7 Tendências para decorar sua casa em 2021

A decoração, como todo processo criativo, passa por fases e se altera de acordo com as necessidades apresentadas pela sociedade. Por isso mesmo, decorar é uma atividade cheia de possibilidades. Conhecer as 7 tendências para decorar sua casa em 2021 pode te ajudar em escolhas certeiras para o lar.


Em tempos em que passamos ainda mais horas dentro de casa, ter um ambiente funcional, aconchegante e cheio de personalidade é essencial para a qualidade de vida. Ao compreender novos conceitos de decoração é possível determinar o que é interessante (ou não) para cada pessoa.

Confira, a seguir, 7 tendências para decorar sua casa em 2021 e encher a mente de boas ideias!Cores Pantone


Pantone é uma empresa americana, conhecida por desenvolver e codificar o sistema de cores que se utiliza na indústria gráfica. Por conta disso, tradicionalmente, a Pantone estabelece quais são as cores do ano, aquelas que serão muito utilizadas pelas pessoas e empresas.


É claro que essa definição não é ao acaso. Equipes completas da Pantone dedicam seu tempo analisando as tendências, para entender qual caminho a sociedade está percorrendo e como suas escolhas afetam a frequência em que uma cor aparece.


Esse ano, as cores Pantone são cinza e amarelo, sendo essa combinação uma das tendências para decorar sua casa em 2021. Já é possível encontrar modelos de salas, cozinhas e até quartos inteiros nessas tonalidades.


A combinação também faz sucesso por inserir uma cor alegre e vibrante, como o amarelo, em um ambiente sóbrio, com a cor cinza. O equilíbrio perfeito para quem quer se arriscar na escolha das cores, mas não errar.

A volta do vintage


Nos últimos anos, o estilo vintage transitou pela decoração de casas e escritórios, uma vez que seu design único é capaz de conversar bem com diferentes tipos de decoração. Porém, 2021 promete ser o ano em que o vintage estará em alta.


Esse estilo vai marcar presença, principalmente, em móveis e acessórios. Assim, a proposta será combinar, em um mesmo ambiente, peças mais modernas com itens com aquela “carinha” de antigo.
Além disso, papéis de parede com design retrô também devem entrar na decoração das casas, especialmente em pontos estratégicos da sala ou do quarto.

Fibras naturais em móveis e acessórios


Se você teve a possibilidade de cumprir o isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, provavelmente sentiu falta de sair ao ar livre e ter contato com a natureza. Esse aspecto foi determinante para uma das tendências para decorar a casa em 2021: o uso de fibras naturais.
Isso porque, com o contato com a natureza limitado, milhares de pessoas buscaram formas de trazer elementos naturais para dentro do lar. Assim, materiais naturais estão em alta nesse ano, como madeiras, pedras, plantas e as fibras naturais.


Bambu, sisal, vime e outros tipos de fibra estão surgindo como matéria prima de móveis e acessórios, dando um equilíbrio e um “respiro” para os ambientes tradicionais.

Contato com a natureza


E por falar em elementos da natureza na decoração, essa tendência não deve se limitar somente a peças com fibra ou materiais semelhantes. O paisagismo também surge muito forte em 2021.


Flores e plantas começam a compor a ambientação de casas e empresas, com jardins verticais que assumem não só a varanda, local tradicional, mas paredes da sala e até do banheiro.


A proposta de uma decoração com maior conexão com a natureza é deixar o ambiente mais leve e permitir que os moradores tenham acesso ao verde, sem precisar sair de casa.

Inspiração escandinava


Não é de hoje que a decoração escandinava inspira as pessoas. Suas linhas retas, acabamento minimalista e a aplicação de tons claros, como o branco, na maioria dos elementos dá ao morador uma opção prática e elegante de decoração.


Em 2021, a inspiração escandinava vem com a presença de itens fabricados em madeira, com coloração natural, mas um pouco mais clara. É aquele tom de madeira amarelo fraco, que permite uma combinação com diversas cores e estilos.


Nas tendências para decorar sua casa em 2021, o estilo escandinavo toma conta de painéis, assumindo o espaço de tetos e paredes.

Peças em destaque


E por falar em um estilo mais minimalista, a proposta para o ano é focar a atenção das pessoas em uma ou poucas peças de destaque em um ambiente. Assim, ao invés de contar com vários itens decorativos, você vai ter somente um item, de design diferenciado.
Nesse sentido, a peça em destaque de uma sala pode ser uma poltrona com design especial, enquanto no quarto o foco pode estar em um painel.
Além disso, essa ideia propõe criar miniambientes, como uma área de leitura dentro da sala de estar, formada por um tapete, uma poltrona e uma mesinha para livros.

Espaços integrados


Por fim, na lista de tendências para decorar sua casa em 2021, está o reforço de uma proposta bastante conhecida: a criação de espaços integrados.
Esse tipo de espaço teve destaque do ano passado para cá, também pelo fato das pessoas estarem mais em casa. Para ter a sensação de um espaço mais amplo, muita gente optou por “derrubar paredes” e integrar os ambientes.
Apesar da integração sala e cozinha ser a mais frequente, conceitos abertos para os outros cômodos, que ganham privacidade com divisórias móveis, têm aparecido na decoração de casas e apartamentos.


As tendências para decorar sua casa


Uma tendência de decoração está intimamente ligada com as necessidades apresentadas pela sociedade em determinado período. Para confirmar essa tese, basta observar com atenção as projeções listadas para 2021, que se baseiam nas vivências do ano passado.
É claro que você não precisa seguir as tendências para ter uma casa agradável e aconchegante, mas essas ideias podem ser úteis para definir a decoração de um ambiente, ao conseguir estabelecer qual estilo você prefere.


Uma dica especial é ficar sempre de olho na loja do Studio Seu Moa e conferir as novidades nos itens de decoração. Lembre-se que os detalhes fazem toda a diferença viu?


Por isso, se você vai decorar em 2021, aproveite para selecionar as tendências que você mais gostou para replicar no seu ambiente. Boas ideias não faltam!