8 erros que você não deve cometer ao decorar a casa

Mudar para um novo endereço ou reformar o espaço que você vive traz a possibilidade de decorar os ambientes de acordo com seu gosto. Porém, não é difícil cometer enganos que comprometem o resultado. A melhor forma de evitar problemas é conhecer os erros que você não deve cometer ao decorar a casa.

Muitos desses erros são pequenas distrações, como não conferir corretamente a medida de um ambiente. Ainda assim, ao juntar vários erros em um único cômodo, a composição tem tudo para não agradar.

Confira 8 erros que você não deve cometer ao decorar a casa.

1. Uma circulação que prejudica os movimentos

Normalmente, ao comprar móveis como sofás e camas, pensamos somente no conforto que eles podem proporcionar, ignorando completamente o quanto a presença do móvel vai prejudicar outros aspectos.

Nesse caso, estamos falando da circulação, que é o espaço disponível que uma pessoa tem para transitar dentro de um cômodo.

Quando o móvel tem proporções muito grandes e é colocado em um ambiente pequeno, os moradores perdem circulação e se movimentar pelo ambiente pode ser desafiador. Afinal, ainda que você não esbarre no móvel, uma área pequena para caminhar atrapalha a rotina.


Por isso, a dica é comprar móveis que sejam proporcionais ao ambiente. Vale conferir as medidas e considerar o quanto uma peça pode atrapalhar a circulação.

2. Falta de medidas exatas

Por falar em conferir as medidas, outro dos erros que você não deve cometer ao decorar a casa é deixar de tirar as metragens dos ambientes que deseja trabalhar.

Quando uma pessoa não sabe o quanto de área tem disponível, pode facilmente escolher um móvel que fique muito pequeno, ou pior, nem caiba no ambiente.

Se você está em busca de um micro-ondas para a cozinha, por exemplo, deve saber qual área do balcão será utilizada para acomodá-lo. Mesmo que você tenha uma boa noção de espaço, nunca confie na sua memória visual para fazer uma compra.

3. Não seguir um estilo de decoração

Existem vários estilos de decoração que podem ser replicados nos ambientes. Cada estilo tem suas características positivas e é interessante escolher um que combine com sua personalidade.

Entretanto, é preciso tomar cuidado para não misturar vários estilos de decoração em um mesmo ambiente.

Ainda que existam estilos complementares, como o Industrial e o Clean, na maioria nos casos um tipo de decoração não “conversa” com a outra.
Para evitar esse erro, basta fazer uma boa pesquisa na internet, para identificar o estilo ideal para suas necessidades. Depois, é só seguir os conceitos principais para fazer a decoração.

4. Deixar de aproveitar as paredes da casa

Muita gente ignora as paredes da casa na hora de decorar, perdendo um espaço interessante que pode servir tanto na funcionalidade quanto no aspecto visual.

Nesse caso, a dica é escolher algumas das paredes da sua casa para pensar em uma decoração especial. Quadros, letterings e até bandeirinhas são algumas opções para fazer uma composição que aproveite esse espaço.

Você também pode considerar aplicar nichos e prateleiras nas paredes, que além de ajudar na decoração, geram espaço para acomodar diferentes itens.

5. Optar por tamanhos errados de tapetes

Os tapetes são grandes aliados na hora de fazer a decoração de um ambiente. Com um tapete, você consegue setorizar áreas, criando pequenos espaços dentro de um cômodo maior.

Mas um dos erros que você não deve cometer ao decorar a casa é fazer uma má escolha no tamanho dos tapetes.

Se o tapete for usado na sala, por exemplo, o ideal é que “sobre” de 15 a 20 centímetros para fora de móveis como o sofá e as poltronas.
Evite ainda colocar tapetes menores que o móvel que será acomodado. Isso porque, além do acabamento não ser visualmente agradável, a tendência é que a diferença do tapete para o chão faça o móvel ficar bambo.

6. Excesso de itens decorativos

No mundo da decoração, uma máxima que costuma funcionar é “menos é mais”. Isso porque, carregar um ambiente de móveis, acessórios e objetos pode causar confusão visual.

Esse excesso deve ser evitado de várias formas: não coloque muitas almofadas sobre a cama, ou não misture almofadas coloridas com mantas em cima do sofá.

Outra dica é não posicionar vários porta-retratos em cima de um único aparador. Faça uma seleção pequena de fotos especiais e, preferencialmente, use porta-retratos de tons neutros, para que só as fotos se sobressaiam.

7. Não se preocupar com a iluminação

Como a iluminação faz parte da estrutura da casa, muitas vezes é um item que “passa batido” na hora de decorar. Mas saiba que a incidência da luz é capaz de valorizar ou anular o design de um ambiente.

Se você está construindo, vale elaborar estratégias de iluminação ainda na fase do projeto, pensando no aproveitamento máximo da luz natural e como distribuir a luz elétrica.

Agora, se sua casa já está pronta e a iluminação não for adequada, utilize outros recursos para equilibrar o ambiente. Abajur de chão e de mesa, além de luz LED, são algumas opções para melhorar a iluminação.

8. Deixar o ambiente desorganizado

De nada adianta conhecer os erros que você não deve cometer ao decorar a casa, fazer uma decoração agradável e montar o ambiente dos seus sonhos, se no dia a dia o espaço ficar em uma completa desordem.

A bagunça é capaz de transformar um cômodo, fazendo com que um espaço seja desconfortável para estar dentro dele.

Para evitar a bagunça, reserve 10 minutos diários para colocar objetos nos seus devidos lugares. Essa atitude simples é capaz de melhorar o aspecto de um cômodo, deixando que a decoração seja o destaque.

Por mais simples que pareçam, esses erros que você não deve cometer ao decorar sua casa são capazes de impactar na qualidade visual do cômodo escolhido.

Tenha em mente o que é preciso evitar na hora de fazer uma decoração e foque seus esforços em pesquisar a melhor forma de levar a sua personalidade para um ambiente.

Assim, o cômodo que você vai decorar vai estar mais próximo daquilo que você planejou!