Como decorar seu Home Office

Para milhares de pessoas no Brasil, o endereço de trabalho mudou de uma estrutura empresarial para um cômodo da casa. Com esse novo formato, adaptações precisam ser feitas, e com um toque de criatividade é possível deixar esse ambiente muito mais agradável. Veja como decorar seu Home Office com dicas práticas a seguir!


A escolha do local de trabalho


Quando o formato Home Office foi inserido em várias empresas, a maioria das pessoas precisou definir, do dia para a noite, um lugar para trabalhar. Agora, alguns meses após essa adaptação, você pode considerar se fez uma boa escolha para o local de trabalho.


O ideal é que o seu Home Office fique em um lugar reservado, em que você possa fechar a porta caso precise se concentrar ou passar por uma reunião. Esse cômodo privado é ainda mais importante para quem mora com sua família ou crianças pequenas.


Além disso, uma boa dica para aplicar na escolha do local do seu Home Office é entender o posicionamento da luz solar. Se você tiver a possibilidade de montar o escritório próximo à uma janela, vai receber luz natural durante boa parte do dia.


Assim, além de economizar energia elétrica, você se beneficia dos efeitos positivos da luz natural para o corpo humano, como estar mais desperto e focado.


Na escolha do local, lembre-se ainda de considerar as necessidades de tomada de energia para ligar seus equipamentos e, em regiões muito quentes do Brasil, se é preciso usar um ar-condicionado ou ventilador.

Decoração das paredes

Para demarcar o seu espaço de trabalho dentro de um quarto ou da sala, e ainda criar uma atmosfera mais agradável, você pode pensar em estratégias para as paredes.

Na área em que estará sua mesa de trabalho utilize tintas ou papéis de paredes diferentes, criando uma linha de demarcação por meio das cores.
Como as cores influenciam as emoções humanas, é importante que você escolha tons que favoreçam a concentração e a tranquilidade. Branco, cinza, azul claro e amarelinho são algumas das opções mais utilizadas.

Você também pode aproveitar as paredes para inserir detalhes na decoração, como decorativos de parede e quadros que podem ser encontrados no Studio Seu Moa, uma loja online com dezenas de opções para decorar o Home Office.

E aqui não há barreiras para sua criatividade: os decorativos ou quadros escolhidos podem remeter a coisas que você gosta muito, frases que te motivem ou mesmo uma gravura que transmita alguma emoção positiva.

As grandes vantagens de decorar com quadros ou decorativos é a facilidade de troca. Assim, se você enjoar de uma imagem, pode mudar com praticidade e manter o seu ambiente sempre renovado.

Móveis funcionais

No quesito mobiliário de um Home Office, todas as decisões vão depender do espaço que você tem disponível. Por isso, reserve a trena da sua casa para tirar medidas exatas e entender quais móveis cabem em quais lugares.
Para aproveitar ao máximo o espaço de um cômodo, você pode pesquisar por móveis funcionais. São peças que contam com propostas múltiplas, como uma mesa de escritório que possui gavetas para acomodar outros objetos.

Outro item que merece sua atenção na hora de decorar seu Home Office é a cadeira. Por mais que alguns modelos tenham um design mais elegante, é preciso considerar o conforto, uma vez que você passará longas horas do dia sentado.

Ao optar por uma cadeira de escritório tradicional, saiba que é sempre possível deixá-la mais charmosa ao colocar uma manta sobre ela ou escolher um modelo de cores diferentes.

Uma boa iluminação para o trabalho

Se você conseguiu posicionar seu Home Office próximo à janela, certamente consegue captar uma boa quantidade de luz natural. Porém, se essa não for sua realidade, a dica é recorrer à iluminação artificial.
Contar com uma boa iluminação na área de trabalho é fundamental, tanto para o conforto visual quanto para a sua produtividade, que é afetada caso você opte por ficar em um ambiente escuro.

Se a luz do teto não for suficiente, você pode buscar um abajur de chão, que é bastante utilizado nas salas das residências. Com designs diferenciados, você pode posicioná-lo próximo da mesa, para criar um ambiente charmoso.

Quando falamos em decorar seu Home Office com iluminação, não podemos deixar de citar o pisca-pisca. Esse pequeno recurso pode criar uma atmosfera agradável, especialmente como apoio para o final do dia, quando a luz não é tão boa.

Prateleiras que dão um charme

Para decorar seu Home Office sem grandes alterações no ambiente, as prateleiras são recursos interessantes. Além de ter uma aplicação simples, elas permitem acomodar tanto objetos de trabalho quanto itens decorativos.

No mercado, é possível encontrar diferentes modelos de prateleiras, desde os nichos até os modelos tradicionais. Se você tem pouco espaço, a dica é utilizar a área próxima ao teto, para posicionar livros ou objetos de decoração.

Você também pode usar as prateleiras como apoio para os quadros, ideal para quem não quer furar a parede e nem utilizar fita de alta colagem. No quesito visual, quadros e prateleiras combinam e deixam qualquer ambiente mais charmoso.

Organização do Home Office

Por fim, de nada adianta se esforçar para decorar seu Home Office se você não dedicar alguns minutos do dia para mantê-lo em ordem.

Saiba que um ambiente organizado é fundamental para a sua produtividade, uma vez que a bagunça prejudica o pensamento, que passa a focar nos elementos visuais e não no trabalho a ser feito.

Uma dica para organizar seu Home Office é, antes de iniciar seu dia de trabalho, dedicar 10 minutos para colocar todos os itens utilizados no dia anterior no lugar. Uma vez por semana, vale fazer uma limpeza mais caprichada, para tirar o pó e deixar tudo em ordem.

Home Office com a sua cara

O aspecto físico do ambiente de trabalho impacta diretamente na qualidade da tarefa realizada por uma pessoa. Esse pensamento é válido tanto para a estrutura empresarial quanto para o seu Home Office.

Por isso, invista algum tempo para criar um ambiente de trabalho com a sua cara, com os elementos que te motivem a gostar de estar ali. Dessa forma, não vai faltar incentivo para cumprir as tarefas do dia. E tem coisa melhor do que trabalhar em um lugar que a gente ama?

Siga as dicas de como decorar seu Home Office e veja o quanto pequenas atitudes vão impactar na sua rotina!