor área.

2. Iluminação para o quarto de casal

Outro fator importante, que é uma das dicas para decorar o quarto de casal, é analisar a iluminação. Isso porque, a luz afeta diretamente a qualidade do sono e é uma importante ferramenta para criar atmosferas específicas.

No quarto, a luz branca não é recomendada – exceto se houver um espaço de home office dentro do cômodo. O ideal é contar com uma luz mais quente, como a amarela, que ajuda no relaxamento e no sono.

Você também pode contar com luzes neon ou mesmo leds e pisca-pisca para criar um ambiente diferenciado.

3. Paredes neutras, cores na decoração

Escolher a cor das paredes de um quarto de casal pode gerar discussões, especialmente se os integrantes desse casal contarem com gostos e estilos diferentes.

Para evitar conflitos e acertar na escolha, uma das dicas para decorar o quarto de casal é optar por uma cor neutra na parede. Você pode escolher branco e cinza, além de tons claros de azul, verde e amarelo.

Ao optar por uma cor neutra na parede, você ganha a possibilidade de inserir cores na decoração, o que dá mais liberdade na hora de montar o conceito geral do quarto.

4. Roupas de cama também são importantes

Se a cama é um dos pontos principais do quarto de casal, a escolha da roupa de cama é fundamental para a decoração deste cômodo.

Quem quer um estilo de quarto mais neutro pode buscar roupas de cama de cores frias, como cinza, azul claro e verde água. Estampas geométricas também funcionam bem em quartos de casal.

Outra possibilidade é escolher roupas de cama de acordo com a estação do ano. No verão e na primavera, a decoração pode ter cores quentes, enquanto o outono e inverno pode ser mais neutra.

Quer dar um toque de elegância? Conte com uma manta para cobrir somente parte da cama. Mantas de tricô ou feitas à mão são ótimas opções!

5. Aproveite as paredes do quarto

Se você optou por tons neutros nas paredes, tem uma enorme “tela branca” para aproveitar. Entre as dicas para decorar o quarto de casal, a utilização das paredes com quadros e outros elementos não poderia ficar de fora.

Além dos quadros, que podem ser gravuras, fotos do casal ou telas, outra possibilidade de decoração são os letterings, que apresentam palavras ou frases e dão personalidade para qualquer ambiente.

A parede em cima da cama é ideal para posicionar os quadros, letterings e outras decorações. Vale até pegar objetos que marcaram a história do casal para posicionar na parede.

6. Tenha mesinhas de cabeceira

Se você tiver um pouco mais de espaço disponível no quarto de casal, considere posicionar mesinhas de cabeceira, uma de cada lado da cama.

Além de terem um aspecto funcional interessante, pois permitem que os moradores tenham onde acomodar pequenos objetos de uso diário, as mesinhas de cabeceira dão um aspecto de acabamento ao quarto.

Nesse sentido, você pode optar por mesinhas iguais ou de modelos diferentes, sem limitação de cores. Apenas tenha em mente que a mesinha deve ter a altura do colchão, para que crie a sensação de continuidade e deixe a decoração mais elegante.

7. Ainda tem dúvidas? Se baseie em estilos prontos!

Mesmo com dicas práticas, é comum que as pessoas se sintam inseguras na hora de decorar um cômodo, principalmente o quarto de casal, que é compartilhado entre duas pessoas.

Se esse for seu caso, saiba que uma boa sugestão é se basear em estilos prontos. Na Internet, você pode conferir ideias de decoração, que vão do estilo escandinavo ao moderno, e são úteis para guiar as escolhas.

Pesquise os estilos de quarto de casal, escolha aquele que você mais gosta, e tente replicar no ambiente as principais diretrizes que esse tipo de decoração propõe.

Divirta-se decorando

Por mais que o quarto de casal seja uma área importante dentro da casa e da rotina dos moradores, a decoração não deve ser um problema. O cenário ideal é que todos se divirtam enquanto o processo acontece.

Aproveite esse momento para se aproximar do seu companheiro ou companheira, fazendo da decoração uma etapa em que os gostos se complementam para criar um ambiente único.

Tenha em mente essas 7 dicas para decorar o quarto de casal e não tenha medo de colocar sua criatividade à prova. Um quarto de casal com a personalidade dos dois é a melhor decoração!